Saiba o surgimento do sabonete
Saiba o surgimento do sabonete.
Foram os antigos fenícios, 600 anos antes de Cristo, fervendo gordura de cabra com água e cinzas de madeira até obter uma mistura pastosa. A moda logo se espalhou pelos países do Mediterrâneo e chegou até a Grã-Bretanha. Foram os celtas, antigos habitantes das ilhas britânicas, que o batizaram de saipo ( termo que deu origem à palavra “sabão”).
O sabão sólido, porém, só foi criado no século VII, quando os árabes inventaram o chamado processo de saponificação, a partir da fervura de uma mistura de soda cáustica, gordura animal e óleos naturais.
Durante a ocupação árabe da Península Ibérica, os espanhóis aperfeiçoaram a invenção acrescentando azeite de oliva para perfumá-la. Ainda na Idade Média, os maiores centros produtores de sabão eram as cidades italianas de Gênova e Veneza, além de Marselha, na França. Na Inglaterra, Bristol e Londres concentravam a fabricação do produto.
“Harley Procter, em 1878, chegou à conclusão que a fábrica de vela e sabão herdada de seu pai deveria inovar seus produtos e alcançar um lugar de destaque diante dos consumidores para, assim, concorrer com os sabões finos e corrosivos vindos de outros países. Pensando nisso iniciou a fabricação de um novo sabão que possuía característica singular em relação aos outros, esse novo produto tinha textura delicada e cremosa, era branco e com fragrância.
A sua empresa era responsável por fornecer sabão ao exército, então, o químico James Gamble, primo de Procter, conseguiu elaborar a fórmula e fabricar o que inicialmente era chamado de sabão branco, esse possuía característica agradável, era abundante em espuma, apresentava textura uniforme e aroma suave.
Ao chegar ao consumidor houve grande satisfação, pois a quantidade de ar presente no sabão não permitia que ele afundasse. A fábrica recebeu milhares de cartas pedindo mais do produto.
Quando descobriram que o desenvolvimento do sabão ocorreu de forma involuntária, em um ato acidental, Procter pediu que a partir daquele momento fosse inserida uma quantidade maior de ar.
Nesse mesmo momento Thomas Edison estava obtendo sucesso com seu invento, a lâmpada elétrica, Procter percebeu que o comércio de velas iria acabar por causa da nova invenção, decidiu então focalizar seus esforços na promoção do novo sabonete.
Vale ressaltar
O que são sabonetes?
O sabonete é um produto utilizado para a higiene pessoal, composto principalmente por ácido graxo animal (gordura) e vegetal (óleos), além de álcalis e alguns aditivos complementares responsáveis pela fragrância.
Qual é o sabonete mais cheiroso?
Luminous Oils de abacate e íris, da Palmolive.
Sabonete multifuncional, da Mahogany.
Sabonete líquido Pro Ad, da Cetaphil.
Sabonete líquido tradicional, da Granado.
Sabonete de flor de laranjeira e lichia, da La Façon.
Sabonete líquido Klavie, da Theraskin.
Qual a diferença entre sabão e sabonete?
Mas o sabão é mais simples e rústico, por isso é indicado para a limpeza de roupas e não para o contato direto com a pele. Já o sabonete tem uma fórmula pensada para não prejudicar a pele, com a adição de elementos hidratantes e redutores da alcalinidade. Assim, é indicado para a higienização do corpo.
O que significa a expressão sabonete?
Significado de Sabonete: Pessoa com facilidade de sair de situações complicadas. Pessoa que consegue evitar que problemas o prejudiquem. Exemplo do uso da palavra Sabonete:-Meu colega de trabalho saiu de férias exatamente quando chegaram aqueles problemas da filial. O cara é um sabonete.
Leia também: Mais de 50 mil usuários já usam as roxinhas de Niterói
Foto: divulgação. Sabonete.
1 Comment
[…] Leia também: Saiba o surgimento do sabonete […]