Dicas & Curiosidades

Saiba porque grilos emitem som

Saiba porque grilos emitem som
  • Publishedoutubro 29, 2024

Saiba porque grilos emitem som

Grilo são insetos relacionados aos gafanhotos, e mais intimamente relacionados com gafanhotos verdes e grilos do mato e wetas. Eles têm seu corpo um pouco achatado e longas antenas. Existem cerca de 900 espécies de grilos.

Não são todas espécies de grilos que emitem som, porém as que fazem isso tem uma razão importante: atrair uma parceira para reproduzir. A fêmea dos grilos é guiada pelo som para encontrar um par.

Em algumas tradições europeias, encontrar um grilo dentro de casa é um sinal de que boas notícias estão a caminho. Eles são vistos como mensageiros de mudanças positivas, simbolizando um novo começo ou uma oportunidade iminente.

Por outras palavras, se estiver calor, o seu metabolismo torna-se mais rápido e a frequência do canto aumenta. Definindo Cpm como cantos por minuto e T como a temperatura ambiente nesse determinado momento. Assim, através de uma simples expressão matemática, é fácil determinar a temperatura exacta em redor do grilo.
Em espaços internos, grilos preferem lugares quentes e úmidos, como porões, garagens e espaços pequenos.

Os machos produzem um som característico para atrair as fêmeas na fase reprodutiva. Para isso, possuem uma série de pelos alinhados nas margens das asas que, quando atritados, resultam no som. O grilo vive de quatro a seis meses e habita matas e jardins.

Pessoas de algumas partes da Ásia mantêm grilos como animais de estimação há centenas de anos. Elas acreditam que eles trazem alegria e boa sorte, e seu canto é considerado uma excelente música.
Alguns chineses até levavam seus grilos em suas caminhadas; colocavam os insetos em recipientes, que ficavam guardados no bolso, para ouvir seu canto enquanto caminhavam.

O modo como os grilos são criados se assemelha muito ao nosso modo de criar pássaros: em gaiolas, recebendo alimentação periodicamente, expostas em locais para ornamentar o ambiente e escutar seu canto.
Em alguns países os grilos são criados para serem vendidos como iguarias, animais de estimação e iscas para pescaria. Os grilos são animais asseados, fáceis de serem criados.

Vale ressaltar

O grilo é considerado um presságio positivo e, se ele escolheu entrar em sua casa, é importante honrar sua mensagem e não causar nenhum dano. Você pode estar entrando em um dos melhores períodos de sua vida e precisa se permitir novas oportunidades e aventuras.

O que atrai o grilo?

Em espaços internos, grilos preferem lugares quentes e úmidos, como porões, garagens e espaços pequenos.

Eles são animais predominantemente noturnos; vivem em tocas, construídas por eles; e se alimentam de plantas, insetos, fungos e restos de alimentos humanos. Possuem cerca de dois centímetros e meio de comprimento, e cores que variam entre o preto, marrom, verde e branco.

Esse canto tem duas funções principais: atrair fêmeas para a reprodução e afastar outros machos rivais. Os grilos que ouvimos com intensidade à noite pertencem à família Gryllidae.

Segundo o biólogo Marcelo Bezerra, a estiagem e o aumento da temperatura provocaram a infestação de grilos, e paralelamente, reduziu a população do predador natural deles: o sapo.

A expectativa de vida de um grilo. Normalmente, um grilo vive de quatro a seis meses. Espécies diferentes podem ter uma expectativa de vida maior ou menor, e a longevidade de indivíduos da mesma espécie também varia. Com cuidados especiais, um grilo de estimação pode viver por mais tempo.

O que é bom para espantar grilos?

O melaço pode atrair os grilos pelo cheiro e deixá-los presos. O ideal é diluir uma parte de melaço em dez de água e deixar em um lugar de fácil acesso para os insetos. Ter um gato, ou mesmo um cachorro, em casa pode diminuir a quantidade desses grilos na residência.

Leia também: Hoje terça-feira celebra o Dia das Flores

 

Foto: divulgação. Grilo na natureza.

Instagram: Olheinfo

Written By
Ana Karla - Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *