x
Dicas & Curiosidades

Você sabia que o jiló é importante para a saúde da pele?

Você sabia que o jiló é importante para a saúde da pele?
  • Publishedoutubro 23, 2024

Você sabia que o jiló é importante para a saúde da pele? O jiló é o fruto da planta herbácea, o jiloeiro. Esta planta é originária da África Ocidental, tendo sido trazida para o Brasil, durante o período colonial. O fruto tem um característico sabor amargo.

É um alimento que contém muita água e fibras, por isso, é indicado para dietas de perda de peso, pois, ao ser consumido, oferece uma sensação de saciedade. Além disso, o jiló é pouco calórico. Em 100 gramas do alimento cozido há, em média, 38 calorias.

O jiló é uma fruta, parente da berinjela, do pimentão e do tomate. Vamos conhecer o lado “doce” desse alimento considerado amargo para que você não o recuse mais pois, como se sabe, uma dieta variada é a base da boa saúde.

Rico em minerais como fósforo, cálcio e ferro, o alimento é fonte de vitaminas A, C, e do complexo B, importante para a saúde da pele, dos nervos e do aparelho digestivo.

Um alimento bastante saudável e que, em geral, não possui contraindicações. Porém, podem ocorrer casos de alergia. Pessoas com esse tipo de reação devem evitá-lo. Além disso, por ser rico em ferro, deve ser consumido com moderação por pessoas que têm excesso desse mineral no organismo

O jiló é uma fruta, parente da berinjela, do pimentão e do tomate. Vamos conhecer o lado “doce” desse alimento considerado amargo para que você não o recuse mais, pois, como se sabe, uma dieta variada é a base da boa saúde.

O sabor amargo pode ajudar a combater o mau hálito. “O alimento estimula as glândulas salivares, e a saliva extra que é produzida possui ação bactericida que colabora para acabar com o hálito desagradável,” ressalta a nutricionista.

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de jiló, a recomendação mínima diária de vegetais é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160g a 240 g por dia.

Pode ser consumido com ou sem a casca, na forma crua ou cozida, em preparações como saladas, refogados, sopas, farofa, ensopados ou assados. Para retirar seu sabor amargo, pode-se cortar o jiló em 4 partes iguais e colocá-lo de molho em uma bacia com água e sal por 20 minutos.

Vale ressaltar

A pele é um órgão dinâmico, constantemente variável. Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.

A derme contém terminações nervosas, glândulas sudoríparas e glândulas oleosas (sebáceas), folículos pilosos e vasos sanguíneos. As terminações nervosas detectam dor, toque, pressão e temperatura.

A hipoderme é a camada mais profunda da pele, localizada abaixo da derme. É composta principalmente de tecido adiposo e conjuntivo.

Ela consiste em tecido conjuntivo frouxo e elastina. Os principais tipos de células são fibroblastos, macrófagos e adipócitos (a hipoderme contém 50% da gordura corporal). A gordura serve como acolchoamento e isolamento térmico para o corpo. Microrganismos como Staphylococcus epidermidis colonizam a superfície da pele.

O colágeno é encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, tais como os ossos, tendões, cartilagens, veias, pele, dentes, bem como nos músculos e na camada córnea dos olhos.

As causas externas mais comuns são poluição, exposição solar constante sem proteção, mudanças de temperatura, alergias, procedimentos estéticos e contato com produtos químicos. Já os fatores internos que podem dar origem a sensibilidade na pele são alterações hormonais, mudanças emocionais e desidratação.

Você sabia?

A pele das axilas é particularmente sensível devido ao roçar de pele contra pele, numa área bastante privada de luz e ar.

 

Foto divulgação: abornamesa. O jiló é um alimento que divide opiniões, porém isso se dá porque grande maioria das pessoas nunca o experimentou da forma.

Instagram: Olheinfo

Leia também: Decore Espaços Externos Pequenos com Estilo

Written By
Ana Karla - Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.