O Brasil é o Melhor País do Mundo

água alcalinizada
Água Alcalina Nem Sempre é Saudável. Atenção!
17/03/2022
Sistema “pay per use” na hotelaria
Sistema “pay per use” é Tendência na Hotelaria
05/04/2022
água alcalinizada
Água Alcalina Nem Sempre é Saudável. Atenção!
17/03/2022
Sistema “pay per use” na hotelaria
Sistema “pay per use” é Tendência na Hotelaria
05/04/2022

O Brasil é o Melhor País do Mundo

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39573246

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39573246

Eleito o melhor país do mundo no quesito turismo de aventura

Não existe melhor lugar no mundo para se aventurar do que o Brasil. Foi a escolha da “Best Countries”, uma plataforma desenvolvida pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, especializada em rankings globais e que elegeu os 80 melhores países do mundo. Em 2018 o Brasil tirou nota 10, no quesito aventura.  

De acordo com a edição de 2018, “é enorme a escala de paisagem” no Brasil. “Seu litoral com o Oceano Atlântico se estende por mais de 7,4 mil quilômetros. O rio Amazonas é o segundo maior do mundo, e o país tem a maior variedade de plantas, mamíferos e peixes do planeta, graças à extensa floresta amazônica.”

Cada visitante gasta em média 916 dólares (R$ 2,9 mil) durante uma viagem ao Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. “Estima-se que essa indústria empregue uma em cada 10 pessoas no mundo e contribua com quase 8 trilhões de dólares (R$ 25 trilhões), ou 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, diz o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.”

O segundo país mais recomendado para empreender uma aventura é a Itália, seguido por Espanha, Tailândia, Grécia, Costa Rica, Nova Zelândia, Argentina, México e Portugal.

Aventura é uma das 65 categorias analisadas para um ranking que escolheu os 80 melhores países do mundo. São atributos como cidadania, influência cultural, empreendedorismo, patrimônio, abertura para negócios, poder e qualidade de vida.

Nesse ranking, o Brasil ficou em 29º lugar, com média de 3,9 pontos. Para isso, foram distribuídas notas para diferentes características como diversão (nota 10), paisagem, (9,1), clima (9,3), receptividade (8,5), sensualidade (10) e, é claro, aventura (10).

No pódio da lista principal aparece a Suíça, considerado o melhor país do mundo. Em segundo lugar, surge o Canadá, seguido por Alemanha, Reino Unido, Japão, Suécia, Austrália, Estados Unidos, França e Dinamarca.

Para ficar bem colocado no ranking geral, é preciso atingir boas médias em todas as categorias, já que cada uma delas tem um peso diferente. Aventura, por exemplo, equivale a 3,24% do total. Patrimônio – como cultura acessível, história rica, boa comida e muitas atrações culturais – é a categoria menos valorizada, por equivaler a 3,17% da nota, enquanto qualidade de vida está no topo e representa 16,89% da pontuação final.

O Brasil é o mais rico do planeta

De Londres para a BBC Brasil revela o ranking internacional, que o Brasil tem potencial turístico rico e os patrimônios naturais e a biodiversidade mais ricos do planeta, mas seu potencial turístico é limitado por deficiências em segurança, infraestrutura, mão de obra e outros fatores.

Essa é a conclusão do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) – numa lista de 136 países, o Brasil aparece em primeiro lugar em potencial de recursos naturais, mas perde competitividade em quase todos os outros 13 itens listados. No ranking geral, fica na 27ª posição.

O resultado está no documento The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017, lançado recentemente pela organização. Desde 2007, a pesquisa monitora o potencial competitivo de recursos e serviços para o turismo internacional.

Na avaliação do órgão, o Brasil também tem recursos culturais “muito fortes”, que incluem desde patrimônios a eventos esportivos e de entretenimento, e desenvolveu uma estrutura turística relativamente boa, mas peca em vários outros quesitos.

Na época o presidente da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai, viajou ao Brasil para participar do anúncio. “O potencial (do país) é enorme, realmente. O Brasil não atingiu ainda a ponta do iceberg do que ele merece, mas está caminhando nesta direção”, comentou.

O Brasil continua sendo em 2022 o melhor e o mais rico país do mundo em biodiversidade e belezas naturais, somado a qualidade do solo, do ar e das águas que proporcionam grandes aventuras. O centro do Brasil abriga o turismo ecológico, radical, de aventura e educativo na Chapada dos Veadeiros em Goiás – conhecida pelos deslumbrantes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. O rio Preto tem piscinas rochosas e quedas de água, algumas delas com mais de 100 metros de altura. O parque de biodiversidade alberga várias espécies de orquídeas e de vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos. Esse é o nosso Brasil de hoje …

Por Paulo Eduardo Dubiel – Editor Olheinfo

Fontes: Economia UOL e BBC Brasil

Paulo Eduardo Dubiel
Paulo Eduardo Dubiel
Paulo Eduardo Dubiel é publicitário, jornalista e gestor de negócios e marketing profissional; graduado em Gestão de Marketing, MBA Executivo em Gestão de Negócios, pós-graduado em Gestão da Inteligência Emocional, com extensão em Gestão Pública de ODM – Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, Gestão de Resíduos, Gestão Ambiental e Administração do Tempo e demais cursos. Consultor Master com 25 anos de experiência profissional nas áreas estratégicas, táticas e operacionais.

1 Comment

  1. Olheinfo disse:

    Parque da Chapada dos Veadeiros é eleito o melhor do Brasil e o 25° do mundo
    Pesquisa é realizada pelo site TripAdvisor (Travelers’ Choice Awards), com base em avaliações de internautas. Apenas cinco atrativos turísticos do País aparecem nas listas mundiais de melhores destinos. O reconhecimento anual reflete “o melhor dos melhores” em serviço, qualidade e satisfação do cliente para acomodações, destinos, atrações, restaurantes e experiências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *