Movimento Empresarial Unidos por Itaipava
Movimento Empresarial Unidos por Itaipava, cria a UNITA para reivindicar melhorias nos distritos de Petrópolis e para defender o desenvolvimento de Itaipava
Assembleia formaliza a UNITA, associação criada para defender o desenvolvimento de Itaipava terá reunião de fundação da entidade no dia 9 de outubro no Hotel Kastel Itaipava.
A UNITA – Unidos por Itaipava, movimento empresarial criado para reivindicar melhorias nos distritos de Petrópolis, realizará quarta-feira (09), às 17h, no auditório do Hotel Kastel Itaipava, sua assembleia de fundação. Na ocasião, serão discutidos e votados o projeto de estatuto social e será realizada a eleição dos membros do conselho fiscal e da diretoria da entidade.
O movimento, que surgiu com a união de empresários e moradores, busca soluções para questões urgentes como mobilidade urbana, segurança pública e infraestrutura, que afetam o desenvolvimento de Itaipava, um dos principais polos turísticos e econômicos da cidade. “O crescimento acelerado de Itaipava evidenciou problemas críticos em áreas essenciais, como transporte e ordenamento urbano. O trânsito em Itaipava se tornou um problema diário”, comenta Alexandre Plantz, um dos idealizadores do movimento.
Além de ser responsável por cerca de 30% do PIB de Petrópolis e atrair mais de 500 mil visitantes por ano, Itaipava tem um déficit em investimentos e atenção do poder público. O Unita foi criado para dar voz a essas reivindicações e mobilizar o apoio dos governos municipal, estadual e federal. Segundo Plantz, “a urgência dos assuntos é tão grande que o grupo surge naturalmente. Unimos pessoas que vivem e trabalham no distrito com a meta de ter foco, traçando ações perceptíveis e que tragam resultados”.
Outros pontos prioritários discutidos pelo movimento são a segurança pública, ordenamento urbano e mobilidade. O UNITA defende a criação de um cinturão de segurança com monitoramento por câmeras, a fim de garantir a tranquilidade de moradores e turistas; investimentos físicos para resolver problemas de mobilidade e presença de ordenadores de trânsito como ação pontual e permanente para garantir a fluidez no dia a dia. O movimento pontua investimentos em transporte público e limpeza urbana como forma de garantir a qualidade de vida dos moradores.
“A assembleia de fundação formaliza a entidade consolidando o movimento e ampliando sua representatividade em prol de melhorias para o distrito. Empresários e a comunidade estão convidados a participar da assembleia e contribuir para o fortalecimento dessa voz coletiva que busca avanços concretos para a região”, aponta Fabricio Santos, que também lidera a associação de empresários.