Você sabia que o açaí ajuda a curar a anemia?

Você sabia que o açaí ajuda a curar a anemia?
O açaí, também conhecido como juçara, assai ou açaí-do-pará, é um fruto da região amazônica considerado um superalimento por ser uma ótima fonte de calorias, rico em antioxidantes e nutrientes com ação anti-inflamatória.
O açaí pode ser comprado na forma fresca, polpa congelada ou suplemento nutricional, em pó, sendo consumido ao natural, junto com farinha de mandioca, ou tapioca, peixe ou camarão, ou ainda usada para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes.
Por ter um efeito antioxidante e anti-inflamatório, e por ser rico em gorduras monoinsaturadas, como o ômega-9, o açaí ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue prevenindo problemas cardiovasculares, como aterosclerose e angina, por exemplo.
Por ser rico em vitamina C, vitamina E, ácidos graxos ômega-9 e antocianinas, o açaí fortalece o sistema imunológico, aumentando as células de defesa do corpo e melhorando o processo de cicatrização.
O açaí é rico em polifenois, que são compostos fenólicos que mantém a saúde as células e previnem o estresse oxidativo, evitando a proliferação de células tumorais e ajudando a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como leucemia, câncer de cólon e de estômago.
Por ser rico em ferro, o açaí é capaz de curar e prevenir a anemia, já que o ferro é um dos principais componentes da hemoglobina, que é um componente do sangue que normalmente está diminuído em casos de anemia.
O açaí tem ação anti-inflamatória e antioxidante, exercendo efeito protetor contra o enfisema pulmonar, que é uma doença causada pela exposição crônica do cigarro.
Foto: Divulgação