Saúde

SES recepciona profissionais para Programa de Residência

SES recepciona profissionais para Programa de Residência
  • Publishedmarço 1, 2025

SES recepciona profissionais para Programa de Residência

Novos residentes iniciam jornada na rede estadual com foco na prática e formação de excelência Evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recepcionou nesta segunda-feira (31/03) médicos e profissionais de diversas áreas da Saúde, selecionados para os programas de Residência Médica e Multiprofissional da pasta em 2025.

Os desafios a serem enfrentados e a oportunidade de viver experiências na rede pública pelos novos residentes estiveram entre os pontos abordados pelos palestrantes. “Só o fato de vocês estarem fazendo uma residência médica é um sinal de que estão em um bom caminho. Ter a oportunidade de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) faz a diferença. Estar no programa de residentes é colocar a mão na massa. O importante é aproveitar e fazer bem feito. Façam a história de vocês”, incentivou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, na abertura do evento, para, em seguida, entregar simbolicamente os crachás aos residentes Paola Lugano Batista e Maxwell de Freitas da Silva. A superintendente de Educação em Saúde da SES-RJ, Fernanda Fialho, destacou que o SUS e a secretaria têm como missão formar futuros profissionais de Saúde comprometidos com o atendimento à população. “Temos uma rede de hospitais grande e de excelência para formar os novos profissionais”, afirmou.

Um vídeo institucional apresentou pontos do programa de Residência Médica da SES aos novos participantes. Com depoimentos de residentes atuais e de médicos responsáveis por unidades estaduais, como o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), revelou o cotidiano que espera os novos médicos residentes e os profissionais de diversas áreas, como enfermagem, serviço social, fisioterapia e odontologia.

Os novatos iniciaram suas atividades em 1º de março em 11 unidades estaduais de Saúde que participam de Programas de Residência Médica e receberam residentes, em variadas especialidades, entre elas medicina intensiva, cirurgia geral, cardiologia e ortopedia/traumatologia. Três unidades possuem programas de residência multiprofissional com vagas para serviço social, enfermagem, fisioterapia, entre outras. “Esperamos que o processo de aprendizado faça a diferença na carreira de vocês, que terão a oportunidade de viver experiências que, em nenhum outro lugar, teriam”, descreveu Rachel Rivello, subsecretária de Gestão Estratégica da SES-RJ.

Ana Lucia Teixeira, da Comissão Estadual de Residência Médica (Ceremerj), traçou um histórico da residência médica, que teve início em 1944, no Brasil, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ela lembrou que no Rio de Janeiro, o primeiro programa foi implantado no Hospital Federal dos Servidores, em 1948. Atualmente, 93 programas de residência médica estão autorizados a atuar no Estado do Rio de Janeiro, em diversos segmentos, na maioria deles em instituições públicas. Outros 10 estão em processo de autorização.

Written By
Ana Karla - Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.