Escolhido a Dedo Saúde

A Armadilha Mental do Ego

A Armadilha Mental do Ego
  • Publishedjunho 17, 2022

A armadilha mental do ego é o próprio pensamento negativo ou aparente pensamento positivo que conduz o humano ao fracasso.

Sobretudo, vamos elucidar as questões de como a mente do humano e a mente do ser humano se comporta e consegue enganar a si mesmo. As armadilhas criadas pela mente do humano são conduzidas pelos egos que querem existir no pensamento, na emoção e no sentimento. São os pensamentos gerados por esses egos que tornam as decisões difíceis e transformam o caminho de paz, de amor e de prosperidade, em um caminho deprimente de tribulação e miséria.

Em outras palavras, todos temos egos que agem constantemente, tornando o humano uma marionete das próprias vontades e vaidades, pois o humano não consegue controlar tais pensamentos e sentimentos. No entanto, quando temos a consciência desperta conseguimos observar os egos agindo, os pensamentos, os sentimentos e as emoções. Essa percepção é característica do ser humano que existe e vive.

Contudo, um dos maiores métodos para entender a si mesmo é analisar separadamente a vida e a existência, ou seja, o que provém de cada parte do ser humano – do espírito, da alma ou do corpo. Quando entendemos cada parte separadamente podemos entender o todo. Ao contrário, quando tentamos entender o todo sem conhecer a si mesmo detalhadamente, não alcançamos a verdade. Alcançamos apenas os resultados das projeções mentais que existem e acabam.

 

Todos Existem e Tem Vida, Mas Nem Todos Vivem

Primeiramente, há grande diferença entre o viver e o existir. A vida está na 4ª dimensão (nos mundos celestiais) e a existência aqui na 3ª dimensão (no mundo tridimensional). O ser humano existe, tem vida e vive. Diferente do humano que apenas existe, tem vida e não vive. Ambos são formados de corpo, alma e espírito: um com espírito adormecido e o outro com espírito desperto.

Assim como, a existência é o mundo tridimensional e a vida é o mundo celestial, ambos seguem paralelos em dimensões diferentes. Todos têm a vida e têm espírito, mas só há uma forma de viver, é permitir que o espírito viva – quando aceitamos Jesus como único Senhor e Salvador, Jesus Cristo nos batiza com o Espírito e “fogo” (esse é o verdadeiro batismo). Após o batismo, o ser espiritual adormecido que apenas existe em todos nós, começa a viver. Esse é o sentido do nascer de novo escrito na Bíblia! É a ligação da comunhão com Deus, uma particularidade do ser com Deus, sem relação com religião, seita ou grupo.

Contudo, essa comunhão com Deus é o caminho da vida. Quem vive discerne as coisas de Deus através do Espírito de Deus em comunhão com o espírito do homem.

Sobretudo, quem vive também discerne com facilidade as coisas da alma, evita as decisões erradas e segue caminhos seguros, com consciência e visão a longo prazo. Quem apenas existe segue pelo mundo, guiado por suas criações mentais e conduzido por sentimentos momentâneos, sem a direção espiritual.

Os caminhos criados pelo humano de corpo e alma representam labirintos. São como areia movediça que exigem um esforço sem fim para não afundar, em uma escalada arriscada, perigosa de angustia, tristeza, arrependimento… um caminho materialista que não surte efeito duradouro e conduz ao abismo.

 

As Decisões da Mente Humana

À primeira vista, as decisões mentais são favoráveis; porém, a mente humana nos conduz aos caminhos mais difíceis e aos pensamentos incontroláveis (porque a alma não alcança as dimensões superiores). Então, tais decisões são limitadas sem alcance de futuro. Cada decisão nos coloca em uma posição diferente e gera consequências diferentes.

Apesar disso, se você decide com base no espírito, então a decisão alcançará o futuro e será consciente em função da comunhão com Deus. É o mesmo que seguir a direção de Deus. O ser humano houve a voz de Deus através da comunhão do Espírito de Deus com o espírito humano. Isso é o viver – a vida é espiritual e eterna.

Do mesmo modo, quem está seguindo a direção do Espírito de Deus, estará alimentando a vida e vivendo. Ao contrário, sem a comunhão com Deus, estará apenas existindo. São dois caminhos: o caminho do espírito que é a vida e o caminho da alma que é a existência. Eles seguem paralelos em um só corpo, porém, cada qual na sua dimensão.

