Dicas & Curiosidades

Dicas de cuidados com crianças e idosos

Dicas de cuidados com crianças e idosos
  • Publishedmaio 10, 2025

Dicas de cuidados com crianças e idosos, devido as altas temperaturas aumentando todo cuidado é pouco. 

 

Conheça os principais cuidados com idosos e crianças no calor

Devido às altas temperaturas aumentam os riscos de desidratação e outros problemas de saúde Bruno Mendonça, coordenador do curso de Enfermagem do Centro Universitário Anhanguera, alerta para com os cuidados com crianças e idoso, haja vista que esse público é mais vulnerável ao calor.

“É fundamental a adoção de medidas preventivas. O sistema de controle da temperatura corporal das crianças encontra-se em fase de desenvolvimento, o que dificulta a manutenção de uma temperatura interna estável. Por outro lado, os idosos possuem um sistema de termorregulação menos eficiente, o que prejudica a capacidade de dissipar o calo”, explica.

O especialista destaca, que muitos idosos sofrem de doenças crônicas que podem agravar os efeitos do calor, como doenças cardiovasculares e diabetes. No calor intenso, o corpo responde com uma vasodilatação, ou seja, a dilatação das artérias, na tentativa de dissipar o excesso de calor, fato que leva a um aumento do fluxo sanguíneo para a pele e ao processo de transpiração.

“A transpiração é um dos mecanismos primordiais do corpo para regular a temperatura interna. Através da vasodilatação, um fluxo sanguíneo mais intenso é direcionado à pele. Se não houver reposição de água para compensar a perda pela transpiração, a concentração de sangue nos vasos sanguíneos diminui, o que pode levar a uma queda da pressão arterial e, em situações mais graves, resultar em desidratação”, alerta.

Por fim, o docente da Anhanguera que esse fator que ocorre com idosos e crianças, se dá também porque, naturalmente, eles têm menos água corporal, sentem menos sede e transpiram menos, o que reduz a capacidade de seus corpos para regular a pressão arterial e a temperatura interna.

“O corpo de uma pessoa idosa, quando superaquecido, encontra dificuldades para liberar o excesso de calor, o que pode levar a um aumento perigoso da temperatura interna. Esse aumento não é causado por febre, mas sim pela incapacidade do organismo de regular sua própria temperatura. No caso das crianças, a atenção também deve ser redobrada em relação à exposição solar, uma vez que a incidência de raios ultravioleta nocivos à pele é significativamente maior nos pequenos”.

Mendonça listou algumas dicas de cuidados. Confira:

Para crianças:

  • Roupas Adequadas: vestir as crianças com roupas leves e de cores claras.
  • Hidratação Regular: incentivar a ingestão frequente de líquidos, mesmo que a criança não sinta sede.
  • Ambientes Frescos: manter as crianças em ambientes frescos e bem ventilados, especialmente durante as horas mais quentes do dia.

Para idosos:

  • Monitoramento da hidratação: verificar regularmente a ingestão de líquidos e incentivar a hidratação.
  • Acompanhamento Médico: consultar um médico sobre os efeitos dos medicamentos em relação à exposição ao calor.
  • Ambientes Climatizados: garantir que os idosos tenham acesso a ambientes climatizados ou bem ventilados.

 

Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.

 

Por Olheinfo, com assessoria de imprensa da Anhanguera
Foto: Freepik

Written By
Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.