Mulheres na Ciência e Inovação – 6ª edição
Mulheres na Ciência e Inovação – 6ª edição é realizada pelo Museu do Amanhã com nova edição 2024 do programa Mulheres na Ciência e Inovação.
Inscrições serão abertas no próximo dia 25 de julho; a participação é totalmente gratuita, mas tem vagas limitadas
Com a proposta de ser uma plataforma de conexão, o programa Mulheres na Ciência e Inovação está de volta ao Museu do Amanhã, em sua sexta edição. O projeto, criado em 2019 em colaboração com o British Council, incentiva o empreendedorismo para pesquisadoras de ciência e tecnologia. Em uma coincidência mais do que relevante, as inscrições estarão abertas a partir do próximo dia 25 de julho, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. As interessadas podem acessar o site do Museu do Amanhã para concorrer a uma vaga.
O Mulheres na Ciência e Inovação se propõe a ser um espaço onde possam ser compartilhados aprendizados, experiências, desafios e conquistas. “Aqui as vozes femininas encontram um ambiente fértil e seguro para a partilha e criação de novas ideias. Este projeto celebra a força e resiliência das mulheres, promovendo a construção de conhecimento e o debate sobre os desafios nos ambientes acadêmicos e profissionais. Além disso, as edições recentes têm demonstrado a potência da atuação em rede”, destaca a gerente de desenvolvimento científico do Museu do Amanhã, Nina Pougy.
Nas cinco edições anteriores, mais de 500 pesquisadoras tiveram a oportunidade de aprimorar suas carreiras e expandir suas redes. Os encontros promovem palestras e momentos de diálogos, com foco especial na cooperação entre cientistas brasileiras, abordando temas relevantes como inovação, empreendedorismo e gênero.
Trocas valiosas
Isabel Portugal, bióloga marinha, com mais de 20 anos de Academia (mestrado em engenharia de aquicultura e doutorado em biotecnologia de algas) foi uma das 50 pesquisadoras que participaram da 5ª edição do Mulheres na Ciência e Inovação, em 2023. “Acessamos trocas valiosas durante o programa. Ser mulher na ciência e no empreendedorismo não é fácil, mas em grupo fica melhor. Ter a possibilidade de se apoiar na rede e na comunidade nos traz muita energia para seguir”, avalia Isabel, co-fundadora da Devolverde, empresa voltada para a sustentabilidade que trabalha com consultoria e mentorias para impulsionar negócios com algas.
A Devolverde foi criada antes da participação de Isabel no programa do Museu do Amanhã, mas se beneficiou muito com a bagagem que a cientista-empreendedora acumulou nas seis semanas que dividiu e somou experiências com seus pares na formação. Com a mentoria prestada, a empresa se inspirou para criar iniciativas como a ColabVerde, que busca impulsionar a sustentabilidade e a permacultura no Sul Fluminense; o OpenLab, pelo qual foi realizado um evento de degustação de alimentos produzidos com algas na região e, a mais recente, a Rede de Mulheres Empreendedoras (REME), atualmente com 80 inscritas. “Muito do que aplico na REME veio do programa, que me fortaleceu muito como mentora e consultora”, reforça Isabel Portugal.
Uma das coordenadoras de Projetos e Pesquisas no Sistema Agroflorestal Experimental da Universidade Federal de Pernambuco (SAFe-UFPE), a cientista biológica Mirella Ribeiro foi participante do Mulheres na Ciência e Inovação 2023: “São conhecimentos que estimulam a construção de uma consciência ecológica coletiva e planetária, alinhadas com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 20230”, ressalta.
O Projeto Mulheres na Ciência e Inovação tem patrocínio da Shell, Apoio da White Martins e Correalização British Council.
Serviço:
CONTEÚDO
Em sua 6ª edição, o programa será totalmente online e gratuito, contando com palestras e oficinas sobre empreendedorismo, inovação, liderança, autoconfiança, gênero, ciência, captação de recursos e questões específicas das mulheres na ciência. Serão 06 encontros síncronos virtuais, realizados aos sábados, das 9h às 13h, com um total de 24 horas de carga horária, nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 05, 19 e 26 de outubro de 2024.
INSCRIÇÕES
A partir do dia 25 de julho serão disponibilizadas 50 vagas para pesquisadoras de todo o Brasil através de um formulário, onde cada pesquisadora deverá preencher com seus dados pessoais e anexar uma carta de apresentação com a indicação da pesquisa ou projeto de interesse. Link de inscrição
CRONOGRAMA
- inscrições: 25 de julho a 25 de agosto de 2024 (até 23h59min)
- seleção: 26 a 30 de agosto
- divulgação: 30 de agosto
- confirmação de participação: 02 a 06 de setembro
- início do projeto: 14 de outubro
- encontros online: 14, 21 e 28 de setembro e 05, 19 e 26 de outubro
PROGRAMAÇÃO
14/09 — Primeiro encontro: Ciência e Tecnologia – Gênero e Ciência
A ciência e a tecnologia sob uma perspectiva de Gênero e Raça;
Oficina: Jornada de autoconfiança para pesquisadoras empreendedoras;
Momento de diálogo
21/09 — Segundo encontro: A academia, o mercado de trabalho e o empreendedorismoA jornada de pesquisadoras entre a academia e o mercado de trabalho;
Conhecendo o universo do empreendedorismo e dos negócios; Momento de diálogo
28/09 — Terceiro encontro: Inovação e empreendedorismoO Ecossistema brasileiro da inovação para mulheres cientistas empreendedoras;
Oficina: Como estruturar um projeto; Momento de diálogo
05/10 — Quarto encontro: Leis da inovação e empreendedorismoDesvendando as Leis da inovação e do empreendedorismo feminino no Brasil
Oficina: O que é pitch e como preparar o seu;
19/10 — Quinto encontro: Imaginando futurosOficina: Usando a inteligência artificial como ferramenta
Laboratório de Alfabetização em futuros, pesquisadoras da Cátedra UNESCO em Alfabetização em Futuros do Museu do Amanhãs
26/10 — Sexto encontro: Projeto no mundoCaptação de recursos; Apresentação de Pitches
Critérios de Elegibilidade e certificação
Identificação: Identificar-se como mulher e ser pesquisadora das áreas STEM;
Inscrição: Preenchimento correto do Formulário de Inscrição e anexar a carta de intenção;
Disponibilidade: Participar dos encontros aos sábados nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 05, 19 e 26 de outubro de 2024.
As participantes que tiverem pelo menos 75% de presença receberão um certificado de participação
Por Olheinfo, com assessoria de imprensa do Museu do Amanhã
Foto Museu do Amanhã