Hoje, quarta celebra o Dia Mundial do livro Infanto Juvenil

Hoje, quarta celebra o Dia Mundial do livro Infanto Juvenil
Nesta terça-feira (02), é celebrado o Dia Mundial do livro Infanto Juvenil, a data foi escolhida para lembrar o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido em 1805, que foi um pioneiro da produção de literatura para crianças e adolescentes no Ocidente. Andersen é autor de livros conhecidos mundialmente, como A Roupa Nova do Imperador, Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio e A Pequena Sereia, entre outros.
Assim ele teria desenvolvido seu dom. Além de criar, Hans Christian Andersen também adaptou muitas histórias já existentes para a linguagem infanto-juvenil. Os livros infanto-juvenis têm a força de encantar crianças e adolescentes pela leitura, como fizeram com o próprio Andersen. Conta-se que seu pai era um grande incentivador de que o filho lesse livros e que, ao crescer, Andersen gostava de narrar histórias aos colegas de fábrica. Assim ele teria desenvolvido seu dom.
O objetivo do Dia Mundial do Livro Infantil é despertar o amor pela leitura. Assim, a ideia é propor reflexões, eventos, atividades de incentivo à leitura e homenagens a obras e autores(as) do gênero. O livro é uma ferramenta para semear a imaginação, e um recurso fundamental das atividades pedagógicas!