Contudo, o caminho do espírito, que é o caminho da vida, é um caminho conduzido pela direção de Deus. O caminho de Deus está nos mundos Celestiais, ou seja, na quarta dimensão, onde não existe tempo, nem espaço e por isso há possibilidade e condição de enxergar o futuro que a Deus pertence.

Deus enxerga o passado, o presente e o futuro, por isso sabe o melhor caminho. Se você segue esse caminho, você conhece aonde vai chegar, a curto, médio e longo prazo até a vida eterna.

Dessa forma, o caminho da alma é um caminho que não lhe proporciona a mesma certeza, pois ele sempre será embasado nas suas decisões pessoais relacionadas apenas com o mundo e com as coisas que nele existem. Por sua vez, o mundo vai reagir à sua decisão, e o resultado dessa reação é o que vai determinar o caminho a seguir. Então, se você segue apenas pelo caminho da existência (que é inevitável e o mais comum a todos), você estará no rumo sem norte, sem a direção de Deus e sem um objetivo final.

Para melhorar ainda mais o entendimento, pense em um objetivo final, o maior de todos – dominar o mundo, por exemplo. Se você conseguir alcançar qualquer objetivo final na existência, ele sempre vai acabar porque você vai acabar. Tudo que existe acaba um dia. O mundo dá condição de existir por apenas 126 anos no máximo. Ao contrário, a vida dá condição de viver eternamente e tudo que você constrói na vida é eterno. Essa é a diferença entre existir e viver.

 

O Ser Humano é Formado de Espírito, Alma e Corpo

Primordialmente, o ser humano é formado por um tripé, por três partes – espírito, alma e corpo. Essa é a ordem por importância: primeiro o espírito, depois a alma e o corpo. O mundo prioriza o corpo, depois a alma e a minoria, o espírito. Lógico que todos os três têm a sua importância. A alma não existiria se não fosse o corpo e o espírito, e assim sucessivamente nas demais relações entre as partes.

O espírito humano é a imagem e semelhança com Deus, através dele que nos conectamos com o Espírito Santo de Deus e a vida.

O espírito é formado de comunhão, consciência e intuição. É nessa ordem que acontece: primeiro a comunhão com Deus, depois a consciência desperta que se manifesta na intuição. Tudo que vive dura eternamente, e o espírito vive em Deus.

Do mesmo modo, todo humano tem espírito, mas nem todos alimentam esse espírito e por isso ele não vive, ele apenas existe sem expressão. Para o espírito viver o humano precisa aceitar Jesus como seu único Senhor e ser batizado com Espírito e Fogo. Depois que o ser humano passa a viver ele reconhece e entende as coisas de Deus.

Jesus é realmente o propagador dessa verdade. Em função d’Ele, nós vivemos no ano 2022 DC. É incontestável que Ele mudou a história da humanidade. Foi o único com poder sobre a morte. Não pela religião, mas pela verdade e comunhão com o Pai… 

Todavia, a alma se divide em três partes e se manifesta nesta ordem: pensamento, emoção e sentimento. Tudo começa no pensamento, que gera emoção e logo o sentimento. O corpo também se divide em três partes e se manifesta nesta ordem: cabeça, tronco e membros. Corpo e alma são inseparáveis e existem na terceira dimensão, por isso são regidos pelo tempo e pelo espaço e acabam em 126 anos.

Do mesmo modo, tudo que é puro e consciente vem do espírito – amor, felicidade, gratidão, humildade, caridade, sabedoria. O processo interno começa na comunhão com Deus, é através do Espírito de Deus que a consciência atua e se manifesta na intuição.

Contudo, pode-se afirmar que todo aquele que segue verdadeiramente a vontade de Deus é um ser espiritual e as suas ações são movidas por uma visão sobrenatural.

Apesar disso, o espírito não pensa e a alma não ama. Todo problema do humano ou do ser humano está na fraqueza espiritual, que reflete as doenças da alma e, consecutivamente, do corpo. Um espírito vivificante fortalece a alma que mantem o corpo saudável. O ser humano ou o ser espiritual que vive enxerga a verdade e a cura para o seu corpo e para a sua alma, quando chega a adoecer; pois, geralmente, o ser espiritual antecipa a cura do problema.

