Sabia que o palmito ajuda a preveni a pressão alta?
Sabia que o palmito ajuda a prevenir a pressão alta?
Por ser rico em potássio, o palmito, principalmente na forma fresca, promove o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e ajudando a prevenir a pressão alta. Além disso, o potássio presente no palmito também favorece a eliminação do excesso de sódio do sangue pela urina.
O palmito é um vegetal que fornece alguns benefícios para a saúde como favorecer o emagrecimento, evitar a osteoporose, fortalecer os cabelos e ajudar na recuperação muscular. Tem baixo teor de gorduras e carboidratos, diminuindo as calorias da dieta e favorecendo, assim, o emagrecimento.
Por conter potássio, um mineral necessário para o bom funcionamento do músculo, o palmito melhora o rendimento e ajuda na recuperação muscular após o exercício físico, evitando cãibras.
Além disso, o potássio também é importante para manter os músculos, pois esse mineral diminui a acidez do organismo, evitando a perda de massa muscular. Esses benefícios são possíveis devido ao fato de o palmito conter ótimas quantidades de fibras, potássio e zinco, nutrientes com propriedades sacietogênicas, hipotensivas e estruturais.
É obtido do caule de algumas palmeiras, como juçara, açaí, bananeira ou pupunha. Esse vegetal é comercializado na forma fresca e também é encontrado em forma de conserva, sendo consumido sozinho ou usado em preparações como tortas, risotos, cremes, sopas, saladas e macarrão de palmito.
O potássio, presente em boas quantidades no palmito, é um mineral que neutraliza o excesso de ácido no organismo, diminuindo a perda de cálcio e evitando, assim, o desenvolvimento da osteoporose. Pode ser consumido cozido, sozinho ou usado em preparações como tortas, saladas, risoto, cremes, sopas, pastéis, empadão, moqueca e macarrão.
Vele ressaltar
Seus benefícios incluem a melhora na síntese de proteínas no organismo, ideal para nutrir os músculos do corpo e torná-los saudáveis. Por ser fonte de potássio, o consumo do palmito normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas.
O palmito é um legume colhido da parte interna de inúmeras espécies de palmeiras. Após a colheita, a árvore é cortada, e as cascas e as fibras são removidas, deixando apenas o coração da palmeira. Ele é superversátil e muitas vezes utilizado como um substituto da carne, principalmente por veganos e vegetarianos.
O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.
Como o palmito é contaminado pela bactéria que causa o botulismo?
Não só o palmito juçara como o palmito de outras palmeiras podem ser contaminados pela bactéria Clostridum botulinum, que produz uma toxina causadora do botulismo.
Por que palmito é tão caro?
Acontece que o palmito é um produto que tem mercado garantido. Por isso, quando a oferta diminui, seu preço aumenta. Hoje ele custa três vezes mais do que há cinco anos. E vai custar cada vez mais caro, já que a cada ano existe menor número de plantas de açaí para serem cortadas na mata.
É proibido cortar palmito?
Só é permitido o corte desses palmitos em áreas onde foram plantados, com a prévia autorização do Idaf. Para transportar e comercializar o palmito nativo de espécies ameaçadas de extinção, é necessário o Documento de Origem Florestal (DOF).
O palmito é um aliado para quem deseja dormir melhor. Isso porque o alimento é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo.
Leia também: Hoje segunda-feira celebra o Dia do Funcionário Público
Foto divulgação, Aires Mariga: www.epagri.sc.gov.br. Palmitos.