Será Que a Terra Vai Sobreviver à Crise Climática?
A Terra Vai Sobreviver à Crise Climática. É justamente seu caráter de emergência que nos faz usar o termo “Crise Climática” e não “mudanças climáticas”.
Colocada como o principal desafio da humanidade atualmente — é justamente seu caráter de emergência que nos faz usar o termo “crise climática” e não “mudanças climáticas” —, ela exige medidas eficazes e a participação de governos, empresas e da sociedade. Afinal, se a atividade humana é a causa do problema, também temos de ser a solução.
Mas por que isso é uma “crise”? Pois, à medida que a temperatura global aumenta, a Terra e a humanidade sofrem os impactos negativos desse processo, como ondas de calor, fortes chuvas, escassez de água, degradação ambiental e aumento do volume dos oceanos, que consequentemente levam à queda na produtividade agrícola e causam problemas de saúde. Tais impactos reverberam na vida de todas as espécies e da população como um todo, que já enfrenta problemas respiratórios e escassez de recursos com uma frequência cada vez maior.
Cada um de nós deve se perceber como parte do todo, já que grandes mudanças coletivas partem de indivíduos. É sempre bom lembrar que o comportamento de uma única pessoa serve de inspiração e exemplo para família, amigos e comunidade, catalisando mudanças positivas em grande escala.
Ao adotar hábitos de consumo consciente que diminuem as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos negativos, um indivíduo contribui para mudar o cenário atual. E vai além: passa a exercer seu poder de influência multiplicadora no combate à crise climática.
VAMOS DAR OS PRIMEIROS PASSOS?
As Testemunhas de Jeová mobilizam-se para enfrentar a crise climática e ter motivos de esperança
Nos últimos meses, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou repetidamente recordes na temperatura média no Brasil. A combinação de secas, chuvas intensas e calor extremo interfere nas atividades produtivas, além de causar muitos prejuízos e perdas sociais em escala pessoal e coletiva. Centros internacionais de monitoramento do clima global indicam que 2023 terminará como o ano mais quente já registrado na Terra. E, durante a Cúpula da Ambição Climática, realizada em setembro de 2023 em Nova York, Estados Unidos, a ONU reconheceu a urgência de mudanças para diminuir a crise do clima.
Em meio à crescente preocupação com as alterações climáticas, as Testemunhas de Jeová partilham uma mensagem de esperança. Desde novembro, centenas de milhares de voluntários em todo o país oferecem aos seus vizinhos a revista Despertai! N°1 2023 com o tema: Será que a Terra vai sobreviver? – Motivos para ter esperança. A iniciativa continuará até dezembro.
Nessa edição, disponível no site JW.ORG, são abordados temas como:
- Água: Que processos naturais impedem que a água que existe no nosso planeta desapareça?
- Oceanos: Será que o dano causado aos oceanos pode ser revertido?
- Florestas: O que ecologistas observaram recentemente sobre áreas desmatadas?
- Ar: Que ciclos naturais são responsáveis por limpar o ar que respiramos?
Não é preciso ser um especialista para perceber que a Terra está correndo um sério risco. A água, os oceanos, as florestas e até o ar estão ameaçados. Será que nosso planeta vai sobreviver? Veja por que podemos acreditar num futuro melhor para a Terra.
Água
A VIDA na Terra seria impossível sem água, principalmente água doce. Tanto é que o maior componente de todos os seres vivos é a água. Lagos, rios, pântanos e aquíferos subterrâneos fornecem água para os humanos e os animais, e também são usados para irrigar as plantações.
Quais são os riscos?
A maior parte do nosso planeta é coberta por água. Mas, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial, “apenas 0,5% de toda a água do planeta está disponível e pode ser usada para consumo”. Embora essa quantidade relativamente pequena de água seja capaz de sustentar a vida na Terra, boa parte dela está sendo poluída ou ficando escassa por causa do aumento no consumo e de mudanças climáticas. Especialistas dizem que, dentro de 30 anos, é possível que 5 bilhões de pessoas não tenham água suficiente para o dia a dia.
