Rodrigo promete contratação de médicos a niterói
Rodrigo promete contratação de médicos a Niterói.
Em entrevista à nesta segunda-feira (28/10), Rodrigo Neves (PDT), prefeito eleito em Niterói, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, para o quadriênio 2025-2026-2027-2028, afirmou que sua prioridade é melhorar a área da saúde na cidade.
Que recebeu 156.067 votos da população niteroiense (57,2% do total), de imediato, assim que assumir o cargo, 200 médicos serão contratados para ampliar a capacidade de atendimento à população local. ”A minha prioridade é melhorar a saúde. Nós vamos contratar logo, imediatamente, no início do governo, 200 médicos para resolver o problema de falta de médicos nas unidades de saúde. Vamos criar os supercentros de saúde de exames e especialidades”, afirmou.
”Vamos fazer a transição energética; ampliar programa de bicicletas compartilhadas [Nitbikes]; avançar na implantação de ônibus elétricos e da primeira linha de VLT em Niterói; e contribuir com a preservação de áreas verdes. Não vamos permitir ‘espigões’ na região Oceânica para preservar do ponto de vista ambiental”, disse.
A segurança pública também é uma pauta considerada primordial para Rodrigo Neves. O prefeito eleito de Niterói afirmou que, em relação ao tema, há reuniões agendadas com o governador Cláudio Castro e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para debater o assunto.
Vale ressaltar
No Brasil, a saúde é um direito fundamental de todas as pessoas, que deve ser garantido pelo Estado por meio de políticas econômicas e sociais. Trata-se do direito de cada indivíduo obter o mais alto padrão atingível de saúde física e mental.
Embora o acesso a serviços tenha relevância, como direito fundamental, o direito à saúde implica também na garantia ampla de qualidade de vida, em associação a outros direitos básicos, como educação, saneamento básico, atividades culturais e segurança.
Quais são os 5 princípios do SUS? O que é definido como único na Constituição é um conjunto de elementos doutrinários e de organização do Sistema Único de Saúde, os princípios da universalização, da equidade, da integralidade, da descentralização e da participação popular.
Saúde é um direito universal garantido pela Constituição Federal de 1988. Isso quer dizer que todos têm direito a tratamentos adequados, fornecidos pelo poder público.
Por que no Brasil a saúde é direito de todos?
O movimento de democratização do Brasil colocou na Constituição Federal de 1988 um conjunto importante de direitos sociais, inserindo a saúde como um dever do Estado e direito da população. Essa percepção foi um marco do atual processo histórico de conformação de um sistema de proteção social no País.
Quais são os 3 pilares do SUS? Conforme nossa descrição sobre o sentido de princípios, identificamos três elementos que compõem a base cognitiva, ideativa e filosófica do sistema brasileiro e que foi inscrita na Constituição Federal de 1988: Universalidade; • Eqüidade; • Integralidade.
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Tantas vezes citado, o conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, que determina que é dever do Estado garantir saúde a toda a população brasileira.
Leia também: Niterói oferece exame de vista gratuito para servidor
Foto divulgação: diariodorio. Rodrigo.