Empresa & Mercado

As Invenções Necessárias e os Inventores 

As Invenções Necessárias e os Inventores 
  • Publishedagosto 30, 2024

As invenções necessárias e os inventores que fazem a diferença no seu dia a dia e que você muitas vezes nem percebe

Não basta ter uma boa ideia, tem que planejar, pesquisar, atuar perseverantemente e entender sobre gestão de negócios e ser acima de tudo empreendedor.

Ficar atento às invenções vale a comodidade que elas representam no seu dia a dia. Elas surgem quando menos esperamos, começam tímidas e logo ocupam os lugares para os quais foram destinadas; para isso sempre contam com a perseverança de um inventor e empreendedor.

Mas nem tudo é fácil quanto parece para transformar uma boa ideia num projeto e depois numa realidade de mercado, mesmo que essa invenção seja necessária.

No início, toda novidade pode parecer simplesmente uma coisa a mais para a maioria dos consumidores, pois há uma suposta rejeição inconsciente ao novo (foi o caso com o computador, canudinho, saleiro, porta guardanapos etc.).

Os consumidores num primeiro momento preferem as coisas das quais estão acostumados, em função do seu hábito de consumo. No entanto, as novidades que surgem no mercado, também facilitam o dia a dia e favorecem determinados hábitos de consumo, você verá isso abaixo com o Pralimao que ganhou um prêmio internacional.

Há grandes diferenças entre a invenção e a inovação no sentido técnico. A invenção é algo totalmente novo, traz um conceito novo de funcionalidade e usabilidade. A inovação pode-se dizer é algo que já existe melhorado. No entanto, para o consumidor tudo agrega valor ao novo.

Ambos os projetos cabem patente e são merecedores de elogios quando facilitam o fazer de algo, geram lazer, praticidade e até a necessidade de proteger o consumidor de danos sérios como o caso do uso do limão.

 

O inventor Andrey Ferreira conta sua história e suas invenções

Formação técnica em metal mecânica e desenho industrial, sistemas de soldagem, tornearia, desenvolvimento de produtos, ferramentas técnicas, maquinas e componentes, ex integrante do núcleo de desenvolvimento do SENAI, pioneiro na elaboração e fabricação de maquinas para maricultura em SC, detentor de varias patentes em diversos setores da indústria.

Vice Presidente da Associação Sul Americana de Inventores, membro integrante do ( GAE ) Grupo de Atendimento Emergencial – Destinado a elaboração de idéias solucionando problemas relacionadas a Catastrofes e Soluções Relampago de carater Nacional, a fim de evitar desastres ambientais, fauna, flora e manutenção do bem estar comum.

Foto: Andrey Ferreira

“Se dá para imaginar, dá para fazer!” Essa é a frase que guia Andrey Ferreira em sua jornada de vida, onde experimenta e coloca em prática invenções que transformam o mundo ao seu redor.

Publicado pela Vitelli Publisher, o livro “O Inventor”

Surgiu do desejo do autor de compartilhar as histórias de sua infância, que moldaram uma vida repleta de inventividade. Nesta obra autobiográfica, Andrey narra suas aventuras e descobertas como inventor, relatando histórias reais que continuam a inspirar aqueles que buscam soluções para os desafios do dia a dia

O livro também recupera a magia da infância antes da era digital, contando as peripécias de um menino curioso e engenhoso, com um talento nato para os negócios, e sua turminha, que nos anos 1970 e 1980, criavam surpreendentes invenções, sempre movidos por suas ideias efervescentes.

 

Lançamento, no dia 31 de agosto de 2024, às 15h30, no Multi Open Shopping – Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339 – Rio Tavares, Florianópolis – SC. Na ocasião, o autor também conduzirá uma oficina, onde ensinará aos participantes como montar uma miniatura de draisiana, uma de suas invenções.

O Autor Andrey Ferreira

Andrey Ferreira é natural de Florianópolis/SC e tem formação técnica pelo SENAI e SENAC em diversos cursos, dentre eles os de soldador, fresador, ferramenteiro, torneiro mecânico, desenhista técnico mecânico e técnico em mecânica náutica. Após desenvolver uma máquina que auxilia no processo de cultivo da maricultura, recebeu um convite para, junto de outros profissionais, fundar o núcleo de inovação tecnológica do SENAI. Presente no carnaval desde criança, confecciona carros alegóricos e fantasias – experiência que resultou na composição de marchinhas para o Bloco Tranca Rua, do qual é presidente. E, atualmente, está finalizando o maior projeto de sua carreira, uma moto aquática que promete ser, em breve, a mais acessível do mundo.