Nosso planeta foi projetado para sobreviver
A Terra tem processos naturais que impedem que a água que existe no nosso planeta desapareça. Além disso, o solo, a vida marinha e até mesmo a luz do Sol trabalham juntos para purificar nossa água. Veja algumas evidências que mostram que nosso planeta foi projetado para sobreviver:
- Foi comprovado que o solo tem a capacidade de eliminar muitas coisas que poluem a água. Por exemplo, nos pântanos, algumas plantas conseguem remover da água o nitrogênio, o fósforo e os pesticidas.
- Cientistas descobriram processos físicos e biológicos que ajudam a purificar a água contaminada por resíduos orgânicos naturais. A água corrente dilui as substâncias prejudiciais, e então alguns micro-organismos agem para dissolvê-las.
- Em questão de dias, mariscos e mexilhões podem retirar da água substâncias químicas que podem ser perigosas. E eles podem ser até mais eficientes do que estações de tratamento de água.
- Nosso planeta mantém a água num sistema conhecido como ciclo da água, ou ciclo hidrológico. Esse ciclo, junto com outros processos naturais, impede que a água saia da nossa atmosfera ou desapareça de alguma forma.
Como os humanos estão tentando resolver esse problema?
Especialistas recomendam economizar água sempre que possível. Para diminuir a contaminação da água, eles incentivam consertar qualquer vazamento de óleo em nossos veículos e não jogar remédios nem substâncias tóxicas no ralo ou no vaso sanitário.
Com o objetivo de conseguir mais água potável, engenheiros têm desenvolvido métodos impressionantes de modernizar o processo de remover o sal da água do mar.
Mas é preciso fazer mais. Até mesmo o processo de remoção do sal da água do mar ainda é uma solução distante por causa do alto custo e do grande consumo de energia. Em um relatório de 2021, uma instituição relacionada às Nações Unidas disse o seguinte sobre o gerenciamento da água potável: “No mundo todo, é preciso dobrar os esforços nesse sentido.”
Que esperança a Bíblia nos dá?
“Deus . . . puxa para cima as gotas de água; o vapor se condensa para formar a chuva, então as nuvens a derramam, despejando-a sobre a humanidade.” — Jó 36:26-28.
Deus criou os ciclos naturais para proteger a água. — Eclesiastes 1:7.
Pense no seguinte: Se o Criador desenvolveu processos para purificar a água, será que ele não teria o desejo e a capacidade de consertar os estragos que o homem causou contra esse recurso tão valioso? Veja o artigo que está na página 15: “Deus promete que nosso planeta vai sobreviver”.
Oceanos
OS OCEANOS fornecem boa parte do nosso alimento e também muitos componentes que precisamos para fazer remédios. Nossos oceanos produzem mais da metade do oxigênio da Terra e absorvem emissões de carbono geradas pela ação humana. Além disso, os oceanos regulam o clima do nosso planeta.
Quais são os riscos?
As mudanças climáticas são uma ameaça para os recifes de coral e outras formas de vida marinha. Pelo menos 25% de toda a vida marinha que conhecemos depende dos recifes para sobreviver. Mas calcula-se que quase todos os recifes correm o risco de desaparecer dentro dos próximos 30 anos.
Especialistas dizem que cerca de 90% das aves que buscam seu alimento no mar já ingeriram plástico. E acredita-se que o plástico nos oceanos seja a causa da morte de milhões de animais marinhos todos os anos.
Em 2022, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse o seguinte: “Nós não cuidamos dos oceanos como deveríamos e hoje enfrentamos o que eu chamaria de ‘emergência oceânica’.”
Nosso planeta foi projetado para sobreviver
Os oceanos e a vida marinha foram projetados para se manterem limpos e saudáveis, mas a poluição humana atrapalha esse processo. De acordo com um livro sobre a crise climática, a quando uma parte do oceano fica livre da contaminação humana, “a capacidade dos oceanos de se regenerar entra em ação”. Veja alguns exemplos:
-
O fitoplâncton é um conjunto de minúsculos organismos que armazenam e consomem dióxido de carbono, considerado o principal gás que causa o aquecimento global. O fitoplâncton armazena praticamente a mesma quantidade de dióxido de carbono que todas as árvores e vegetações terrestres armazenam juntas.
