Estilo de Vida

Benefício ao Idoso de Parintins e Barreirinha (AM)  

Benefício ao Idoso de Parintins e Barreirinha (AM)  
  • Publishedmarço 18, 2025

Benefício ao idoso de Parintins e Barreirinha (AM), pensando nesta população o Governo implementa Programa Envelhecer nos Territórios em Parintins e Barreirinha (AM).

Secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, esteve nos municípios para acompanhar a iniciativa, que conta com investimentos de R$ 900 mil. Medida contemplará aproximadamente 9 mil pessoas acima dos 60 anos

O Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), implementou o Programa Envelhecer nos Territórios nos municípios de Parintins e Barreirinha, no Amazonas. Na última semana (10 a 14), o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) da pasta, Alexandre da Silva, cumpriu agendas nas duas cidades para monitorar o início das operações, que receberam investimentos de R$ 900 mil. Na ocasião, ele também fortaleceu a articulação com as redes locais de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa, realizando reuniões estratégicas com autoridades locais, agentes de direitos humanos e sociedade civil.

“A missão de monitoramento do Programa Envelhecer nos Territórios em Parintins e Barreirinha proporcionou um diagnóstico aprofundado da realidade local, permitindo fortalecer a atuação da SNDPI e aprimorar as ações voltadas para a pessoa idosa na região. A participação ativa das autoridades, sociedade civil e das próprias pessoas idosas foi essencial para consolidar os avanços do programa e traçar novas estratégias para sua continuidade”, destacou o secretário.

Formulado pela SNDPI/MDHC, e instituído pela Portaria 561/2023, o programa foi construído com base em três ações principais: o incentivo à criação de órgãos públicos estaduais, distritais e municipais responsáveis pela gestão das políticas de direitos humanos voltadas à pessoa idosa nos estados, Distrito Federal e municípios, por meio de ações de equipagem e capacitação; a atuação de agentes locais de direitos humanos para identificação e articulação intersetorial com vistas à resolutividade das violações de direitos humanos de pessoas idosas; e o fortalecimento da participação social nos conselhos de direitos da pessoa idosa, com oferta de diretrizes e capacitação de conselheiros.

Parintins

Acompanhado pela coordenadora-geral de Políticas de Envelhecimento Ativo e Saudável e Desenho Universal do ministério, Lídia Rafaela dos Santos, na segunda-feira (10), o secretário Alexandre da Silva se reuniu com autoridades locais na prefeitura de Parintins, por meio de articulação da assessoria do deputado estadual Daniel Almeida. Em seguida, houve uma reunião com agentes de direitos humanos da pessoa idosa, organizada pela equipe do Programa Envelhecer no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Parintins.

Ainda no IFAM, ocorreu um encontro com integrantes da Rede de Proteção, Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa de Parintins, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil. Foram discutidas as principais demandas da população idosa e estratégias para aprimorar as ações do programa no município. O secretário e a coordenadora-geral também participaram de atividades culturais com as pessoas idosas do território, reforçando o compromisso da SNDPI com o envelhecimento ativo e saudável.

Já no dia 11 de março, a equipe acompanhou visitas realizadas pelos agentes do programa e participou de uma reunião de alinhamento e devolutiva, consolidando as informações coletadas.

Barreirinha

Também na terça-feira (11), em Barreirinha, os representantes do MDHC estiveram em reunião com autoridades locais e representantes da Rede de Proteção, no Centro Cultural da cidade. Durante o encontro, foram apresentados os avanços e desafios na implementação do Programa Envelhecer nos Territórios na região.

No dia 12, o secretário e a coordenadora-geral participaram de atividades culturais com as pessoas idosas e os agentes do programa. A escuta ativa e a participação direta das pessoas idosas permitiram um diagnóstico mais preciso das necessidades locais.

Manaus

Já em Manaus, na última quinta-feira (13), as atividades começaram com uma agenda na Fundação Dr. Thomaz, que atende 160 pessoas idosas. A equipe conheceu a estrutura da instituição e dialogou com a equipe técnica sobre as demandas para a assistência às pessoas idosas. Após a visita, foi realizada uma reunião com a Rede Pessoa Idosa da capital amazonense, envolvendo representantes de diversas instituições que atuam na promoção dos direitos das pessoas com mais de 60 anos de idade.

No período da tarde, a equipe visitou o Parque do Idoso. O espaço atende entre 300 e 500 pessoas idosas de diferentes grupos, promovendo atividades recreativas e culturais. O dia foi encerrado com uma reunião de despacho da SNDPI.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDHC
Foto: Representantes do MDHC realizaram reuniões estratégicas com autoridades locais, agentes de direitos humanos e sociedade civil (Foto: Gilson Mello/Deputado estadual Daniel Almeida)
Written By
Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.