As invenções de Andrey Ferreira

Com sede em Florianópolis-SC, fundada em 1990 pelo atual presidente Andrey Ferreira ,  iniciou  suas atividades no distrito do Ribeirão da Ilha, como uma oficina de bicicletas. A Ferreira Cicle,  executando serviços de reforma e manutenção de bicicletas de todas as marcas, com o diferencial de fazer pinturas personalizadas, soldas e posteriormente a venda de peças e acessórios.  
 
Andrey viu que os rendimentos de uma fabrica de equipamentos para ginastica eram bem interessantes e promissores. Foi então que nosso empreendedor voltou seus esforços para desenvolver um equipamento de ginastica a altura dos 2 únicos concorrentes do estado de Santa Catarina. Nasce então o Convert 20, um aparelho para ginastica residencial com 20 exercícios. E para a fabricação dos aparelhos foram adquiridos alguns equipamentos para montar a fabrica.

Com o crescimento das atividades da maricultura na região de Florianópolis, no inicio do ano 2000 nasce o Laboratório Ferreira, uma divisão com o propósito de pesquisar, elaborar e criar maquinas e equipamentos para o setor, sento pioneira no Brasil, na fabricação de maquinas para a aquicultura. E na sequencia direcionou seus trabalhos de criação e desenvolvimento, para diversos seguimentos da indústria metal mecânica.

A Metalúrgica Ferreira atuou no ramo da construção civil com o fornecimento de diversas ferramentas para o setor, entre elas o sistema Tufa, o  tijofix, a desempenadeira com jato d’água e a linha de lixadores e desempenadeiras, Mas teve suas atividades  suspensas em 2014 após a venda de seus produtos e moldes a empresas do setor.

Seguindo no ramo metal mecânico e plásticos, o Laboratório Ferreira continuou trabalhando em projetos de máquinas e equipamentos para vários seguimentos da indústria, bem como peças técnicas, criação de protótipos e confecção de ferramentas específicas. 

Atuando juntamente com seus colaboradores no desenvolvimento de peças nas áreas de plásticos, corte a laser em metais diversos, prototipagem rápida, desenvolvimento de produtos para aquicultura, construção civil, utilidades para o lar, náutica, odontologia entre outros.


Para o ano de 2024 a Moto boat Fabricação e Comercio Ltda. 

Se prepara para lançar no mercado nacional, um produto exclusivo a THOM-K, uma revolucionária moto aquática com o diferencial de ser a mais barata do mercado, um novo conceito em recreação extra leve, uma proposta diferenciada de manufatura e montagem de motos aquáticas personalizadas, oferecendo segurança, economia de combustível e praticidade, aliada a um custo beneficio sem igual, com ampla assistência técnica em todo o Brasil, com esse revolucionário produto, nossa empresa pretende agregar ao estado de Santa Catarina, mais uma empresa do ramo náutico e a única fabrica de motos aquáticas do Brasil!

Que irá produzir o modelo mais acessível do mundo!

 

O Brasil Reconhece o Inventor?

Reginaldo Marinho, natural de Sapé, microrregião da Mata Paraibana é um inventor que ingressou na faculdade de engenharia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aos 17 anos de idade. Ele fala que o Brasil não está preparado para os inventores.

Reginaldo lembra que o Brasil não tem um ganhador do Prêmio Nobel, não por falta de mentes brilhantes, mas porque quando aparece uma candidatura com potencial, o próprio País sabota, colocando obstáculos.

“Somos uma nação de invejosos que não torce pelo bem do outro, que não suportam ver o outro no pódio. Já dizia Tom Jobim, que no Brasil, sucesso é ofensa pessoal”, relata, com indignação.

Ele menciona o ex-presidente da Embraer, Dr Ozires Silva, que uma certa feita, quando participava de um jantar em Estocolmo, na Suécia, junto com três integrantes do comitê que faz a indicação para o prêmio Nobel. Aproveitando a oportunidade, Ozires questionou-lhes o porquê de o Brasil ainda não ter ganhado um prêmio Nobel. Depois de algum tempo de silêncio, um membro resolveu responder:

“Vocês brasileiros são destruidores de heróis. Todos os candidatos brasileiros que apareceram, contrariamente com o que ocorre com os de outros países, todo mundo joga pedra. Não tem apoio da população. Parece que um desconfia do outro ou tem ciúme.”