-
Alguns micróbios se alimentam da carcaça de peixes, que poderia acabar poluindo o oceano. E mais tarde, esses mesmos micróbios viram o alimento de outras criaturas marinhas. De acordo com o Instituto Smithsonian, isso “mantém as águas do oceano claras e limpas”.
-
Muitas criaturas marinhas usam seu sistema digestivo para transformar águas ácidas do oceano em águas alcalinas. A água alcalina é mais saudável para os corais e outros animais marinhos, como os crustáceos.
Como os humanos estão tentando resolver esse problema?
“Melhor que limpar é não sujar.” Essa ideia também se aplica aos oceanos. Por isso, os especialistas incentivam as pessoas a reutilizar sacolas e outros objetos em vez de usar itens de plástico uma vez e então descartá-los.
Mas isso não é o suficiente. Recentemente, uma organização ambiental fez um trabalho de limpeza em praias de 112 países. Em um ano, essa organização retirou cerca de 8.300 toneladas de lixo trazido pelas marés. Mas isso foi apenas cerca de 0,1% de todo o lixo que chega nos oceanos a cada ano.
A revista National Geographic (em inglês) relatou que “o aumento na acidez [dos oceanos] que já aconteceu até agora é provavelmente irreversível”. As criaturas marinhas estão “numa guerra contra uma economia mundial que tem como base o uso de combustíveis fósseis baratos. Essa não é uma guerra justa”.
Que esperança a Bíblia nos dá?
“A terra está cheia dos teus trabalhos. Lá está o mar, tão extenso e vasto, fervilhando de inúmeros seres vivos, pequenos e grandes.” — Salmo 104:24, 25.
Nosso Criador fez os oceanos e deu a eles a capacidade de se manterem limpos. Pense no seguinte: Se ele conhece tão bem o mar e toda a vida marinha, será que ele também não conseguiria desfazer todo o dano causado aos oceanos? Veja o artigo que está na página 15: “Deus promete que nosso planeta vai sobreviver”.
AS FLORESTAS são chamadas de “pulmões e sistema de suporte da vida na Terra”. Por quê? As árvores das florestas absorvem dióxido de carbono, que pode ser prejudicial para nós. Elas também emitem oxigênio, um componente essencial no ar que respiramos. Além disso, cerca de 80% de todas as plantas e animais terrestres vivem em florestas. Sem as florestas, nós não conseguiríamos sobreviver.
Quais são os riscos?
Todos os anos, bilhões de árvores são derrubadas. Na maioria das vezes, isso acontece para que a terra seja usada para a agricultura. Desde o final da década de 1940, metade das florestas úmidas do mundo todo (principalmente florestas tropicais) desapareceram.
Quando perdemos uma floresta, também perdemos todos os animais e plantas que vivem ali e todos os benefícios daquele ecossistema.
Nosso planeta foi projetado para sobreviver
Recentemente, ecologistas ficaram surpresos de ver como algumas áreas desmatadas conseguiram se recuperar naturalmente e de maneira rápida. Até mesmo em algumas áreas em que sobraram pouquíssimas árvores, a floresta mostrou uma incrível habilidade de crescer de novo e até de se expandir. Veja os seguintes exemplos:
-
Pesquisadores realizaram um estudo nas Américas e na África Ocidental. Eles acompanharam 2.200 áreas que haviam sido desmatadas para plantações e que, mais tarde, deixaram de ser usadas. Esse estudo mostrou que, em menos de dez anos, o solo tem a capacidade de se recuperar o suficiente para uma floresta começar a crescer de novo. Calcula-se que, num período de mais ou menos cem anos, essas florestas poderiam voltar a ser como eram antes, de acordo com um estudo publicado na revista Science.
