São Francisco Hospital aumenta em 40% seus leitos de UTI
São Francisco Hospital aumenta em 40% seus leitos de UTI.
O mês de aniversário de Niterói está sendo marcado pela inauguração de 3 novas unidades de terapia intensiva no São Francisco Hospital e Maternidade, somando 30 leitos, dentre UTI Neonatal, UTI Pediátrica e UTI Cardio Pediátrica.
De acordo com Felipe Albuquerque, diretor da unidade de saúde, os novos espaços têm como objetivo atender de forma mais eficiente à demanda crescente por cuidados especializados e de alta complexidade. “O investimento nas novas alas representa nosso compromisso em oferecer um atendimento de excelência e humanizado. Com essas melhorias, estamos não apenas ampliando a capacidade de atendimento, mas também proporcionando um ambiente mais acolhedor e seguro para mães e bebês”, reforça Felipe, ressaltando a importância do investimento para o futuro da instituição.
Reconhecido como a principal maternidade da região Leste Fluminense, o Hospital tem 13 anos de mercado e é referência em obstetrícia, gestações de alto risco e cirurgias eletivas. O São Francisco Hospital e Maternidade está localizado na Rua dos Tapajós, em Niterói, e também oferece serviços como emergência obstétrica, tomografia, exames e UTI adulto.
Vale ressaltar
Quem criou a UPA no Brasil?
A implantação das UPA se iniciou com uma portaria em 2008. O estado do Rio de Janeiro foi o pioneiro nesse processo, implantando a primeira UPA no país em 2007, antes da regulação federal.
O que a UPA resolve?
Funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.
Quem financia a UPA?
A gestão das UPAs prevê financiamento compartilhado com recursos dos governos federal, estaduais e municipais. As prefeituras, no entanto, têm sido responsáveis pelo custeio da maior fatia.
Qual a diferença entre UPA e UBS?
Em resumo, as pessoas devem procurar a UPA em casos de urgência e emergência, a UBS para atendimentos de rotina e prevenção de doenças e o hospital em casos de maior complexidade e internação.
Quanto tempo um paciente pode ficar na UPA?
24 horas
As novas resoluções também proíbem que os pacientes sejam internados nos serviços de urgência e emergências e nas UPAs, onde podem ficar por no máximo 24 horas. Essa regra já estava em portaria do Ministério da Saúde e agora é reforçada pelo CFM.
O que é a Pnau?
A Política Nacional de Atenção à Urgência e Emergência (PNAU) tem como objetivo intermediar a atenção básica e os serviços de média e alta complexidade.
O que é rue na enfermagem?
A Rede de Atenção às Urgências e Emergências visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.
Pode negar atendimento na UPA?
tem direito: A – Ao acesso universal, isso quer dizer que todos os hospitais públicos ou conveniados do SUS (nas especialidades garantidas) não poderão negar atendimento a qualquer pessoa, independente de sua classe social, sexo, cor, crença, idade ou da localidade do País da qual for originária.
Leia também: Papai Noel vai chegar de helicóptero em praia de Niterói
Foto: divulgação. São Francisco Hospital e Maternidade.