Empresa & Mercado

Educação Financeira Gratuita

Educação Financeira Gratuita
  • Publishedoutubro 5, 2024

Educação financeira gratuita. Plataforma gratuita dá “match” entre orientadores financeiros e quem quer aprender finanças.

Renato Costa – Educador Financeiro do Sicoob.

De acordo com pesquisa sobre orçamento, realizada em maio de 2024 pela Onze, fintech de Saúde Financeira e Previdência Privada do Brasil, 47% dos brasileiros responderam que não conseguem organizar o próprio orçamento. Outros 59% não sabem como fazer e 26% afirmaram que já tentaram, mas desistiram. Além disso, apenas 3% disseram entender bem sobre o assunto e organizam suas finanças.

Cuidar das finanças é fundamental para garantir estabilidade e segurança no presente e no futuro. A organização do orçamento permite a visualização real da situação do indivíduo, além de ser base para a tomada de decisões mais conscientes e responsáveis. Quando as finanças estão sob controle, é mais fácil planejar e investir em oportunidades, além de possibilitar o alcance de objetivos e sonhos. Portanto, o cuidado com as finanças não é apenas uma questão de responsabilidade, mas também de qualidade de vida.

Para ajudar na organização do orçamento e outros assuntos ligados às finanças, o Sicoob criou o programa Clínicas Financeiras Virtuais. Completamente gratuito, funciona por meio de uma plataforma que conecta orientadores financeiros do Sicoob com pessoas interessadas em consultorias financeiras individuais e online.

Hoje, dezenas de orientadores financeiros estão cadastrados na plataforma para prestar atendimento e tirar dúvidas sobre temas como: orçamento pessoal, orçamento familiar, endividamento, renegociação, imposto de renda, investimentos, entre outros. Já foram realizados atendimentos com pessoas de todos os estados do país, evidenciando que não há barreiras para a disseminação da educação financeira.

E como acessar a plataforma e agendar uma consultoria financeira?

Para se inscrever na plataforma das Clínicas Financeiras Virtuais, basta que a pessoa interessada acesse o site clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br, escolha o orientador ou a orientadora de acordo com o tema que melhor se enquadre no seu objetivo e dê “match”, ou seja, agende uma conversa.

A partir daí é só acessar a plataforma no dia e horário marcados para dar início ao processo de educação financeira e acompanhar os avanços.
Visando incentivar a prática hábitos saudáveis quando o assunto é finanças, listamos alguns dos principais erros que as pessoas cometem:
Desconhecer hábitos de consumo: inicialmente, é importante reconhecer os hábitos que influenciam negativamente a vida financeira e eliminá-los. Fazer o exercício de manter somente aquilo que for necessário, é passo mais assertivo. Hábitos que parecem não causarem impacto nesse processo, como gastos diários com o cafezinho na lanchonete ou banhos demorados, quando eliminados, podem gerar muita economia a médio e longo prazos.

Não ter um orçamento: visualizar o quanto ganha e gasta é o melhor caminho para fugir do “achismo” e do excesso de confiança na contabilidade mental. O orçamento pode ser elaborado em uma planilha, caderno, aplicativo etc. Independentemente do método utilizado, é necessário registar todas as receitas e despesas fielmente, incluindo aqueles compromissos feitos para os próximos meses e acompanhar diariamente tudo que entra e sai, para que a partir daí seja possível recalcular rotas rumo a prosperidade financeira.

Gastar mais do que ganha: se fazer após o orçamento, os gastos estiverem maiores que as receitas, ou seja, gastar mais do que ganha, é hora de parar e resolver essa situação, para depois seguir com os próximos passos. O endividamento excessivo leva a inadimplência que resulta em inúmeras outras consequências, inclusive impactos emocionais.

Não ter um planejamento: após criar o orçamento, é preciso fazer o planejamento, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazos e as metas para alcance desses objetivos.

Não ter conhecimento em educação financeira: sabe aquele ditado de que todo conhecimento é pouco? No mundo das finanças não é diferente. É preciso estar sempre em busca de novos conhecimentos e aprender como manter o controle financeiro e investir. Mas atenção, é preciso certificar de que as fontes de aprendizado são confiáveis. Existem muitos oportunistas com discursos e falsas promessas de enriquecimento fácil.

Para saber mais dicas e iniciar sua transformação financeira, acesse a Plataforma Clínicas Financeiras Virtuais e agende uma consultoria pelo link: clinicasfinanceiras.institutosicoob.org.br

Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais.

 

Por Olheinfo, com Assessoria de Imprensa Sicoob

 

Written By
Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *