Esporte

Vôlei Feminino é Favorito nas Olimpíadas 2024

Vôlei Feminino é Favorito nas Olimpíadas 2024
  • Publishedjulho 22, 2024

Vôlei Feminino é favorito nas Olimpíadas 2024. Seleção feminina vai estrear no dia 29 de julho como favorita contra a seleção do Quênia.

Acompanhe os grupos do Brasil, datas e jogos

Após o melhor início na Liga das Nações (VNL), com 12 jogos e 12 vitórias, a seleção brasileira de vôlei amargurou um quarto lugar na competição. Apesar de não ter sido o resultado esperado, o time de vôlei feminino chega para os Jogos Olímpicos como um dos favoritos, e vai em busca do tricampeonato olímpico.

Em Paris, os grupos terão novos formatos. Japão e Polônia, carrascos da bandeira verde e amarela na VNL, estão na chave do Brasil na primeira fase da competição. Além disso, a estreia olímpica brasileira será contra o Quênia, pior seleção no ranking dos Jogos de 2024.

A competição do vôlei feminino terá início no dia 28 de julho na Arena Paris Sul, a principal sede do vôlei feminino durante os Jogos Olímpicos. Ao todo, serão realizadas 26 partidas, sendo 18 jogos de fase de grupos, realizados até o dia 4 de agosto. Os países que chegarem ao pódio irão disputar seis jogos no total.

As equipes participantes foram divididas em três grupos com quatro seleções cada. O formato é diferente dos últimos anos, quando eram dois grupos de seis equipes. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral, avançam ao mata-mata, que se inicia a partir das quartas de final.

Com o fim da fase de grupos, as equipes avançarão para as quartas de final no dia 6 de agosto, com quatro confrontos diretos. Os confrontos das semifinais, marcados para o dia 8 de agosto, definirão as finalistas que disputarão o ouro olímpico. No dia 10 de agosto, as equipes que não alcançarem a final disputarão a medalha de bronze. E, no dia 11 de agosto, o resultado que consagra a grande campeã olímpica do vôlei feminino das Olimpíadas de Paris 2024.

Favoritos

O vôlei feminino promete uma competição intensa e equilibrada, reunindo algumas das seleções mais fortes e experientes do mundo. Nos últimos anos, o cenário internacional tem sido dominado por um grupo.

Japão x Brasil pela Liga das Nações de Vôlei Feminino — Foto: VNL
Japão x Brasil pela Liga das Nações de Vôlei Feminino — Foto: VNL

A Itália surge como uma potência, sendo a vencedora da Liga das Nações em 2022 e 2024, além de medalhista de bronze no Mundial de 2022. A Sérvia também figura como forte candidata. Campeã mundial em 2022 e medalhista de bronze em Tóquio-2020, a equipe sérvia optou por poupar suas estrelas na Liga das Nações deste ano, focando em Paris 2024 com o objetivo claro de subir ao topo do pódio.

A Turquia, campeã da Liga das Nações em 2023 e conhecida por ter uma das principais ligas do mundo, entra na competição determinada a garantir um lugar na galeria de medalhistas olímpicos. Enquanto isso, China e Japão, vice-campeões recentes da Liga das Nações em 2023 e 2024, respectivamente, continuam a representar a consistência asiática no vôlei feminino de elite.

Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, querem manter o título, após o ouro em Tóquio-2020. Apesar de não terem conquistado pódios desde então, as americanas são sempre consideradas ao pódio.

Brasil foi campeão olímpico de vôlei feminino em Pequim 2008 — Foto: FIVB
Brasil foi campeão olímpico de vôlei feminino em Pequim 2008 — Foto: FIVB

Brasil e medalhas

O Brasil já tem definidos os primeiros confrontos na busca pelo tricampeonato olímpico de vôlei feminino. O primeiro adversário será o Quênia, seleção com pior ranking nos Jogos de Paris, na 20ª posição. O Brasil já enfrentou a seleção queniana nos Jogos de Tóquio 2020, e venceu com facilidade por 3 sets a 0. Faltando menos de 30 dias para Paris 2024, o técnico brasileiro Luizomar de Moura, responsável pela classificação olímpica, deixou o comando da equipe, e o novo treinador assume a seleção às vésperas do maior evento esportivo do mundo.

