Esporte

MEsp apresenta estrutura e valores do esporte

MEsp apresenta estrutura e valores do esporte
  • Publishedabril 23, 2025

MEsp apresenta estrutura e valores do esporte a estudantes de São Paulo, políticas públicas, princípios e valores

Vinte e quatro alunos conheceram as ações executadas pelo ministério nos últimos anos

Alunos da Escola Móbile de Moema, em São Paulo, conheceram na manhã desta quarta-feira (23) políticas públicas de esporte voltadas para a população, como também princípios e valores que regem o esporte. Os alunos do ensino fundamental – 1º ao 9º ano – visitam a capital federal, esta semana, com o objetivo de conhecer a arquitetura da cidade, e as estruturas e ações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Ouvidor Aureliano Vogado. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp
Ouvidor Aureliano Vogado. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Ao conduzir o encontro, o ouvidor do Ministério do Esporte, Aureliano Vogado, apresentou aos estudantes a estrutura e competências do Ministério do Esporte e suas secretarias, bem como ações, programas e eventos esportivos, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento dos atletas e do esporte no país.”Trazer o ambiente escolar para dentro do Ministério do Esporte nos remonta a dois olhares:  em relação aos alunos, o evento vem a aproximar muito a conscientização do papel deles como cidadão, levando-os a aguçar mais o interesse para entender como as políticas públicas são desenvolvidas; para o MEsp, é uma excelente oportunidade para renovarmos a motivação para, cada vez mais, realizarmos o melhor trabalho possível”, frisou Aureliano.

Durante o evento, a secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou sua experiência como jogadora de basquete, e falou da evolução das políticas públicas que vivenciou ao longo de sua trajetória profissional. Ela apresentou ainda o Bolsa Atleta, maior programa de patrocínio público ao atleta do mundo, responsável pela concessão de bolsas a atletas de diversas modalidades esportivas em várias categorias.

“Temos também o Revelar Talentos, um dos mais novos programas do MEsp, formado por núcleos, alguns deles já implantados em alguns estados, sendo que o objetivo do ministério é alcançar todas as regiões brasileiras”, afirmou a secretária. Iziane destacou ainda os eventos que o MEsp apoia, como o Mundial de Ginástica, a ser realizado em agosto deste ano, no Rio de Janeiro, além do apoio dado pelo órgão aos centros de treinamento da ginástica, em Aracaju, e do badminton, no Piauí.

Foto: Ronaldo Caldas/MEsp
Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

O secretário nacional de Paradesporto, Fábio Araújo, mostrou aos estudantes a missão da secretaria, de democratizar a prática esportiva para as pessoas com deficiência, e o esporte como vetor de saúde. “O esporte é uma ferramenta importantíssima para recuperar a saúde física e mental”, apontou o secretário.“A ideia ampla do projeto é entender a relação da política institucional com a cidadania, entender que é uma ferramenta para garantir nossos direitos, entender as políticas públicas e como o orçamento é distribuído e utilizado. O que me tocou muito foi saber que uma ação às vezes pequena pode mudar integralmente a vida de uma pessoa”, concluiu a professora da Escola Móbile Larissa Carvalho.

“Essa visita proporcionou um momento muito importante pra gente como estudante e como pessoa, pois estamos vendo uma área relevante para o país. É gratificante deixar a teoria e ver como essas políticas públicas são colocadas em prática,” disse o estudante do 9º ano Gustavo Alvarenga, 14 anos.

Os alunos paulistanos conheceram um pouco das competências de cada secretaria e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), que enfatizou a importância do Jogo Limpo. O diretor Diogo Medeiros, da Secretaria Nacional de Apostas Esportivas e de Desenvolvimento Econômico do Esporte (Snaede), apresentou o trabalho do ministério no que se refere a certificação, manipulação de resultados, integridade e transparência. O representante da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social (Sneaelis), Igor Gustavo Liberal, falou sobre acesso à prática esportiva e programas Segundo Tempo e Esporte e Lazer da Cidade (Pelc). A chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), Tarciana Barreto, destacou os preparativos da pasta para a Copa do Mundo Feminina de Futebol.

Por Olheinfo, com Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Foto: Ronaldo Caldas/MEsp

Written By
Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.