Tecnologia

Brasil Rumo a Inovações para um Futuro Digital

Brasil Rumo a Inovações para um Futuro Digital
  • Publishedoutubro 25, 2024

Brasil Rumo a Inovações para um Futuro Digital.

Debates acerca da necessidade de estabelecer diretrizes claras para o uso de novas tecnologias vêm crescendo em todo o mundo. No Brasil, a criação de um Plano Nacional de Inteligência Artificial e o avanço do Projeto de Lei n° 2338/2023, que visa estabelecer diretrizes para o uso de IA no país, evidenciam o rápido avanço e a crescente adesão da inteligência artificial em diversos setores da sociedade, além de reforçar que o país está se preparando para protagonizar grandes mudanças nessa área.

A recente aprovação do EU AI ACT — marco legal europeu sobre desenvolvimento e uso de inteligência artificial — reforça a preocupação dos governos em lidar com todas as questões que surgem com as novas tecnologias e estabelece regras gerais para a inclusão de IA no mercado, além de diretrizes para fiscalização e medidas de apoio à inovação, principalmente quando envolve startups.

“Ainda não existe uma norma única que estabeleça regras claras e específicas para o uso de IA em âmbito global. Cada país busca definir suas próprias regras para novas tecnologias, mas é inegável que referências como o código europeu para uso de IA contribuem para o desenvolvimento de diretrizes cada vez mais sólidas.

O Brasil, nesse cenário, tem grande potencial para ser protagonista de importantes avanços na área”, explica Alessandra Borelli, sócia e CEO da Opice Blum Academy e responsável pelo Digital Privacy Summit, evento que reúne, anualmente, algumas das maiores mentes da inovação e do direito para discutir as últimas tendências e melhores práticas em proteção de dados.

Das Bets às eleições – Uso de IA e redução de fraudes nas mídias

De acordo com uma pesquisa do Data Senado em conjunto com o Instituto Nexus sobre Golpes Digitais, nos últimos 12 meses, 1 em cada 4 pessoas sofreu algum tipo de golpe digital. Segundo o levantamento, 51% dos que sofreram algum crime cibernético como clonagem de cartão, fraude na internet ou invasão de contas bancárias, ganham até dois salários mínimos, o que reforça a importância da regulamentação e da união de esforços entre governos, empresas e a comunidade para promover educação e preparar a sociedade para lidar com os desafios que surgem com as novas tecnologias.

As eleições municipais, por exemplo, evidenciaram o potencial das mídias para a propagação de informações falsas, as fake News, potencializadas pelo uso de deep fakes — recurso tecnológico que, com a IA, permite manipular fotos e vídeos ao trocar rostos de maneira convincente.

“Em meio a um cenário polêmico, estamos em um momento crucial para a regulação das mídias digitais no Brasil, com o desafio de conseguir equilibrar inovação, proteção dos direitos dos usuários, combate à desinformação e ao discurso de ódio, e garantia de pluralidade de vozes”, ressalta Marcos Bruno, advogado especializado em Direito Digital.

Sobre a Opice Blum Academy:
Opice Blum Academy (OBAC) realiza o Digital Privacy Summit anualmente, além de oferecer cursos abertos e cursos in company. Mais de 15 mil alunos já passaram pela OBAC, que tem foco nos temas de Inovação, Tecnologia, Direito Digital, dentre outros.

Com Assessoria de imprensa Opice Blum Academy
“A busca por uma legislação ideal divide opiniões ao redor do mundo, mas é inegável que a IA está alcançando padrões interativos muito próximos aos do ser humano, com conexões cada vez mais naturais e espantosamente reais. Ao mesmo tempo, existem riscos inerentes à operacionalização dos sistemas que variam desde infrações de propriedade intelectual e autoria de criação até modelos de negócios baseados em decisões automatizadas com inclinações preconceituosas ou desajustadas em relação ao senso comum humano. Daí a importância de reforçarmos o papel da Governança de IA”, finaliza Renato Opice Blum, Professor de Direito Digital, Proteção de Dados, Inteligência Artificial e Segurança da Informação no INSPER/ESPM/FAAP/Mackenzie e Presidente da Comissão de Estudos de Novas Tecnologias, Neurodireitos e Inteligência Artificial do IASP.

Vale ressaltar

Segundo Longo (1984), “tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços”.

Em seu sentido mais amplo, a tecnologia se refere ao uso de técnicas, métodos e ferramentas para solucionar problemas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. A famosa invenção da roda, por exemplo, foi um grande avanço tecnológico para a população da época.

Tecnologia (do grego “τέχνη”: “técnica, arte, ofício” e “-λογία”: “estudo”) é o conjunto de processos e habilidades usados na produção de bens ou serviços, ou na realização de objetivos, como em investigações científicas.

A tecnologia é fundamental para impulsionar negócios e transformar realidades. Graças à evolução da Inteligência Artificial (IA), estamos entrando em uma nova era que irá revolucionar diversos setores da indústria, mudará a forma como trabalhamos e criará um ciclo de aumento de produtividade.

 

Leia também: Nuclear Legacy 2024 Evento da ABDAN

Foto divulgação: Debates acerca da necessidade de estabelecer diretrizes claras para o uso de novas tecnologias vêm crescendo em todo o mundo.

Instagram: Olheinfo

Written By
Ana Karla - Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *