Redes Sociais e Seu Impacto na Saúde Mental dos Jovens

Redes sociais e seu impacto na saúde mental dos jovens. A Bíblia pode ajudar os pais a tomar boas decisões e proteger seus filhos.
O mau uso de redes sociais na infância e adolescência pode ter efeito prejudicial significativo na vida de crianças e jovens, de acordo com pesquisas e estudos recentes.
Sintomas de ansiedade, estresse e depressão têm sido associados à presença desequilibrada e desregrada dos jovens nessas plataformas digitais. Segundo Vivek Murthy, cirurgião-geral dos Estados Unidos, a “crise de saúde mental entre os jovens é uma emergência. E as redes sociais contribuem muito para isso.”
Com a proximidade do Dia Nacional da Saúde, em 5 de agosto, é apropriado o tom de urgência sobre os perigos das mídias sociais e seu potencial para afetar o desenvolvimento social, educacional, psicológico e neurológico de adolescentes.
“Eu sempre dizia a mim mesma que entraria na rede social só para conferir algumas novidades dos meus amigos. Os 15 minutos viravam duas, três ou mais horas todos os dias”, conta a jovem Maria Amorim, de 17 anos. “Percebi que aquilo estava afetando o meu sono, como eu utilizava o meu tempo e o meu estado emocional, porque vivia me comparando com outros”.
Os pais ou responsáveis têm um papel fundamental nesse cenário. Recorrer à Bíblia em busca de ajuda e orientação tem sido a boa decisão de milhões de famílias em todo o mundo. No site oficial das Testemunhas de Jeová — o jw.org — é possível acessar conteúdo baseado em ensinamentos bíblicos sobre o tema das redes sociais.
Autoridade na área da saúde alerta sobre os efeitos das redes sociais nos jovens — O que a Bíblia diz?
Em 23 de maio de 2023, uma das principais autoridades na área da saúde dos Estados Unidos alertou a população sobre como as redes sociais estão prejudicando muitos jovens.
-
“Embora as redes sociais possam trazer benefícios para algumas crianças e adolescentes, existem fortes evidências de que as redes sociais também apresentam um grande risco de prejudicar a saúde mental e o bem-estar de crianças e adolescentes.” — Redes Sociais e Saúde Mental dos Jovens: Comunicado do Cirurgião-Geral dos EUA, 2023.
Esse comunicado apresentou estudos que tiveram resultados preocupantes.
-
Adolescentes entre 12 e 15 anos “que passam mais de três horas por dia nas redes sociais correm o dobro do risco de apresentar problemas de saúde mental, como sintomas de depressão e ansiedade”.
-
Em um estudo com adolescentes de 14 anos, notou-se que “fazer muito uso das redes sociais prejudica o sono e causa assédios on-line, insatisfação com o próprio corpo, baixa autoestima e sintomas de depressão, especialmente entre meninas”.
Como os pais podem proteger seus filhos desses perigos? A Bíblia dá conselhos muito úteis sobre isso.
O que os pais podem fazer
Faça a sua parte. Os pais devem pensar nos perigos das redes sociais e decidir se seu filho deve ou não fazer uso delas.
-
Princípio bíblico: “Eduque a criança no caminho em que ela deve andar.” — Provérbios 22:6.
-
Para saber mais, leia o artigo “Devo deixar meu filho usar redes sociais?”.
Se você permitir que seu filho use redes sociais, esteja sempre atento aos possíveis perigos e a como ele usa a internet. Quais são algumas maneiras de fazer isso?
Proteja seu filho de conteúdos perigosos. Ensine seu filho a identificar e a evitar conteúdos perigosos na internet.
-
Princípio bíblico: “A imoralidade sexual, todo tipo de impureza e a ganância não sejam nem mesmo mencionadas entre vocês . . . nem conduta vergonhosa, nem conversa tola, nem brincadeiras obscenas.” — Efésios 5:3, 4.
-
Para ver algumas dicas práticas, leia o artigo “Ensine seu filho adolescente a usar as redes sociais com segurança”.
Estabeleça limites. Crie regras sobre quando seu filho pode usar redes sociais e sobre quanto tempo ele pode gastar com elas.
-
Princípio bíblico: ‘Estejam bem atentos para andarem como sábios, usando o seu tempo do melhor modo possível.’ — Efésios 5:15, 16.
-
Use o vídeo Seja Esperto: Saiba Usar as Redes Sociais para ajudar seu filho a entender por que é importante ter limites no uso da internet.
As redes sociais estão prejudicando seu filho? — Como a Bíblia pode ajudar os pais
Como os pais podem proteger seus filhos dos perigos das redes sociais? A Bíblia pode ajudar com isso.
O que os pais podem fazer
Analise os seguintes conselhos da Bíblia.
“Quem é prudente pensa bem antes de cada passo.” — Provérbios 14:15.
Por causa dos riscos envolvidos, não se sinta pressionado a deixar seu filho usar redes sociais. E antes de fazer isso, tenha certeza de que ele é maduro o suficiente para evitar conteúdos inapropriados, ter amizades saudáveis e seguir os limites de tempo que você estabelecer.
-
Para saber mais, leia os artigos “Devo deixar meu filho usar redes sociais?” e “Ensine seu filho adolescente a usar as redes sociais com segurança”.
“[Use] o seu tempo do melhor modo possível.” — Efésios 5:16.
Se você for permitir seu filho usar redes sociais, crie regras e explique para ele como essas regras vão protegê-lo. E fique atento a qualquer mudança no comportamento dele que talvez indique a necessidade de limitar o uso que ele faz das redes sociais.
-
Use o vídeo Seja Esperto: Saiba Usar as Redes Sociais para ajudar seu filho a entender por que é necessário ter regras sobre esse assunto.
Aprenda mais
A Bíblia diz que estamos vivendo em “tempos críticos, difíceis de suportar”. (2 Timóteo 3:1-5) Mas ela também traz conselhos práticos para nos ajudar a lidar com esses desafios. Veja uma lista com mais de 20 ajudas baseadas na Bíblia para pais e filhos no artigo “Saúde mental dos adolescentes piora muito”.
Redes sociais e seu impacto na saúde mental dos jovens
“As redes sociais podem trazer algum benefício, mas, como pais, precisamos pensar nos perigos e decidir se nossos filhos devem ou não fazer uso delas. Ensino minha filha a identificar e a evitar conteúdos perigosos, estabeleço limites de tempo e como se comportar online”, diz Kênia de Oliveira, que é mãe de uma adolescente de 16 anos.
A jovem Maria Eduarda de Amorim tomou medidas práticas para recuperar o controle e seu bem-estar emocional. “Conversei com meus pais e pesquisamos princípios bíblicos que me ajudaram a superar aquela fase, como por exemplo, o que está em Filipenses 1:10, que diz: ‘Certifiquem-se de quais são as coisas mais importantes’. No site jw.org encontrei muitas dicas úteis, que me incentivaram a passar tempo com meus amigos pessoalmente, a priorizar meu sono e meus trabalhos escolares”.
Para mais informações sobre esse assunto, visite jw.org. O site é acessível em mais de mil idiomas, incluindo a língua brasileira de sinais.
Por Olheinfo, com o porta-voz das Testemunhas de Jeová – Deoclecio Neri da Matta
1 Comment
[…] Leia também: Redes Sociais e Seu Impacto na Saúde Mental dos Jovens […]