Tecnologia

Poluição Eletromagnética

Poluição Eletromagnética
  • Publishedjaneiro 27, 2025

Poluição Eletromagnética

Os problemas originados pela utilização excessiva de Telas nos dão a convicção do quanto precisamos desconectar ao máximo e buscar na conexão com a natureza, nossa tranquilização e cura dos excessos emocionais e comprometimentos da saúde mental, em decorrência da hiperconectividade.

Sem dizer a importância clara de apoios terapêuticos quando o grau de dependência envolve “nomofobia”, prejuízos profissionais, sociais e/ou profissionais.

Não bastasse a infinidade de dispositivos com telas, a onda “wireless” se espalha mais rápidamente a cada dia, sobretudo nos chamados Wereables (tecnologias vestíveis), como: relógios, fones de ouvido, óculos, anéis etc. Estudos da “National Institutes of Health” ( https://www.nih.gov) , alertam sobre os efeitos do “WiFi” na casa, especialmente no período noturno. S

egundo informa o Movimento Slowphone, esses estudos indicam que radiação dos dispositivos eletrônicos, afeta o cérebro e a qualidade do sono profundo. Afirmam ainda, que a exposição prolongada a radiação emitida pelo “Wi Fi”, estimula a produção do cortisol, hormônio do stress, impactando a qualidade do sono, o bom funcionamento da memória e, por consequência, potencializando a dificuldade de aprendizado.

Sempre que possível utilize roteadores de internet a cabo, ao invés de Wireless; · Na hora de dormir, desligue o Wi Fi da casa, afinal qual é a lógica de manter ativado se ninguêm vai utilizá-lo?; · Jamais leve o celular para o quarto, nem mesmo para carregar a bateria; Se vai mantê-lo no banheiro ou em outro lugar, que seja bem longe da sua cama e no “modo avião”;

· Compre um despertador analógico, aquele de ponteiro, que seja silencioso e com um botão de luz para você enxergar as horas; · Mantenha o cellular em ”modo avião”, sempre que não estiver utilizando seu aparelho;

· Desmame de telas pelo menos 1h antes de ir dormir, por conta dos efeitos neurológicos do fundo azul da Tela;

· Evite os Wereables (tecnologias vestíveis) que utilizam “wireless”. Dê preferência a fios e cabos, por mais estranho e antiquado que isso possa parecer; Eu sei que a praticidade dos “Gadgets” baseados na tecnologia “wireless”, são muito sedutores, sinõnimos de praticidade e modernidade, como: fones de ouvido, relógios inteligentes, anéis, óculos etc.

Porém saber dosar, equilibrar, reduzir os efeitos das radiações é absolutamente importante e está ao alcance da decisão de cada um de nós. Já estamos por demais expostos a radiações eletromagnéticas sobre as quais não temos muito controle ou forma de evitar. É o caso das milhares de antenas de telecomunicações, roteadores, replicadores de sinais e outros equipamentos da infraestrutura de telcomunicações, constantemente nos bombardeando e gerando a intoxicação tecnológica, principalmente nos centros urbanos.

Para melhor compreensão dos efeitos da poluição eletromagnética e como evitá-los, entrevistei os fundadores e dirigentes do Movimento, Slowphone no Brasil, Fabiano Lauser, diretor e cofundador desde 2020, junto com Aline Gonçalves. Participou também dessa entrevista, a Joyce Maron, colaboradora e ativista desse Movimento no Distrito Federal.

O Slowphone integra a rede latino-americana LATAMXTS e mantém parcerias com organizações internacionais, como o “Environmental Health Trust” (EUA), “Europeans for Safe Connections” (Europa), “Ma Vie en Mode Avion” (Bélgica), entre outras. Eles também representam no Brasil, o projeto Cidadãos Cientistas, idealizado pela pesquisadora canadense Dra. Magda Havas, no qual cidadãos realizam medições de campos eletromagnéticos em suas cidades, seguindo uma metodologia padronizada. Os dados coletados são inseridos em um sistema de mapa, classificando os níveis de radiação do mundo todo.

Ficou claro em nosso bate-papo por ocasião da visita do Fabiano a Brasília e agora nessa entrevista, que segue abaixo, a importância do tema. A expansão do Movimento por diversas cidades brasileiras, demonstra que a cada dia mais pessoas estão a preocupar-se e a conscientizar-se da Importância de se cuidarem, de se desintoxicarem dos impactos constantes advindos da utilização dos dispositivos eletrônicos.

A motivação é tal que estão produzindo um documentário sobre a “Poluição Eletromagnética”, ainda sem data prevista para o lançamento.

Fonte: IG

Foto: Divulgação

Written By
Ana Karla - Redação Olheinfo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.