O pesquisador e inventor lembra a trajetória do padre gaúcho Roberto Landell de Moura, em 1900. Landel foi o inventor do rádio receptor, porém, nunca obteve o reconhecimento do governo brasileiro. Nem mesmo a transmissão feita na avenida paulista, foi o suficiente para que despertasse o interesse de empresários e do governo. Pelo contrário, Landell era chamado de louco.

“O resultado foi que em 1909, o físico italiano Guglielmo Marconi, mostrou para o mundo o rádio receptor, vindo a ganhar o Prêmio Nobel naquele ano”, pontua.

Reginaldo avalia que o Brasil não está preparado para o sucesso e não ver perspectiva de mudança do panorama atual.  Para ele, o princípio da melhora é a educação, todavia, o que se ver é um declínio na educação brasileira.

“A qualidade da educação brasileira nas últimas décadas, é debilitada e espantosa. Por tanto, não vejo reversão. Estou desacreditado do meu país”, exprimi.

As 20 maiores invenções feitas no Brasil ou por brasileiros

As polêmicas relacionadas à invenção do avião não são poucas. Prova disso é que até na abertura dos Jogos Olímpicos, em 2016, as pessoas entraram no debate Irmãos Wright versus Santos Dumont.

Mas, polêmicas à parte, a verdade é que o brasileiro fez algumas outras coisinhas além do avião, ou o Brasil foi palco de algumas criações bem úteis. Ou seja, por mais que muitos duvidem, somos criativos também para o bem. Por: Consumidor Moderno

Veja algumas outras das invenções feitas por brasileiros ou feitas no Brasil:

1. O rádio

Roberto Landell de Moura foi um padre católico e inventor brasileiro. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radio emissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914.

2. Urna eletrônica

A invenção da urna eletrônica ocorreu em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas, na ativa só entrou em 1996, em teste em 57 municípios.

3. Radiografia

As radiografias foram inventadas por um brasileiro. O médico Manuel de Abreu pesquisou durante muitos anos uma forma de radiografar órgãos do corpo humano. Suas pesquisas deram resultado em 1936, quando criou o sistema que permitia ?fotografar?, por meio de chapas radiográficas, os pulmões. Isso propiciou que o diagnóstico de doenças como a tuberculose fosse muito mais rápido. A técnica foi batizada como abreugrafia.

4. Escorredor de arroz

A dona de casa Therezinha Beatriz Alves de Andrade cansada de ver sua pia entupida toda vez que lavava arroz, criou o utensílio em 1959. Três anos depois, o escorredor era exibido em feiras de utilidades domésticas e comercializado massivamente.

5. Identificador de chamadas

O eletrotécnico Nélio José Nicolai, em 1980, criou um aparelho que permitia identificar de onde vinha a ligação. Ele batizou o invento de Bina (sigla para B identifica número de A), que em pouco tempo se espalhou pelo mundo.

6. Walkman

O aparelho foi inventado por um alemão naturalizado brasileiro. A família de Andreas Pavel mudou-se para São Paulo quando ele tinha apenas seis anos e aos 27 anos, em 1972, ele criou o aparelho de som portátil, a que batizou de stereobelt. Após anos de brigas judiciais, o inventor e a Sony acabaram entraram em um acordo e a empresa reconheceu a autoria do invento.

7. Fotografia

Em 1833 a fotografia pode ter sido inventada no Brasil, com um método diferente, por Antoine Hercule Florence, um francês que viveu aqui por muitos anos. Após vários experimentos – que incluíram até o uso de urina para fixar imagens -, Antoine desenvolveu uma chapa de vidro tratada quimicamente que capturava a imagem e depois podia passá-la para o papel. Esse feito permaneceu pouco reconhecido por décadas até que o historiador Boris Kossoy, da Universidade de São Paulo (USP), revelou a façanha no livro 1833: A descoberta isolada da fotografia no Brasil.

8. Máquina de escrever

O padre João Francisco de Azevedo teve a ideia de adaptar um piano de 24 teclas para que ele pudesse imprimir letras em um papel. Para mudar de linha era preciso pisar no pedal, localizado na parte de baixo do aparelho. Sem dúvida, a ideia era bastante promissora. Azevedo confiou a sua invenção ao negociante George Napoleon, que dizia ter possíveis interessados em fabricá-la nos Estados Unidos. Nunca mais teve notícias do vendedor, mas alguns anos depois um modelo quase igual foi apresentado em solo americano por Christofer Sholes. Em seguida, a empresa Remington comprou a ideia e passou a fabricá-las em escala comercial.