 

Jesus Cristo Enviou o Espírito

E Ele enviou o Espírito Santo Consolador para que nada mais falte.

Antes de mais nada, é importante lembrar que Jesus mudou a história da humanidade, é considerado um Deus vivo superior a todos os outros avatares como: Buda, Gandhi e grandes líderes religiosos ou de filosofias; pois venceu a morte.

Em outras palavras, Jesus nunca teve religião, Ele propagou a vontade de Deus, inclusive, não ensinou a orar na igreja, ensinou a entrar no quarto, fechar a porta e dobrar o joelho e clamar por Deus em nome d’Ele que Deus ouviria. Foi isso que Jesus disse! E a vontade de Jesus foi que pregassem o Evangelho por todas as nações e amássemos uns aos outros.

Ou seja, não estamos tratando de religião, apenas trazendo Jesus, Deus e o Espírito Santo como o alimento espiritual. O alimento que proporciona a vida para o espírito humano. Muitas pessoas estão sedentas por alimento espiritual, sem conseguir enxergar o caminho seguro que conduz a esse alimento. Essas pessoas necessitam realmente buscar Jesus. Todos precisam buscar Jesus, seja por qualquer meio. Até mesmo iniciar por uma religião.

Ainda assim, posso garantir, com base em estudo e experiência, que entre todas as seitas, igrejas e religiões das quais eu estudei e participei ativamente – Catolicismo, Espírita, Rosa Cruz, Seicho-No-Ie, Budismo, Maçonaria, Gnose e, por último, o batismo Evangélico – entendo a importância da conversão para o caminho único de Deus, seja numa igreja evangélica ou qualquer outra que lhe traga conforto e entendimento.

Ou seja, o importante com este texto é entender sobretudo o verdadeiro sentido da conversão, do nascer de novo e do seguir o caminho de Deus com o propósito de alimentar o espírito e viver eternamente!

Em síntese, eu não mais frequento nenhuma seita ou religião. Eu sou um cristão, um seguidor de Jesus Cristo, e, assim, eu alimento o meu espírito orando e praticando os ensinamentos e a vontade do Mestre Jesus – é isso que eu quero dividir com você aqui, por experiência própria de quem estudou profundamente por décadas o esoterismo prático, de quem trilhou pelos caminhos sombrios da alma e do mundo e hoje estuda e pratica o Novo Testamento.

Em suma, o objetivo com este artigo é compartilhar o conhecimento prático adquirido para que outras pessoas possam ter acesso ao que custou um alto preço e décadas de sofrimento.

 

As Ciladas da Mente

À primeira vista, ciladas, armadilhas ou emboscadas mentais, tudo começa no pensamento e depois se manifesta na emoção e se materializa no sentimento. Os pensamentos negativos, pessimistas ou movidos pela ansiedade geram consequências muito perigosas com os sentimentos de medo, angustia, ira, cobiça, luxúria que transformam o humano em marionete das suas próprias vontades. A mente decide em função do ego dominante, quando não há consciência.

Nesse sentido, os pensamentos são influenciados pelos egos, pela inteligência e só podem ser observados pela consciência desperta. Quando há vida e comunhão, há também a consciência vigilante e atuante nos pensamentos. Quando não há consciência, então, o ego domina. Ou seja, o humano passa a existir como uma marionete das vontades dos seus egos que querem se alimentar. É como um cego que não pode ver, um surdo que não pode ouvir as coisas conscientes do espírito.

Logo, a mente humana (que representa a alma) é usada pelos egos que querem existir e se alimentar de sentimento. Ela é capaz de sabotar as decisões e induzir o pensamento contra o próprio sonho consciente.

Como resultado, o ego do medo, por exemplo, se fortalece e passa a existir quando você sente medo. O sentimento é o que alimenta o ego. Assim acontece com todos os egos, eles querem existir a qualquer custo, por isso, disputam o sentimento de soberba, avareza, luxúria, inveja, gula, ira, preguiça.

 

Os Sonhos Perdidos em Função do Ego

De antemão, é isso que o ego quer! Que você o alimente com ira, medo, luxúria e deixe de realizar os seus sonhos para que eles possam existir. Por isso, é necessário o nascer de novo, o despertar da consciência e o viver em Cristo. Quem vive consegue discernir, separar e evitar as ações negativas da alma movidas pelos egos.

