Vazamento deixa 16 bairros do Rio sem água
Vazamento deixa 16 bairros do Rio sem água
No último sábado (23/11), houve um vazamento em uma tubulação de grande porte na região de Vila Kosmos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, deixou 16 bairros sem abastecimento de água.
O caso ocorreu na Estação Elevatória Juramento, localizada na Rua Alecrim, que teve suas operações interrompidas. A situação causou alagamentos, transformando ruas da área em um verdadeiro rio. Vídeos do alagamento circulam amplamente nas redes sociais, chamando a atenção para a gravidade do problema.
As localidades com o fornecimento de água reduzido incluem: Centro Engenho da Rainha Del Castilho Higienópolis Bonsucesso Ilha do Governador Rocha Benfica Riachuelo Sampaio Corrêa São Francisco Xavier Triagem Manguinhos Penha Vila Kosmos Penha Circular O reparo na tubulação deve ser concluído até a madrugada deste domingo (24/11).
Após a retomada das operações na estação, o abastecimento de água será gradualmente normalizado nas áreas afetadas, com previsão de estabilização total em até 72 horas.
Para informações ou dúvidas, a Águas do Rio disponibiliza atendimento pelo número 0800 195 0 195, que pode ser acessado gratuitamente por telefone ou via WhatsApp.
Vale ressaltar
O que diz a Constituição sobre a água?
Também o direito à água pode ser entendido como uma dimensão do direito à alimentação adequada. do artigo 6º da Constituição da República Federativa do Brasil para reconhecer expressamente o direito à alimentação como um direito fundamental social.
O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano – o direito à vida, tal qual é estipulado no Artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados.
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
O acesso à água potável e ao saneamento básico é um direito humano essencial, fundamental e universal, indispensável à vida com dignidade e reconhecido pela ONU como “condição para o gozo pleno da vida e dos demais direitos humanos” (Resolução 64/A/RES/64/292, de 28.07.2010).
O que diz a lei da água?
A lei das águas é baseada em seis princípios basilares: A água é um bem de domínio público. A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. Em casos de escassez, o uso prioritário desse recurso é o consumo humano e a dessedentação dos animais.
É lei dar água?
Este ano, entrou em vigor em São Paulo a lei que obriga bares, restaurantes e hotéis a oferecerem água de graça. Da mesma forma, o brasileiro também pode exigir água potável no seu ambiente de trabalho.
Conforme preceitua a Constituição Federal de 1988, a água é bem de domínio público e de uso comum do povo, devendo ser oferecida à população de forma democrática e eqüitativa.
Quais são as leis que protegem a água?
LEI Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art.
Leia também: Hoje terça celebra o Dia da Melancia