9. Coração artificial

O engenheiro mecânico Aron de Andrade, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), elaborou essa salvação para os cardíacos em 2000, que é ligado ao coração natural e alimentado por um motor elétrico.

10. Painel eletrônico

Essa invenção é ideia de Carlos Eduardo Lamboglia, que criou o painel mais usado em todos os jogos de futebol televisionados. Em 1997 ele patenteou a criação e na Copa da França foi usada em todos os jogos do evento.

11. Balão a ar

Bartolomeu de Gusmão observou que o ar quente é mais leve que o ar exterior e que com essa informação seria possível criar um veículo que pudesse levitar tendo este conceito como princípio. Em 1709, criou a ?Passarola? e o exibiu para a corte portuguesa. O público, estupefato, viu o aparelho movido a ar quente subir a quatro metros de altura.

12. Câmbio automático

José Braz Araripe foi o engenheiro mecânico que inventou o câmbio automático, ele criou o protótipo e o projeto do câmbio em 1932, e vendeu para a General Motors (GM). Em 1938, a montadora produziu o primeiro carro hidramático.

13. Cinema 3D

Em 1934 um italiano chegado ao Brasil com seis meses de idade, chamado Sebastião Comparato, criou dois modelos de projetores 3D e os apresentou no Rio de Janeiro. O projeto consistia em um pequeno equipamento que podia ser adaptado a projetores comuns e a uma tela especial. A imagem projetada era refletida por um espelho e o processo criava a sensação de que a imagem estava passando em um espaço vazio, como uma espécie de palco de teatro.

14. Orelhão

O protetor de telefones públicos foi invenção da designer Chu Ming Silveira, que nasceu na China, mas foi naturalizada brasileira. Na época, 1970, ela chefiava a seção de projetos do Departamento de Engenharia da Companhia Telefônica Brasileira. Atualmente, a invenção de Chu Ming pode ser encontrada em países da América Latina, como Peru, Colômbia, Paraguai, e também em países da África, como Angola, e até mesmo na China.

15. Avião

Em 1906, Alberto Santos Dumont decolou com seu famoso 14-Bis em Paris, num voo de aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma, o que tornou o inventor conhecido por toda a Europa como o inventor do avião, apesar das contestações dos irmãos Wright.

16. Relógio de pulso

Mas se a invenção do avião é contestada, Santos Dumont pode ganhar o mérito por outra engenhoca: o relógio de pulso. O ?pai da aviação? pretendia cronometrar o tempo de voo dos seus aviões durante as experiências. Naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos a uma corrente. Como ele tinha dificuldades em tirar constantemente o relógio do bolso, encomendou ao joalheiro Cartier um modelo que ficasse fixo no braço e facilitasse o controle das horas.

17. Soro antiofídico

Um soro concebido para combater os efeitos causados por venenos de diferentes tipos, o soro antiofídico deve ser administrado tão rapidamente quanto possível após o diagnóstico que identifica a fonte do veneno. Vital Brasil,  um imunologista brasileiro de renome internacional o antídoto em 1903, bem como soros para picadas de escorpião em 1908 e soros para veneno de aranha em 1925.

18. Interfaces cérebro-máquina

A interface cérebro-máquina é uma via de comunicação direta entre o cérebro e um dispositivo externo. Eles são freqüentemente direcionados a ajudar, aumentando, ou reparar funções cognitivas ou sensório-motoras em humanos. Um grupo de 150 cientistas liderados pelo brasileiro Miguel Nicolelis trabalhou em um projeto que ficou mais conhecido por ter sido apresentado na Copa do Mundo do Brasil, com o pontapé inicial da bola da Copa dado por um paraplégico com o exoesqueleto, uma estrutura metálica que dá sustentação ao corpo e reage a comandos do cérebro, como andar e chutar.

19. Escova progressiva

Em 1998 foi criada a escova progressiva de formol, por cabeleireiros do subúrbio do Rio de Janeiro. Chamada pelo mundo de Brazilian Hair Straightening, Brazilian Blowout, Keratin Treatment e outras denominações, a escova progressiva ganhou os salões pelo mundo e a preferência de algumas celebridades.

20. Cartão telefônico

Em 1978 o engenheiro Nélson Guilherme Bardini teve a brilhante ideia de criar um cartão telefônico feito de PVC e um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas que daria créditos para ligações em orelhões. O invento se espalhou pelo mundo mas só foi implantado de forma oficial no território brasileiro em 1992.

