Rio lidera buscas em 4 plataformas de viagens

Rio lidera buscas em 4 plataformas de viagens
O Rio de Janeiro se consolidou como o destino mais procurado no primeiro semestre de 2025, liderando os rankings das plataformas Kayak, Booking.com, Decolar e Omnibees, graças à combinação de feriados prolongados e à realização de grandes eventos, como o show da cantora Lady Gaga na orla de Copacabana, marcado para 3 de maio.
Segundo a plataforma Kayak, as buscas por passagens aéreas para destinos nacionais na Páscoa cresceram 116% em relação ao mesmo período de 2024, com o Rio no topo da lista, à frente de São Paulo, Salvador e Recife. Já o Booking.com registrou aumento de 28% nas buscas globais por hospedagens no Rio entre os dias 3 e 4 de maio. Entre os estrangeiros, o crescimento foi expressivo: Colômbia (+239%), Estados Unidos (+97%), França (+44%), Chile (+25%) e Argentina (+23%).
A Omnibees, que monitora mais de 2 bilhões de buscas diárias, também confirmou o bom momento do Rio na Semana Santa, com a cidade figurando entre os destinos mais buscados ao lado de Armação dos Búzios, Porto Seguro, São Paulo e Foz do Iguaçu.
O feriado prolongado da Semana Santa, que emenda com o Dia de Tiradentes (21) e o Dia de São Jorge (23) — e ainda conta com ponto facultativo decretado no dia 22 —, contribui para a expectativa positiva no setor hoteleiro. De acordo com dados do HotéisRIO, a média de ocupação para o período é de 78,93%, com destaque para Leme/Copacabana (88,42%), Flamengo/Botafogo (86,14%), Barra/Recreio (81,11%) e Ipanema/Leblon (69,73%).
“O Rio de Janeiro mostra mais uma vez sua força como polo turístico nacional. Esses dados confirmam que o trabalho de promoção e qualificação do destino vem dando resultados concretos”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.
O feriado do Dia do Trabalhador, que cai em uma quinta-feira (1º de maio), também aquece a demanda. No fim de semana do show de Lady Gaga, a ocupação hoteleira já atinge 66,91%, com maior procura em Copacabana, Barra da Tijuca, Ipanema e Flamengo.
“A realização de megashows como o da Madonna no ano passado e o da Lady Gaga agora é uma estratégia que vem consolidando o Rio como destino de grandes experiências. Esses eventos não só movimentam a economia local, como reforçam a imagem positiva da cidade para o Brasil e o mundo”, completou Tutuca.
Para o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, grandes eventos têm papel essencial na retomada e fortalecimento do turismo: “A realização de megashows é fundamental para o turismo. Não apenas atrai visitantes, inclusive internacionais, que beneficiam hotéis, restaurantes e shoppings, mas também melhora a imagem da cidade, com efeitos duradouros”.