Depois, o Brasil tem seu segundo confronto contra o Japão. Na Liga das Nações 2024, o Brasil venceu o Japão na fase classificatória, mas, perdeu no tie-break para as japonesas na semifinal da competição. O time brasileiro, inclusive conquistou a sua vaga para Paris no Pré-Olímpico, no final do ano passado, em cima das japonesas em um jogo equilibrado, por 3 sets a 2. Apesar de ter dois ouros olímpicos (em Tóquio 1964 e Montreal 1976), o time japonês não teve um bom desempenho na classificatória, amargando o décimo lugar.

Brasil e Polônia vão repetir em Paris o confronto deste ano na Liga das Nações — Foto: FIVB
Brasil e Polônia vão repetir em Paris o confronto deste ano na Liga das Nações — Foto: FIVB

O último confronto da fase de grupos será contra a Polônia. Recentemente, o Brasil perdeu a disputa do bronze da Liga das Nações, por 3 sets a 2. A equipe polonesa está indo para sua quarta participação olímpica, e não disputa os Jogos desde 2008, em Pequim. Por outro lado, levou a medalha de bronze da Liga das Nações de 2024, um dos principais campeonatos de vôlei do mundo, pelo segundo ano consecutivo.

Nos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira de vôlei possui cinco medalhas: duas de ouro (bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012), uma medalha de prata (Tóquio 2020) e duas de bronze, conquistadas em Atlanta1996) e Sydney 2000.

Grupos

  • Grupo A – França, Estados Unidos, China e Sérvia
  • Grupo B – Brasil, Polônia, Japão e Quênia
  • Grupo C – Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana

O grupo mais difícil, chamado “grupo da morte” é composto pela França, anfitriã que vai encarar os Estados Unidos (atual campeã olímpica), a Sérvia (atual campeã mundial) e a China (vice-campeã da Liga das Nações em 2023).

 

Local de Competição

A Arena Paris Sul abrigará todos os Jogos de vôlei, além de competições de tênis de mesa, handebol e levantamento de peso. A sede é uma peça central nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, localizada no Paris Expo, um dos maiores centros de exposições e convenções da Europa. O espaço possui ao total 9 pavilhões, e terá os pavilhões 1, 4 e 6 reservados para a logística dos Jogos Olímpicos.

Arena Paris Sul 1 receberá jogos de vôlei nas Olimpíadas — Foto: Lorena Dillon
Arena Paris Sul 1 receberá jogos de vôlei nas Olimpíadas — Foto: Lorena Dillon

Construído originalmente em 1923, o complexo passou por extensas reformas ao longo dos anos, e recentemente passou por um programa de modernização, em três fases ao longo de quase 10 anos, visando melhorar significativamente sua infraestrutura para as Olimpíadas.

Programação e agenda

Rodada 1

28 de julho

  • 4h (horário de Brasília) – Itália x República Dominicana
  • 8h (horário de Brasília) – Polônia x França

29 de julho

  • 4h (horário de Brasília)  Turquia x Holanda
  • 8h (horário de Brasília)  Brasil x Quênia
  • 12h (horário de Brasília)  Estados Unidos x China
  • 16h (horário de Brasília)  França x Sérvia

Rodada 2

31 de julho

  • 12h (horário de Brasília) – Estados Unidos x Sérvia
  • 16h (horário de Brasília) – Polônia x Quênia

1 de agosto

  • 4h (horário de Brasília) – Turquia x República Dominicana
  • 8h (horário de Brasília) – Brasil x Japão
  • 12h (horário de Brasília) – Itália x Holanda
  • 16h (horário de Brasília) – França x China

Rodada 3

3 de agosto

  • 4h (horário de Brasília) – Holanda x República Dominicana
  • 8h (horário de Brasília) – Japão x Quênia

4 de agosto

  • 4h (horário de Brasília) – Itália x Turquia
  • 8h (horário de Brasília) – França x Estados Unidos
  • 12h (horário de Brasília) – China x Sérvia
  • 16h (horário de Brasília) – Brasil x Polônia

Quartas de final

  • 6 de agosto – 4h, 8h, 12h e 16h

Semifinais

  • 8 de agosto – 11h e 15h

Disputa do bronze

  • 10 de agosto – 12h15min

Final

  • 11 de agosto – 8h

Por Fernanda Bichara, para o ge — Paris, França; com Olheinfo

Written By
Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *