Turismo de Observação de vida silvestre no Brasil
Douglas Trent e Marcelo Álvaro Antônio conversaram sobre ampliação do turismo de observação de vida silvestre no Brasil
Dezembro de 2020 – Douglas Trent – ecólogo americano, mentor e diretor de pesquisas científicas do Projeto Bichos do Pantanal e primeiro operador de turismo de observação de vida silvestre no Brasil – viajou para Brasília na manhã de terça-feira (1), a convite do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Em reunião com grupo de trabalho formado por uma dezena pessoas de várias instituições do Brasil, Trent colaborou com orientações e ações focadas na ampliação do turismo de observação de vida silvestre, tema em destaque na agenda de reuniões que prosseguem durante o mês de dezembro.
Apesar de embrionário no Brasil, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o ecoturismo – segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação – é uma tendência de consumo que atrai cerca de um milhão de viajantes em alta temporada, gerando um faturamento de U$ 70 milhões para o país.
“O Brasil é o país mais competitivo do mundo na oferta de recursos naturais para a indústria de viagens”, diz Trent. Durante a reunião, o ecólogo americano entregou ao ministro Marcelo Álvaro, seu livro pré-lançado que leva o título Ecoturismo Comunitário, como planejar, desenvolver e comerciar o ecoturismo. Na obra, o autor destaca a necessidade de conhecimentos técnicos e visão estratégica para formatar as particularidades do ecoturismo e prosperar neste setor.
É neste contexto que o Projeto Bichos do Pantanal – realizado pelo Instituto Sustentar com patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental – vem atuando incansavelmente, em virtude do desenvolvimento sustentável do ecoturismo, da preservação de diversas formas da natureza e do papel fundamental da educação ambiental para assegurá-la.
Sobre o Projeto Bichos do Pantanal
Projeto Bichos do Pantanal – realizado pelo Instituto Sustentar com o patrocínio da Programa Socioambiental da Petrobras, atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT). O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável.
Instituto Sustentar
O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
O que faz o Instituto Sustentar
Desenvolvimento Local
- Promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades em articulação com a população local.
- Desenvolvimento e aplicação de programas de capacitação e empreendedorismo sustentável.
- Desenvolvimento e implementação de programas de turismo sustentável.
- Apoiar e cooperar com a atuação de entidades públicas e/ou privadas, cujo objetivo coincida com a conservação, a preservação e a melhoria do meio ambiente.
Pesquisas para conservação da biodiversidade, manejo e o D.S.
- Realização de Inventário completo de espécies de vida silvestre (fotografia, filmagem e geoprocessamento).
- Realização de pesquisas de natureza básica, aplicada e tecnológica nas áreas de nossa competência e afins.
- Planejamento para manejo de recursos naturais, pela consideração de seus reflexos no meio ambiente e seus aspectos socioeconômicos, podendo gerar os seguintes recursos:
- Relatórios de Impactos Ambientais decorrentes do uso e manejo dos recursos naturais;
- Inventário de recursos naturais recuperáveis, em especial fauna, solo, água e vegetação;
- Prevenção e controle de incêndios florestais;
- Estudos de viabilidade técnico-econômica de projetos;
- Estudos socioeconômicos para projetos;
- Estudos para implantação de assentamentos;
- Elaboração de planos diretores para pequenas e médias bacias hidrográficas;
- Projetos de reparação ambiental;
- Pareceres de interpretação de legislação ambiental;
- Projetos de arborização e paisagismo;
- Estabelecimento de sistemas de manejo para os recursos solo, água e vegetação, de acordo com as condições físicas e socioeconômicas da área projeto;
- Mapeamento e monitoramento das áreas-projeto;
- Determinação da aptidão agrosilvopastoril de áreas e o planejamento integrado para sua utilização.
Educação Socioambiental e Programas de Capacitação
- Educação socioambiental para a sustentabilidade.
- Desenvolver programas educacionais, priorizando as questões ambientais e sociais, com base na “Conexão com a Natureza”.
- Capacitação em Turismo de Observação de Vida Silvestre.
Diálogo de Stakeholders
- Desenvolvimento de parcerias, mapeamento e engajamento em diálogos de stakeholders em diversas questões fundamentais para a sustentabilidade.
- Desenvolvimento de comunicação estratégica para a sustentabilidade;
- Elaboração e acompanhamento de políticas de responsabilidade socioambiental.
- Mapeamento dos stakeholders atuais e potenciais.
- Realização dos “Diálogos de Stakeholders ou Grupos de Interesse”.
- Administração dos riscos e crises (desconfiança pública, mensagens conflitantes, fadiga dos stakeholders, levantamento de expectativas exageradas, administração de crises, acidentes).
Desenvolvimento de Projetos de D.S.
- Realização de Diagnóstico de impactos socioambientais das empresas;
- Proposição e monitoramento de planos de ação que reorientem a gestão das empresas pela ótica do desenvolvimento sustentável.
- Realização de Diagnóstico da aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável nas principais políticas públicas.
- Formulação e monitoramento dos planos de reorientação da gestão com base no desenvolvimento sustentável.
- Desenvolvimento, incentivo, coordenação, execução e gestão de estudos e projetos que objetivem a conservação e a preservação dos recursos naturais.
- Orientação, desenho e gestão para desenvolvimento de Relatórios de Sustentabilidade, utilizando metodologia dos indicadores eleitos, que podem ser GRI, Ethos, Ibase.
- Planejamento e definição das informações que serão coletadas para produção de relatório de sustentabilidade.
- Formação e capacitação de grupo de trabalho dentro das estruturas das empresas e instituições, para coleta de informações.
- Coleta de informações sobre políticas e práticas de RSE (Responsabilidade Social Empresarial).
- Consolidação das informações coletadas e produção do Relatório.
- Análise dos resultados e discussão com grupo de trabalho e stakeholders definidos pela empresa.
- Produção do texto final do Relatório.
Gestão de Fundos Econômicos e Financeiros Legais
- Desenvolvimento ou financiamento estudos, pesquisas, relatórios e projetos sobre o uso sustentável dos recursos naturais nas áreas de sua competência e afins.
- Desenvolvimento, gestão, licenciamento de tecnologias e aquisição, no país e no exterior, de materiais, componentes, equipamentos e serviços para cumprir sua missão, por seus próprios meios ou em associação com centros de pesquisa e/ou entidades nacionais e estrangeiras.
Realização de Eventos de D.S.
- Realização e execução de projetos próprios ou de terceiros, realizando eventos, cursos e treinamentos com temas relacionados à conservação e preservação do meio ambiente.
- Contribuição para o treinamento científico e tecnológico de recursos humanos, público e privado, nas áreas de sua competência e afins.
Serviço: Saiba mais em: https://institutosustentar.net/
Mais informações sobre o Projeto Bichos do Pantanal estão disponíveis em www.bichosdopantanal.org e nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/bichosdopantanal/
Instagram: https://www.instagram.com/bichosdopantanal/
Youtube: https://www.youtube.com/user/bichosdopantanal
Twitter: https://twitter.com/BichosPantanal
Por: Olheinfo