As Diferenças do Ser e do Humano
A sua alma pensa e conclui, enquanto o seu espírito intui e certifica; …viva em verdade e espírito, e não tire conclusões precipitadas… Seja Jesus a sua Luz!
Na relação do ser humano consigo mesmo, é fundamental que haja entendimento profundo sobre as diferenças do ser e do ter; assim como as diferenças da vida e da existência e as diferenças do ser e do humano, entre outras. Ou seria possível um ser humano alimentar algo sem saber o que verdadeiramente está alimentando?
A relação do ser humano consigo mesmo é a relação do ser com o humano. Separar conscientemente as coisas dentro de si mesmo favorece a tomada de decisão correta, assim como favorece uma melhor qualidade de vida sem muitos erros.
O ser humano que não sabe o que está alimentando, não saberá qual o melhor alimento para suprir a sua necessidade. Por exemplo, ele pode alimentar a sua alma enquanto busca alimentar o seu espírito; com isso, o resultado que busca não será alcançado.
Essa é a importância de conhecer a si mesmo. Quem conhece a si mesmo, conhecerá o universo que contem e o universo em que está contido. As relações são claras e seguem paralelamente em caminhos diferentes, buscando coisas diferentes por terem suas necessidades diferentes.
Aquele que busca algo sem saber o que está buscando, dificilmente encontrará!
Para entender o fim é necessário entender o princípio e o meio; ao contrário, conhecerá e não entenderá e não experimentará. O principio de tudo é Deus, isso não há como negar.
O meio é a existência com ou sem vida. E o fim é a vida eterna. A ordem dos fatores é determinante para manter o equilíbrio e para priorizar as ações.
O ser é a parte superior do homem, é o seu espírito. O espírito é a vida, e se divide em três partes – comunhão, consciência e intuição.
O espírito é a parte do ser humano que tem comunhão com Deus, sempre será a prioridade por ser a base; sem alimento espiritual há vida não se manifesta, apenas a existência. Entenda melhor…
Todos têm vida e todos existem, mas nem todos vivem. Todo aquele que existe e não alimenta o seu espírito, apenas tem a vida e existe. O espírito não pensa, não sofre, não deseja, não tem vontade e nem emoção.
O espírito ama, é consciente, vive em paz e alcança e segue a Deus. O espírito é, e não existe; apenas vive e pode viver para sempre quando devidamente alimentado.
O humano é dividido em duas partes inseparáveis, que existem em uma só forma na terceira dimensão – o nosso mundo tridimensional. O homem sem o ser, é um homem de apenas corpo e alma.
O corpo se divide em três partes – cabeça, tronco e membros. A alma também se divide em três partes – pensamento, emoção e sentimento.
O homem que não alimenta o seu ser, não vive e não tem consciência. O homem sem consciência e intuição toma decisões com base na razão, no impulso da inteligência e das coisas que aprendeu e presenciou; diferente do ser humano que vive e existe em equilíbrio e toma decisões conscientes.
As decisões conscientes são assertivas por que vêm de Deus. Tudo que está relacionado com o espírito vem de Deus. O espírito do homem é a imagem e semelhança de Deus.
É a parte do ser humano que está ligada a Deus por meio de Espírito Santo Consolador. Por isso não há como alimentar o espírito sem comunhão com Deus.
Se você não acredita em Deus, pode estar certo de que o seu espírito não está alimentado; por isso, você não reconhece o alimento e não consegue se completar. O homem incompleto é um humano cheio de razão, de inteligência e de vontades. As coisas do mundo são alimento para o seu corpo e alma.
Ele se basta com isso! No entanto, continuará existindo sem conhecer a vida que há dentro dele e a vida que há na quarta dimensão com Deus.
O ser humano é dotado de inteligência e de tudo que o humano tem; com o diferencial de ser completo, de ser consciente e de poder tomar as decisões certas. O ser humano também erra, por ser humano; com tudo, erra menos e por isso tem uma existência com menos problemas.
O humano erra constantemente por não ouvir a voz interior, e ser dominado pelos seus próprios egos. O homem não tem o domínio sobre os seus egos, ao contrário é dominado por eles. O ser humano é dominado pelo Espírito de Deus, e esse é o grande diferencial.
O homem é dominado pela sua razão, por suas vontades, interesses e ganâncias; com isso, se transforma até em um ser incontrolável para ele mesmo. Não consegue resistir às tentações e acaba roubando, adulterando e praticando tudo que não contribui com um futuro tranquilo.
O animal irracional é composto de corpo e alma, por isso pensa, emociona e sente; assim como o humano. Ele existe, mas não tem qualquer consciência sobre as suas atitudes, não consegue alcançar a Deus; mesmo sendo a criação de Deus. Já o ser humano domina as suas próprias ações, consegue controlar os seus pensamentos e consecutivamente as suas emoções e sentimentos.
Só Deus tem acesso ao futuro. E o ser em comunhão com Deus consegue alcançar o que vem de Deus; então, com isso, o ser humano tem acesso as coisas de Deus quando está em Deus. Na quarta dimensão não há tempo e nem espaço, por isso é eterno.
O tempo e o espaço é o que rege a terceira dimensão, por isso tudo tem um tempo. Tudo que é vivo dura para sempre e tudo que existe um dia acaba.
A evolução tecnológica está sendo sempre superada por melhores e mais rápidos equipamentos, assim como a evolução desenfreada do mundo capitalista que cria mais e mais necessidades para atender as vontades e desejos do homem. Quando a verdadeira evolução interior, que é uma evolução sem limites e sem prazo ou data de validade, fica esquecida.
O sofrimento humano não está relacionado pela ausência de bens ou de tecnologias. O sofrimento humano é consequência da ausência do espírito vivo. O espírito não sofre, o espírito não tem vontades; o espírito do homem está ligado a Deus e evolui de forma infinita e sustentável quando alimentado.
Não existe o frio e sim a ausência de calor. Não existe a escuridão e sim a ausência de luz. Assim como, não existe o mal e sim a ausência de Deus. Pode parecer complexo, mas não é; basta ter a visão espiritual que entenderá tudo, inclusive que não existe a morte para quem acredita na vida eterna e vive com o alimento espiritual.
O ser humano precisa se auto conhecer e experimentar a vida, assim como experimenta a existência. Muitos religiosos acreditam estar experimentando as coisas do espírito, no momento que apenas alimentam a alma com paixão, adoração e outros sentimentos (lembrando que o sentimento é da alma). Assim como, muitos descrentes alimentam o seu espírito sem ter a consciência disso quando amam ao seu próximo.
Deus, Jesus, Espírito, espirito, alma e corpo nada tem relação com a religião; as religiões abordam o tema, mas não são o tema. Tudo está diretamente relacionado com o ser humano e o princípio da sua criação, com o meio que é a sua existência, e o fim que é a sua vida eterna.
Pare e pense e medite na Palavra de Deus, no Novo Testamento ensinado por Jesus; leia atentamente e siga apenas o que Jesus Cristo ensinou. Com a ajuda do Espírito Santo você entenderá a importância de alimentar a vida para que dure para sempre. Busque a vida que há dentro de você com humildade e alimente o seu espírito. Submeta a sua alma com toda inteligência e razão à intuição do seu espírito consciente em comunhão com Deus.
Por Paulo Eduardo Dubiel
12/11/2019