-
Recentemente, cientistas no Brasil compararam a velocidade de recuperação de dois tipos de áreas desmatadas: uma que contou com a ajuda do homem para se recuperar e outra que não teve praticamente nenhuma intervenção humana. A revista National Geographic (em inglês) disse o seguinte sobre os pesquisadores desse estudo: “Eles ficaram felizes de descobrir que não era necessário plantar árvores.” Em apenas cinco anos, as áreas monitoradas “estavam cheias de árvores nativas”, mesmo sem nenhum plantio.
Como os humanos estão tentando resolver esse problema?
Muitos esforços estão sendo feitos no mundo inteiro para proteger as florestas e recuperar aquelas que foram degradadas. Qual tem sido o resultado? De acordo com uma agência das Nações Unidas, nos últimos 25 anos, “a taxa de desmatamento mundial caiu mais de 50%”.
Mas isso ainda não é o suficiente para salvar nossas florestas. De acordo com o Global Forest Watch, uma organização que monitora as florestas do mundo, “a taxa de perda de floresta primária nos trópicos tem sido resistentemente consistente ao longo dos últimos anos”.
A extração ilegal de madeira é uma indústria bilionária. E, por causa da ganância daqueles que cometem esse crime, as florestas tropicais continuam desaparecendo.
Que esperança a Bíblia nos dá?
“Jeová a Deus fez brotar do solo todo tipo de árvores de aspecto agradável e boas para alimento.” — Gênesis 2:9.
O Criador de todas as florestas projetou cada uma delas com a capacidade de se recuperar do uso humano, desde que seja um uso sustentável. Ele quer preservar as florestas e todo o ecossistema que depende delas.
O homem tem administrado muito mal os recursos da Terra, mas a Bíblia mostra que Deus vai pôr um ponto-final nisso e que nosso planeta e a vida nele vão sobreviver. Veja o artigo que está na página 15: “Deus promete que nosso planeta vai sobreviver”.
PRECISAMOS do ar, mas não só para respirar. O ar protege nosso planeta da maior parte da radiação perigosa do Sol. E se não fosse o ar, as temperaturas em todo o planeta iriam cair drasticamente.
Quais são os riscos?
A poluição do ar é uma grande ameaça para a vida no nosso planeta. Para se ter uma ideia, apenas 1% da população da Terra respira um ar adequado, de acordo com os padrões de qualidade da Organização Mundial da Saúde.
A poluição do ar pode causar doenças respiratórias, câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. Além disso, ela causa a morte de cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos.
Nosso planeta foi projetado para sobreviver
Nosso planeta foi projetado com a capacidade de fornecer ar limpo para todos os seres vivos. Mas esse processo natural só funciona quando a poluição humana é controlada. Veja alguns exemplos:
-
A maioria das pessoas sabe que as florestas são muito eficientes em absorver dióxido de carbono do ar. Mas o que muitas pessoas não sabem é que os mangues são mais eficientes ainda. Os mangues conseguem remover do ar até cinco vezes mais dióxido de carbono do que as florestas tropicais.
-
Estudos recentes mostraram que um tipo de alga marinha, conhecido como kelp, consegue retirar dióxido de carbono do ar. Essas algas possuem estruturas cheias de ar que funcionam como uma boia e permitem que elas flutuem por longas distâncias. Longe do litoral, essas “boias” estouram, e a alga, que está cheia de dióxido de carbono, é levada ao fundo do mar. Pesquisas mostram que o dióxido de carbono fica preso ali por muitos séculos.
-
Em 2020, ficou claro como nossa atmosfera tem a capacidade de se recuperar de níveis perigosos de poluição. Durante a pandemia da covid-19, quando as fábricas e os veículos do mundo todo praticamente pararam de emitir poluentes, a qualidade do ar melhorou rapidamente. De acordo com o Relatório de Qualidade do Ar Mundial de 2020, mais de 80% dos países que foram pesquisados relataram que, logo depois que os lockdowns começaram, o ar ficou mais limpo.
Como os humanos estão tentando resolver esse problema?
