Mais 270 venezuelanos serão transferidos para outras cidades do País
Processo de interiorização é totalmente voluntário e depende também da disponibilidade de abrigos nos municípios.
Ao longo desta semana, 278 venezuelanos que optaram por participar do processo de interiorização vão embarcar em Boa Vista para outras seis cidades do Brasil. Segundo a Casa Civil, nesta terça e quinta-feira (28 e 30), 63 pessoas vão para Manaus, 71 para João Pessoa, 55 para São Paulo, 60 para Goioerê (PR), 25 para o Rio de Janeiro e quatro para Brasília. O transporte será feito pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Com esta nova etapa, o número de imigrantes que consentiram com a transferência irá superar 1 mil desde abril, quando começou o processo de interiorização. A partir de setembro, informa a Casa Civil, 400 pessoas serão transferidas todas as semanas, e os imigrantes vão continuar recebendo o apoio das cidades de destino, do governo e dos abrigos para que tenham acesso aos direitos básicos, como saúde e educação, e entrem no mercado de trabalho.
Atendimento
Até a hora do voo, o número de imigrantes pode mudar, já que é uma opção deles participar. Os venezuelanos que optaram pela interiorização receberam vacinas, realizaram exames de saúde e já têm a situação regularizada no Brasil, com documentação como número de CPF e carteira de trabalho.
A ação conta com o apoio de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), que identificam quem gostaria de participar, verificam o perfil dessas pessoas, garantem a documentação e ainda financiam melhorias nos abrigos que vão recebê-las.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Casa Civil