 

Invenção brasileira ganhadora de prêmio internacional

Sobretudo, a simplicidade aliada à funcionalidade total foram os princípios que fundamentaram o design do Pralimao. Dessa maneira, foi conquistado o Prêmio Bronze no reconhecido concurso internacional de design brasileiro.

Além disso, a marca foi laureada com o Prêmio Bronze no Industrial Designers Society of America, destacando-se como um ícone do melhor design brasileiro. O IDEA/Brasil representa a edição nacional do prestigiado IDEA Awards, promovido há 32 anos pela IDSA (Industrial Designers Society of America), este prêmio foi estabelecido para reconhecer a qualidade excepcional do design produzido no Brasil.

Inovação mercadológica Pralimao
Inovação mercadológica Pralimao

“O Pralimao cura a dor e gera a melhor experiência de consumo, é enriquecedor ouvir o consumidor falando: que legal, como ninguém pensou nisto antes.” Conta o inventor Paulo Eduardo Dubiel

O Pralimao é um protetor específico que cura a dor do consumidor e gera a melhor experiência de consumo ao evitar mancha, queimadura, respingo nos olhos e a reação alérgica causada pelo uso indevido do limão. Ele proporciona mais saúde e imunidade com o uso do limão na refeição e petisco. Foi projetado exclusivamente para proteger a pele e os olhos no momento do uso do limão, é exclusivo na categoria!

É específico para proteger o consumidor de reações alérgicas, de queimadura na pele e nos olhos por sumo do limão. Entre outras evitar a falta de higiene e o cheiro do sumo que impregna na pele.Com o Pralimao, o consumidor de todas as idades não precisa se preocupar com o cheiro nas mãos, o respingo de limão nos olhos e, sobretudo com possíveis queimaduras na pele ou reações alérgicas. É o produto ideal para o consumidor que busca mais saúde e imunidade e aprecia o sabor do limão.

Por fim, Com seu estilo e elegância, o Pralimao é 100% funcional e extremamente prático! Tudo isso, unido em um modelo de negócio enxuto que é uma megatendência de mercado e excelente investimento em inovação no setor hoteleiro.

Impacto da inovação no Setor Hoteleiro

De antemão, na era da rápida evolução tecnológica e surgimento de novas startups, a inovação se tornou a força propulsora por trás das mudanças significativas em diversos setores, e a hotelaria não é exceção ao absorver a inovação presente em diversas atividades em hotéis.

Além disso, a inovação pode estar presente na escolha de produtos distribuídos e usados pelo hotel. Dessa maneira, a inovação anda lado a lado com a sustentabilidade. A adoção de práticas eco-friendly, como gestão eficiente de resíduos, não apenas reduz o impacto ambiental, mas também atrai hóspedes preocupados com a responsabilidade social.

Do mesmo modo, a inovação também está redefinindo a forma como os hotéis personalizam as experiências dos hóspedes. Isso se dá desde a coleta de dados a experiências presenciais, em restaurantes e nos momentos de lazer nas comodidades do hotel, desde a piscina, restaurante ao bar. Com isso, o hotel cria experiências exclusivas.

Pensando nisso, é que vale o investimento em novos produtos que trazem essa primícia em seu conceito. O Pralimao é um desses produtos que geram benefícios exclusivos nunca vistos no mercado mundial. O protetor para o uso de limão previne os riscos de queimaduras causadas pela fruta.

Com isso, os hotéis são capazes de criar experiências únicas e personalizadas para seus hóspedes. O Pralimao é ferramenta de inovação no setor hoteleiro, assim como contribui com novas maneiras de gerar lucratividade durante todo ano, não apenas na alta temporada.

 

As dificuldades, as necessidades, o sucesso e a perseverança num projeto de invenção

O Brasil é um país de muitas ideias e poucas oportunidades. As pessoas que têm as suas invenções só conseguem as colocar em prática com apoio financeiro, o governo nada contribui; ao contrário o INPI atua com um processo totalmente pernicioso à concessão da patente e na maioria das vezes indefere com exigências sem a devida notificação.

Relata Paulo Eduardo que o “momento mais difícil num processo entre a invenção, fabricação e a comercialização são todos, que cada momento é um desafio e parece não ter fim. A dica é nunca desistir quando o inventor já tem um plano bem traçado.”

Com esse relato, o inventor demonstra que não basta ter uma boa ideia, tem que planejar, pesquisar, atuar perseverantemente e entender sobre gestão de negócios e ser acima de tudo empreendedor.

Por redação Olheinfo

Foto Getty Image – Nikola Tesla, o pioneiro da energia elétrica que tornou nossa vida mais fácil

Written By
Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *