Estilo de Vida

Estilo de vida saudável reduz significativamente a dor

Estilo de vida saudável reduz significativamente a dor
  • Publishedjaneiro 20, 2025

Estilo de vida saudável reduz significativamente a dor

Uma das principais causas de incapacidade, a dor nas costas acompanha milhões de pessoas pelo mundo. A condição pode ser causada por alterações estruturais, degenerativas e até por fatores psicossociais.

O tratamento esbarra, muitas vezes, na falha em promover um alívio duradouro do incômodo. “O cuidado envolve uma abordagem multidisciplinar que combina uso de medicamentos direcionados à melhora dos sintomas dolorosos, reabilitação física, mudança do estilo de vida, e, em situações específicas, intervenções cirúrgicas”, pontua a ortopedista Maria Fernanda Caffaro, especialista em coluna e diretora da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Nesse contexto, um novo estudo da Universidade de Sydney, na Austrália, publicado no JAMA Network Open, aponta uma possível. solução para o problema. Integrar o cuidado terapêutico a mudanças no estilo de vida pode reduzir a incapacidade e melhorar significativamente a qualidade de vida. Para chegar aos resultados, os pesquisadores reuniram 346 voluntários com dor lombar crônica e pelo menos um fator de risco, como obesidade, dieta inadequada, hábitos sedentários ou tabagismo.

Eles foram divididos em dois grupos, que tiveram encaminhamentos distintos. Uma parte contou com cuidados fisioterapêuticos padronizados, baseados em diretrizes para controle da dor. A outra recebeu, ao longo de seis meses, o suporte de fisioterapeutas, nutricionistas e treinadores de saúde por telefone. Basicamente, uma forcinha para descobrir quais hábitos podem estar influenciando a dor nas costas, como peso, sedentarismo, dieta inadequada, sono ruim, tabagismo ou uso excessivo de álcool.

O programa focado no estilo de vida mostrou vários benefícios em comparação com o tratamento padrão, incluindo redução da incapacidade e perda mais expressiva de peso. Os autores defendem que a resolução da dor lombar precisa se concentrar em outros pontos além das costas em si.

Foto: divulgação

Written By
Ana Karla - Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.