A observação de si mesmo só é possível com o espírito. Sem consciência não há como dominar a mente, muito menos controlar os pensamentos e menos ainda as decisões.

Em outras palavras, realizar um sonho é algo que agrada o espírito pois sonhos manifestam destinos e essa é a vontade de Deus para todos que vivem. Para alcançar os sonhos é necessário ficar muito atento ao que existe dentro de nós. Uma guerra da alma que milita contra o espírito. Para ser mais preciso, a alma não é contra o espírito, ela apenas tenta ganhar o espaço para existir e esse espaço ela tira do espírito de viver (dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço).

Por fim, esse é o cerne da questão, o ponto de equilíbrio entre a alma e o espírito. Se você é conduzido apenas pela sua alma, você não tem consciência e não vive; apenas existe. O segredo é alimentar equilibradamente o espírito com o ouvir, a alma com o olhar e o corpo com o comer.

 

A Alma Não Tem Consciência

Ou seja, todo aquele que é conduzido apenas pela alma não tem consciência. A alma é formada de pensamento, emoção e sentimento, dos egos que dominam ou são dominados pelo espírito desperto. Os egos sempre tentaram naturalmente dominar o tempo todo o cenário psicológico, ou seja, os egos manipulam os pensamentos para que as emoções e os sentimentos se manifestem na forma que eles querem para existirem, seja pelo medo, ira, gula etc.

Analogamente, todos nós, por exemplo, temos todos os egos e naturalmente eles querem agir e existir. Somos nós que alimentamos esses egos, que decidimos quando temos consciência. Nós vamos adquirindo e alimentando os egos ao longo da infância, juventude e das experiências emocionais que esses egos provocam.

Os egos querem ganhar o espaço para existirem, e lutam por isso. Lutam, não para destruir você ou o espírito, mas, para conquistarem um espaço na existência.

Dessa forma, a sua alma é capaz de enganar, sabotar, amedrontar, brigar, de elaborar uma estratégia para que você não ouça a voz do seu espírito. Se isso acontecer, você estará enterrando seu sonho e acreditando equivocadamente que satisfazer as suas vontades é o melhor para você. Até poderia ser, se essas vontades fossem vivas e durassem eternamente. Não há comparação da duração de 126 anos na existência, para a vida eterna.

 

O Espírito Não Pensa

A princípio, os que alimentam o espírito vivem sempre em comunhão com Deus, pois o Espírito Santo de Deus é o alimento espiritual do homem. O Espírito de Deus é quem faz essa conexão com o espírito humano, essa é a imagem e a semelhança que o ser humano tem com Deus – o Espírito de Deus e o espírito humano.

Os que desenvolvem o espírito começam a viver e essa vida é na quarta dimensão onde não há tempo e nem espaço.

Nesse sentido, o espírito não pensa, não sente, não deseja, não mente, não adoece. O espírito enfraquece, mas nunca adoece. E a fraqueza espiritual traz a doença para alma, assim como a alma doente reflete na doença do corpo. Essas são as relações que precisamos conhecer para discernir e fazer a melhor escolha.

Porém, tudo que for pensamento, emoção e sentimento é parte da alma, de modo que, se estou sentindo a presença de Deus, isso não é verdadeiro. É irreal sentir Deus, pois o sentimento é da alma e está na existência e por isso não há como sentir Deus. O ser humano percebe a presença de Deus em verdade e espírito.

Deus não existe, Ele vive em outra dimensão, por isso, é importante conhecer e separar as coisas para saber exatamente quem está tentando lhe dar a direção, se é a sua alma ou o seu espírito.

 

Os Egos e os Cenários Criados

Antecipadamente, o ego do medo cria o cenário do medo, ele atua no seu pensamento inconscientemente, e, quando você consegue identificá-lo, ele já assumiu o sentimento e já está existindo e você já estará com medo. Se você vai fazer uma coisa, por exemplo, que é muito importante para você, então, o ego do medo vem e te coloca essa sensação e então o receio faz você se boicotar, com medo de fazer o que é bom para você. Então você percebe que foi usado pelo ego, que o medo não foi uma intuição, mas, uma cilada criada por você mesmo (seu ego do medo) para alimentar o sentimento de medo.

