Brasil Ocupa o Segundo Lugar em Visitantes no Chile
O Brasil ocupa o segundo lugar em visitantes no Chile e o destino é ainda mais procurado em 2024. No entanto, vale um bom planejamento para evitar surpresas com gastos não programados.
Chile busca permanecer no topo do turismo sul-americano com 17 indicações no World Travel Awards
Na edição sul-americana do World Travel Awards, o conhecido ‘Oscar do Turismo’ que tem o Chile indicado em 17 categorias. Com um legado de reconhecimentos obtidos em anos anteriores, nosso país pretende revalidar os títulos continentais de ‘Melhor destino de turismo de aventura’ e ‘Destino mais romântico’ do Deserto do Atacama, ambos conquistados no ano passado.
O Chile aspira consolidar a sua posição como líder na região e continuar a ser reconhecido pela sua impressionante natureza, diversidade geográfica e uma ampla gama de experiências que podem ser vividas no território nacional, características que lhe valeram consecutivamente o prémio de turismo de aventura. desde 2015.
Para Verónica Pardo, Subsecretária de Turismo, “a riqueza natural que o nosso país possui é sem dúvida um elemento chave na escolha de nós como destino internacional. Ser nomeado em 17 categorias é um exemplo da oferta que temos, para que tanto chilenos como estrangeiros possam desfrutar do nosso território, da sua cultura, da sua gastronomia, do desporto e da natureza, entre muitas outras opções, de forma responsável e segura. Ter esta vitrine também significa um impulso importante para a promoção do Chile como um destino único a nível internacional.”
A diversidade geográfica do Chile permite aos visitantes estrangeiros e nacionais desfrutar da adrenalina dos desportos radicais e da serenidade das suas paisagens naturais, ideais para escapadelas românticas.
O diretor nacional da Sernatur, Cristóbal Benítez, destacou que “o Chile é muito mais que um destino turístico. Mais uma vez, estas nomeações demonstram o nosso compromisso em oferecer experiências únicas e emocionantes aos amantes da aventura. Temos um extenso litoral, a imponente cordilheira dos Andes, paisagens únicas no Deserto do Atacama, um cenário imperdível para a prática de esportes radicais e atividades ao ar livre. Estamos confiantes de que, com o apoio dos chilenos, continuaremos a ser um dos destinos mais emocionantes do mundo.”
Foto: Secretaria de Turismo do Chile
Estas são as 17 categorias que o Chile busca conquistar
Para impulsionar a votação do Chile, a Subsecretaria de Turismo e a Sernatur convidam todos os amantes dos destinos nacionais a assinalarem a sua preferência pelo país nos World Travel Awards nestas categorias:
- Melhor Destino de Turismo de Aventura da América do Sul.
- Destino mais romântico da América do Sul, através do Deserto do Atacama.
- Melhor Destino Verde da América do Sul.
- Melhor Destino de Cidade, para Santiago.
- Melhor destino de cruzeiro.
- Melhor destino culinário.
- Melhor Destino Cultural.
- Melhor Cidade Cultural, para Santiago.
- Melhor Destino de 2024.
- Melhor Destino para Festivais e Eventos, para Santiago.
- Melhor Destino para Reuniões e Conferências, em Santiago.
- Melhor Destino Natural.
- Melhor Destino de Turismo Esportivo, para Santiago.
- Melhor Atração Turística, no Deserto do Atacama.
- Melhor Instituição de Turismo, pela Sernatur.
- Melhor Destino para Observação de Baleias.
- Melhor destino para jovens.
O país está indicado em 17 categorias do World Travel Awards 2024. Em 2023 obteve o reconhecimento de ‘Melhor Destino de Turismo de Aventura’ e ‘Destino Mais Romântico’ para o Deserto do Atacama.
Destino busca aumentar ainda mais esse público, segundo Brasilturis
Como parte da agenda promovida pelo ProChile em ocasião do Encontro Chile Brasil, a instituição do Ministério das Relações Exteriores chileno realizou na noite de, 27/11/2023, um jantar para convidados na Casa Maní, em São Paulo (SP). Na ocasião, também esteve presente a comitiva chilena que está em solo brasileiro para o encontro de negócios.
Durante o jantar, Verónica Pardo, subsecretária de Turismo do Chile, declarou que o Brasil é o segundo país na América do Sul que mais visita o Chile, perdendo apenas para a Argentina. “Porém, os brasileiros vão para viagens mais longas, enquanto os argentinos fazem a travessia para o Chile e ficam poucos dias”, afirmou.
Segundo Verónica, atualmente existem conexões para o Chile das cidades de Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Agora, o destino luta para conseguir voos partindo de Brasília (DF).
“Para nós recebermos os brasileiros é uma emoção muito grande. Sabemos que muitos nos visitam por conta do vinho e da neve, mas temos viagens infinitas”, acrescentou a subsecretária.
Verónica apresentou durante o jantar algumas possibilidades de viagens no Chile. São elas: Deserto do Atacama, Zona Central (Santiago, Valparaíso e as experiências de vinho), Lagos e Vulcões, além de Patagônia e Antartica, que concentra 91% das áreas verdes protegidas do Chile.
Chile espera mais de 400 mil turistas do Brasil no inverno
Viajantes brasileiros são o segundo maior grupo de visitantes e representam 20% do total na temporada de frio, afirma governo chileno
O governo chileno projeta para 2023 um aumento de 23% no número de visitantes brasileiros quando as temperaturas abaixarem. Em 2022, foram 94.255 turistas do Brasil no inverno chileno, para a próxima temporada a Subsecretaria de Turismo estima a chegada de 408.253 brasileiros.
“Mais uma vez, a temporada de inverno deverá ser a principal atração para os brasileiros e projetamos receber, somente em julho, 59.102 turistas”, disse a subsecretária, Verónica Kunze.
O Brasil é o segundo país que mais leva viajantes ao Chile, atrás apenas da Argentina. As visitas têm aumentado progressivamente desde o auge da pandemia. Em 2019, menos de 50.000 brasileiros foram ao país vizinho.
Destino procurado e as surpresas
O destino é bastante procurado, não apenas por suas belezas naturais, mas também em função dos preços das passagens aéreas e das acomodações alternativas por Airbnb. No entanto, brasileiros se assustam quando tem que pagar a conta do hambúrguer ou do restaurante. O Brasil ocupa o segundo lugar em visitantes no Chile e o destino é ainda mais procurado em 2024. No entanto, vale um bom planejamento para evitar surpresas com gastos não programados.
Por Olheinfo, com: Veja, Brasilturis, Secretaria de Turismo do Chile
Foto deserto do Atacama, no norte do Chile, (Jon G. Fuller/Getty Images)