Tecnologia a laser aprimora tratamento dermatológico
Tecnologia a laser aprimora tratamento dermatológico.
Uma pesquisa recente revisou 92 trabalhos científicos relevantes desenvolvidos nos últimos 20 anos e revelou que as tecnologias a laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) transformaram a dermatologia de forma significativa para o rejuvenescimento e para determinadas doenças de pele.
De acordo com o estudo, o laser proporciona benefícios cumulativos para melhora na densidade do colágeno e na elasticidade da pele ao longo do tempo. A tecnologia produz radiação eletromagnética utilizada com diversas finalidades e, na dermatologia, atinge determinado “alvo” na pele promovendo sua modificação física, química ou biológica, como define a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O médico dermatologista Dr. Eduardo Álvares chama atenção para a tendência do uso de diferentes tipos de lasers em tratamentos dermatológicos. “A dermatologia tem se tornado cada vez mais tecnológica e os tratamentos a laser estão aqui para ficar. A cada ano, novos dispositivos são lançados, trazendo uma infinidade de tecnologias e funções diferentes que podem transformar a experiência do paciente”.
Dr. Eduardo Álvares atua em Goiânia (GO) com o uso de tecnologias avançadas para tratamentos para pele, rosto e corpo. O dermatologista informa que utiliza diversos equipamentos em sua clínica, como os Lasers Morpheus, Liftera, Fotona StarWalker e CoolSculpting, além de tratamentos estéticos dermatológicos mais populares, como preenchimento, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno e botox (Toxina Botulínica).
De acordo com o Dr. Eduardo Álvares, antes de fazer qualquer procedimento, é importante se atentar aos principais lasers e tecnologias utilizados e permitidos atualmente no Brasil de acordo com as certificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – e para que estes são indicados: Morpheus: indicado para tratar flacidez na face e corpo, além de ser eficaz na redução de cicatrizes e estrias; Fotona StarWalker: utilizado para tratar melasma e manchas, além de promover rejuvenescimento e melhorar a qualidade da pele; Liftera: recomendado para flacidez, afinamento do rosto, melhora do contorno facial e redução da “papada”; CoolSculpting: reconhecido como um dos melhores métodos para eliminar gordura corporal e tratar a “papada”; T-Sculptor: indicado para esculpir e tonificar músculos; Body Contour: utilizado para tratar celulite e flacidez corporal, promovendo uma pele mais firme.
Dr. Eduardo Álvares destaca que a criação e o desenvolvimento de novas tecnologias podem fomentar ainda mais o mercado da estética: “As tecnologias ampliam nossa gama de tratamentos estéticos, proporcionando resultados cada vez melhores, com menor desconforto, dor e tempo de recuperação, além de resultados mais naturais e duradouros”.
O especialista explica que é fundamental buscar médicos dermatologistas de confiança. A SBD desenvolve uma campanha em prol da valorização do dermatologista na assistência à população, tanto no diagnóstico e tratamento de doenças, quanto na realização de procedimentos cosmiátricos, que têm como objetivo melhorar a aparência da pele e do corpo. A entidade observa que o atendimento em saúde da pele, unhas e cabelos deve ser realizado sempre por um dermatologista. Dr. Eduardo Álvares ainda ressalta que existem tratamentos a laser que são indicados também para condições de saúde, com indicação clínica, para além da abordagem estética. “Há lasers disponíveis para tratar doenças como psoríase, rosácea, vitiligo e calvície. Além disso, eles [lasers] também podem ser utilizados para melhorar a saúde íntima da mulher, contribuindo para a lubrificação e a perda de urina”, explica o médico dermatologista.
Vale ressaltar
LASER é um acrônimo para “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation” (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação). Em termos simples: Partículas de luz (fótons) excitadas com corrente emitem energia na forma de luz. Esta luz é agrupada em um feixe. Assim, o raio laser é formado.
Quais são as aplicações do laser?
São utilizados em soldagens, cirurgias, holografia, para fazer cortes de tecidos, em leitores de código de barras no supermercado, impressoras, equipamentos de cirurgia dentária, pesquisa científica, leitores de CD e DVD, uso militar, entre diversas outras aplicações presentes no nosso cotidiano. LASER é um acrónimo de “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation” que quer dizer: “amplificação da luz por emissão estimulada de radiação”.
Em termos práticos, chamamos laser a certos dispositivos que geram radiação electromagnética (REM) com características próprias[1-6]. A laserterapia é um tratamento realizado com laser de baixa potência que emite comprimento de onda vermelho e/ou infravermelho e não promove aumento de temperatura, atuando em nível celular. A luz emitida é absorvida no tecido e transformada em energia, promovendo a restauração da função celular e o reparo tecidual.
Qual é a finalidade do laser?
Entre as utilizações do raio laser, temos: a leitura de código de barras, fabricação e leitura de CDs e DVDs, cirurgias, tratamentos estéticos, geração de sinais a serem transmitidos por fibra óptica, tratamento fototerapêutico, entre outras. Além da fisioterapia, a laserterapia de alta potência tem diversas aplicações em outras áreas da saúde, como: oftalmologia, odontologia, ginecologia, urologia, cirurgias vasculares e neurológicas, ortopedia, entre outras.
Como um laser funciona?
Quando a energia é alimentada ao meio laser pelo bombeio, este emite energia na forma de radiação. O meio laser ativo está localizado entre dois espelhos, o “ressonador”. Um desses espelhos é um espelho unidirecional. A radiação do meio laser ativo é amplificada no ressonador. O laser é prático e não gera dor, pois transmite uma luz que ativa a circulação, diminuindo os marcadores inflamatórios e aumentando as células de reparo tecidual. Algumas das indicações são: Pós operatórios; Dores articulares e musculares (agudas e crônicas).
Qual é o laser mais eficiente?
ND-YAG ND-YAG
É o tipo de laser para depilação com o maior tamanho de onda, com 1064 nm (nanômetros). Por isso, a tecnologia é a mais eficiente para tratamento em peles morenas com pelos escuros e peles negras. Isso acontece pois o feixe disparado tem baixa afinidade com a melanina e conta com alta capacidade de penetração.
O raio laser é formado por partículas de luz (fótons) concentradas e emitidas em forma de um feixe contínuo. Para fazer isso, é preciso estimular os átomos de algum material a emitir fótons. Essa luz é canalizada com a ajuda de espelhos para formar um feixe. A tecnologia foi criada em 1960 por Theodore Maiman. Os lasers podem ser aplicados para: tratar rugas, diminuir a aparência de poros abertos; remover definitivamente tatuagens e pêlos; reduzir os vasinhos na face; tratar manchas escuras; flacidez e estímulo de colágeno; cicatrizes, melasma, inclusive de acne.
Leia também: Hoje quinta-feira 31 celebra o Halloween Dia das Bruxas
Foto divulgação: portal.comunique-se.com.br.