Os governos estão pressionando as indústrias a reduzir o quanto poluem o ar. E os especialistas incentivam as pessoas a economizar energia em casa e a caminhar ou andar de bicicleta em vez de dirigir. Além disso, os cientistas continuam descobrindo novas maneiras de reverter os efeitos da poluição. Por exemplo, foi desenvolvido um processo que usa micróbios para transformar poluentes em substâncias que não são tóxicas.
Mas ainda é preciso fazer mais. Isso ficou claro num relatório feito em 2022 por agências internacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde e o Banco Mundial.
De acordo com esse relatório, em 2020, cerca de um terço da população mundial cozinhava usando principalmente combustíveis poluentes. Em muitos lugares, poucas pessoas têm condições de comprar um fogão mais moderno ou têm acesso a combustíveis alternativos.
Que esperança a Bíblia nos dá?
“Assim diz o verdadeiro Deus, Jeová, o Criador dos céus e . . . Aquele que estirou a terra e o que ela produz, Aquele que dá fôlego aos seus habitantes.” — Isaías 42:5.
Deus criou o ar que respiramos e os ciclos naturais que mantêm o ar limpo. Além disso, ele tem poder infinito e ama a humanidade. Então, será que faz sentido pensar que Deus não vai fazer nada para acabar com a poluição do ar? Veja o artigo: “Deus promete que nosso planeta vai sobreviver”.
Deus promete que nosso planeta vai sobreviver
“A Terra consegue aguentar mais do que imaginávamos.”
Essa foi a conclusão que uma equipe internacional de pesquisadores chegou sobre o nosso planeta e as mudanças climáticas. Se você acredita num Criador que se importa com a humanidade, essa conclusão talvez faça você se lembrar de todos os processos naturais que Deus criou para a Terra se recuperar.
Mas a realidade é que o homem já causou tantos problemas na natureza que apenas esses processos naturais não são suficientes para o nosso planeta sobreviver. Então, por que podemos acreditar que Deus vai fazer algo para resolver essa situação?
Veja alguns textos da Bíblia que nos garantem que a Terra não só vai sobreviver, mas também vai atingir todo o seu potencial.
-
Nosso planeta foi criado por Deus. “No princípio Deus criou os céus e a terra.” — Gênesis 1:1
-
Nosso planeta pertence a Deus. “A Jeová a pertence a terra e tudo o que nela há.” — Salmo 24:1
-
Deus projetou nosso planeta para sobreviver. “[Ele] estabeleceu a terra em seus alicerces; ela nunca, jamais, será tirada do seu lugar.” — Salmo 104:5
-
Deus promete que sempre haverá vida em nosso planeta. “O verdadeiro Deus, Aquele que formou a terra, . . . não a criou simplesmente para nada, mas a formou para ser habitada.” — Isaías 45:18
-
Deus promete que os humanos vão viver na Terra para sempre. “Os justos possuirão a terra e viverão nela para sempre.” — Salmo 37:29
Deus criou a Terra para sobreviver. Se os humanos usarem os recursos da Terra de maneira sustentável, ela consegue se recuperar. A Bíblia diz que Jeová Deus já escolheu um dia para acabar com a exploração e os maus-tratos contra o nosso planeta. — Apocalipse 11:18
Depois que isso acontecer, a Bíblia promete que Deus vai transformar a Terra num lindo paraíso, livre de poluição e cheio de vida. Então, Deus vai abrir a mão e ‘satisfazer o desejo de todos os seres vivos’. — Salmo 145:16
“Apesar do cenário desafiador e das preocupações mundiais, há motivos para o otimismo”, diz Deoclecio Neri da Matta porta-voz local das Testemunhas de Jeová. “A população mundial parece entender que é preciso um esforço conjunto para preservar o planeta e a revista aborda soluções viáveis para o problema, destacando razões para confiarmos em um futuro melhor”. Uma cópia online gratuita dessa edição de Despertai! está disponível no site JW.ORG. A revista também pode ser acessada agora no formato Linha Braille (BRL) e em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Terra Vai Sobreviver à Crise Climática.
Por Paulo Eduardo Dubiel – Olheinfo, com Porta-voz local das Testemunhas de Jeová.