Você sabia que o bambu pode crescer 91cm por dia?
Você sabia que o bambu pode crescer 91cm por dia?
O bambu é uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo, algumas espécies crescem até 91 cm por dia. Isso significa que pode ser colhido em 3 a 5 anos, em comparação com 10-20 anos para a maioria das madeiras maciças, tornando-o um recurso renovável muito mais rápido.
A planta pode atingir uma altura de até 27 metros! Essa velocidade de crescimento é possível graças à estrutura única do bambu, que é composta por células com paredes finas e uma grande quantidade de espaços vazios, permitindo que a água e os nutrientes sejam transportados rapidamente.
O Brasil dispõe de clima favorável e grande extensão de áreas degradadas impróprias para outros cultivos. Mas, adequadas ao plantio de diversas variedades de bambu.
Uma das maiores florestas nativas de bambu do planeta localiza-se na Amazônia Sul-Ocidental. Ela abrange parte do estado do Amazonas e a maior parte do estado do Acre. Além de áreas vizinhas em Pando, na Bolívia, e Madre de Dios, no Peru.
Nessa região, ocorrem grandes concentrações de bambus nativos do gênero Guadua. Entretanto, a atividade econômica relacionada ao bambu no Brasil é bastante restrita. Esse cenário deve-se à ausência de tradição no emprego do bambu como matéria-prima.
Além das lacunas de conhecimento e tecnologias que permitam usar tanto as espécies de clima temperado. Principalmente quanto às espécies tropicais nativas, que têm ótimas propriedades físicas e mecânicas, além de grande potencial comercial.
Vale ressaltar
O que falar sobre a preservação da natureza?
Preservação ambiental é um conjunto de ações de proteção da natureza de forma que ela seja intocável, ou seja, que não se pode mexer, e sem interferência humana. A preservação ambiental acontece quando há ameaças, como desmatamento e o aquecimento global, à biodiversidade e a espécies, ecossistemas ou biomas.
Quais são as principais formas de preservação?
Conheça 5 atitudes simples para preservar o meio ambiente
Economize energia.
Economize papel.
Tenha um dia vegetariano.
Desligue a torneira.
Reduza o consumo de plástico.
Qual a importância de cuidar da natureza?
Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
O que fazer para preservar a natureza?
Plantar árvores, reciclar o lixo, castrar animais de estimação e denunciar crimes ambientais são algumas das ações recomendadas pelo Instituto Água e Terra (IAT) para ajudar na proteção dos ecossistemas naturais e, assim, ajudar o mundo.
Por que proteger a natureza?
A natureza é fonte do ar que respiramos, da água que bebemos, da comida que consumimos, do combustível que utilizamos e de todas as matérias primas dos produtos que usamos todos os dias. É a partir do meio ambiente que obtemos todos os recursos necessários para a sobrevivência humana e de todos os outros seres vivos.
Qual é o principal objetivo da preservação?
O objetivo da preservação é manter a integridade e a beleza natural dessas áreas, protegendo a biodiversidade, os habitats e os processos naturais que ocorrem ali.
O que é prevenção da natureza?
A preservação ambiental refere-se à proteção integral de uma área natural. Essa ação é necessária quando há risco de perda da biodiversidade de uma espécie, um ecossistema ou de um bioma como todo.
Qual o papel da preservação?
A preservação do meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza.
Leia também: Milhões de veículos devem passar pela Ponte Rio-Niterói
Foto divulgação: bamboi.eu. Bambu.