Da mesma forma, acontece com todos desprovidos de consciência. Para evitar as ações do ego é necessário observar de onde este ego surge (a toca do coelho na física quântica). Ele surge de algum lugar dentro de você. Ele fica na toca do coelho, e, na primeira oportunidade ele sai e atua dentro de você para ganhar o espaço e existir.

Só é possível observar o ego agindo com a consciência. Sem consciência não há como ter o controle da sua mente. Somente a consciência pode controlar a alma, e, então, assumir o controle da mente humana.

Igualmente, o ego lhe fará temer sem motivo! Como perceber isso? Quando identificar que ao mesmo tempo que você tem a possibilidade de temer, também tem a possibilidade de acreditar que não existe o risco e que não tem nada que realmente possa te oferecer um risco.

Por exemplo, você quer ir ao mar, então, pensa em um mar agitado, cheio de grandes ondas e que vai te engolir. O medo lhe fará desistir de entrar no mar, porém, ao contrário, o mar está com onda e não oferece qualquer risco. Então o medo passa imediatamente e você percebe que era uma projeção ou uma armadilha mental.

Igualmente, tem muita gente que cai na armadilha do ego da ansiedade e toma uma atitude precipitada sobre um sonho que exigiria a paciência e o esperar o momento certo para acontecer. A preguiça é outro ego que pode enterrar um sonho que exige trabalho e sacrifício, mas, o ego leva a crer que o melhor é descansar. O ego da ganância faz a pessoa agir de forma ilegal, e o que parece bom pode ser mortal.

Enfim, as pessoas, muitas vezes, não conseguem realizar seus sonhos por caírem nas armadilhas dos seus próprios egos que influenciam as suas próprias decisões equivocadas.

 

A Consciência Desperta Gera Segurança

Sobretudo, consciente, o ser humano deixa de ter medo porque tem a consciência de que está agindo corretamente e atento à direção espiritual. Quando há o agir espiritual, há com isso o agir de Deus e por isso não haverá motivo para temer. Essa segurança pode evitar diversos transtornos.

O ser humano também consegue evitar o agir da ira, ansiedade, gula, cobiça, ou seja, com o espírito desperto e consciente o agir é traçado com consciência e segundo a vontade de Deus.

Todavia, outro aspecto que exige bastante da consciência é quando precisa desmascarar um sonho, que, na verdade, não seria um sonho consciente, mas sim a vontade do ego. O ego da ganância, por exemplo, mascarada em fazer você prosperar; cria uma armadilha para existir e enganar até o ser humano consciente despreparado.

Nesse sentido, é muito comum o humano pensar em ser feliz a qualquer custo (confundir a alegria temporária com a felicidade), e, para alcançar o desejo, alimenta os egos da cobiça, da luxúria etc. Ao se deixar levar como marionete, robustece os egos e enfraquece o espírito ou o deixa sem condição de viver.

Seja como for, a felicidade é uma decisão que está dentro de cada um e ao alcance de todos, porém, a maioria dos humanos confunde a verdadeira felicidade com o contentamento dos seus sentimentos. A maioria busca fora o que está dentro, e só quem vive consegue ser feliz.

Ter felicidade é algo impossível, assim como ter amor ou sentir amor. O amor vem do ser e não do ter. Por isso, o ser pode amar. O ter é a posse de algo que existe, e só na existência é possível ter.

Assim, o ter é momentâneo. Está ligado à existência e ao corpo e alma. O humano existe em função do ter e não do ser. Ele quer ter propriedades, poder, dinheiro, e luta por isso como a coisa mais importante de tudo.

Logo, o ser é vida e tudo que vive é eterno, por isso dura para sempre. O ser humano que vive pensa de forma coletiva, age segundo a vontade de Deus e segue consciente com segurança.

 

Os Egos Enganam e Induzem a Destruição

A princípio, o ser humano é amor, é felicidade e isso são condições de quem alimenta o espírito e vive. Porém, o humano apenas existe em função dos seus pensamentos e sentimentos é levado a acreditar que a verdadeira felicidade está na alegria do álcool ou no prazer do corpo; quando, na verdade, é apenas o alimento do ego que enfrasca o espírito.

O humano chega a se prostituir, trair e mentir, pois, essas atitudes é que alimentam o ego e geram o contentamento da alma, e, quanto mais alimentado estiver o ego mais ele tem força para convencer a mente.

Ou seja, a felicidade pertence ao Espírito, a alegria pertence a alma. A pessoa não se desenvolve espiritualmente, muitas vezes, por ficar presa às armadilhas mentais, então, ela tem medo de acreditar em si mesma, não aceita que é capaz de alcançar e seguir em Deus. Jesus falou: “não temas crer somente”. A maioria aceita esse conselho, mas, não consegue colocar em prática.

No entanto, quem segue os ensinamentos de Jesus, alcança o alimento espiritual que é a paz, o amor, a fé. Esse ser humano que existe e vive de forma consciente não cai em armadilhas. Ele entende que o propósito da vida é maior que as vontades dos seus egos de existirem. Quem ama o próximo e tem bom caráter, com certeza vai viver em paz, não fará o mal e nem prejudicará o outro.

Enfim, o que caminha tranquilo, em paz, segundo a direção de Deus, dificilmente dará errado na sua vida. As coisas vão seguir bem, no tempo certo, porém, mesmo estando nesse caminho, há alguns egos que podem querer atrapalhar. O ego sem alimento fica fraco, mas pode se manifestar no descuido do cansaço e da fraqueza espiritual.

 

Tire a Força do Ego ao Eliminar o Seu Alimento

Em síntese, a solução para vencer essas armadilhas mentais criadas pelos egos é alimentando o espírito. Quanto mais alimentado estiver o espírito, mais forte estará a consciência e com isso o poder de decisão assertiva. É o nascer de novo quando a vida é dada ao espírito humano. Conforme relata a Bíblia, basta acreditar que Jesus Cristo é o seu único Senhor e Salvador e nesse momento será batizado com o Espírito e Fogo.

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3:11

Atenção! Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, então, a única forma de um humano alcançar o seu ser é permitindo que haja vida dentro de si mesmo. Não se luta contra o mal ou contra os egos, apenas alimenta-se o bem e o espírito. Dessa forma o mal não encontrará espaço, o ego não terá alimento para agir e o espírito se desenvolverá e permanecerá forte.

Pode-se afirmar que mais de 90% dos humanos e dos seres humanos buscam eliminar um problema ou um defeito psicológico (o ego), de forma errada – lutando contra o mal, invés de alimentar o bem.

Dessa forma, para eliminar o defeito, o problema ou a doença basta enfraquecer o pensamento, a emoção e o sentimento que está gerando o inconveniente e destinar o melhor alimento para promover a virtude, o acerto e a saúde espiritual.

Todo mal tem sua raiz na fraqueza espiritual e na força da alma que reflete no corpo. As ciladas que brotam e se desenvolvem dentro de você é porque você mesmo permitiu. Cada um tem aquilo que permite. O ser humano decide o que pode ou não agir dentro de si mesmo.

Acima de tudo, o autoconhecimento interior e a comunhão com Deus é o começo de todo o processo, seguido da auto-observação interior e do trabalho de eliminação dos egos. É importante saber que tanto os humanos como os seres humanos têm todos os egos dentro de si (uns mais alimentados e outros menos), por isso, cuidado quando falar que “dessa água não beberei”.

Por fim, todos temos tendência a manifestar os diversos egos nas nossas psiques, sobretudo, é mais que importante acreditar que um ser humano com a consciência desperta e vivendo em comunhão com Deus dificilmente cairá em uma armadilha mental. O ser humano é guiado por sua consciência e por sua intuição, assim sendo, é guiado pela vontade de Deus.

 

Por Paulo Eduardo Dubiel – Publicitário e Jornalista Profissional, graduado em Gestão de Marketing, pós-graduado em Gestão de Negócios, Gestão da Inteligência Emocional, Gestão Pública de ODM – Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.

 

Written By
Paulo Eduardo Dubiel

Paulo Eduardo Dubiel é publicitário, jornalista e gestor de negócios e marketing profissional; graduado em Gestão de Marketing, MBA Executivo em Gestão de Negócios, pós-graduado em Gestão da Inteligência Emocional, com extensão em Gestão Pública de ODM – Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, Gestão de Resíduos, Gestão Ambiental e Administração do Tempo e demais cursos. Consultor Master com 25 anos de experiência profissional nas áreas estratégicas, táticas e operacionais.

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *