O alecrim pode ajudar a melhorar sua memória

Por que o mel é o único alimento da natureza que não estraga?
28/01/2019
O Brasil hoje é um país “sem Lei”…
12/02/2019

O alecrim pode ajudar a melhorar sua memória

A exposição ao aroma do óleo essencial de alecrim pode melhorar significativamente a memória de trabalho em crianças.

Este é um dos resultados de um estudo apresentado hoje, quinta-feira, 4 de maio de 2017, pelo Dr. Mark Moss e Victoria Earle, da Northumbria University, na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia, em Brighton.

 

O Dr. Mark Moss disse: “Nosso estudo anterior demonstrou que o aroma do óleo essencial de alecrim pode melhorar a cognição em adultos saudáveis. Sabendo a importância da memória de trabalho no desempenho acadêmico, queríamos ver se efeitos semelhantes poderiam ser encontrados em crianças em idade escolar em sala de aula. ”

 

Um total de 40 crianças entre 10 e 11 anos participaram de um teste baseado em classes em diferentes tarefas mentais. As crianças foram aleatoriamente designadas para uma sala que tinha óleo de alecrim espalhado por dez minutos ou uma sala sem cheiro.

 

As crianças foram testadas individualmente, sentadas à mesa em frente ao pesquisador. Depois de se apresentar à criança, o pesquisador disse: “Você está aqui para jogar alguns jogos de memória. Por favor, não fique nervoso, mas tente o melhor que puder para lembrar-se do que lhe peço.”

 

Análises revelaram que as crianças na sala de aroma receberam pontuações significativamente mais altas do que a sala não perfumada. O teste para recordar palavras demonstrou a maior diferença nos escores.

 

“Por que e como a alecrim tem esse efeito ainda está em debate. Pode ser que os aromas afetem a atividade elétrica no cérebro ou que compostos farmacologicamente ativos possam ser absorvidos quando os adultos são expostos”, disse Moss.

 

“Sabemos que a má memória de trabalho está relacionada ao baixo desempenho acadêmico e essas descobertas oferecem uma possível intervenção custo-efetiva e simples para melhorar o desempenho acadêmico em crianças. O momento é propício para testes em grande escala de aplicação de aroma em ambientes educacionais”.

 

Fonte: Sociedade Psicológica Britânica / .” ScienceDaily. ScienceDaily, 2 de maio de 2017. <www.sciencedaily.com/releases/2017/05/170502204545.htm>.

Fonte da história: Materiais fornecidos pela British Psychological Society . Nota: O conteúdo pode ser editado por estilo e tamanho.

 

Complemento sobre o alecrim:

10 Benefícios do Alecrim – Para Que Serve e Propriedades

Alecrim é uma das ervas mais populares do mundo. Ela é usada como remédio e tempero desde a antiguidade. Há registro de milhares de anos atrás com o alecrim sendo usado como uma erva medicinal para aliviar dores musculares, melhorar a memória, o crescimento do cabelo, o sistema imunológico e o circulatório. Esta erva, nativa do mediterrâneo, é usada como tempero no mundo inteiro, possui um gosto cítrico e amadeirado, principalmente para temperar carnes brancas, como porco e galinha. Vamos explorar neste artigo para que serve o alecrim e suas propriedades.

 

Os benefícios do alecrim são conhecidos há milênios. No século XIV, começou a se fazer óleo de alecrim, que era usado em um cosmético popular na época: A Água da Rainha da Hungria. Mais tarde, nos séculos XVI e XVII, alecrim passou a ser usado como um digestivo.

 

A erva pertence a família Lamiaceae, a mesma do hortelã, e também é muito usada para dar cheiro – tanto à comida quanto a aromatizantes. O alecrim pode ser usado fresco, seco, em pó, óleo ou chá. Todos com propriedades importantes para a saúde e o funcionamento do corpo como um todo.

 

Propriedades do alecrim

É uma boa fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina B6.

 

O uso milenar da erva e os valores nutricionais da erva são o bastante para chamar a atenção de quem se importa com a saúde, mas para que serve o alecrim realmente? Como escolher a erva? Há efeitos colaterais? Leia mais para entender.

 

Como encontrar e escolher

A planta cresce durante todo o ano, então está sempre disponível nos mercados. A versão fresca do alecrim é a que contém mais nutrientes e mais sabor. Escolha a erva bem, com folhas verdes claras e sem manchas escuras.

 

Também é uma planta fácil de plantar em casa, em vasos pequenos. A planta pode ser mantida dentro ou fora de casa, apenas precisa de um ambiente iluminado, pouco vento e água algumas vezes na semana.

 

Alecrim fresco pode ser guardado em um pote ou saco por várias semanas e o seco pode ser mantido por meses se for armazenado em lugar seco e escuro.

 

Benefícios do alecrim – Para que serve e propriedades

Os benefícios do alecrim são numerosos. Muitas das propriedades que povos da antiguidade acreditavam que o alecrim possuía, ele de fato possuí. Ele é rico em fibras, vitamina B, C, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio e praticamente não possui contraindicações. Vamos entender agora para que serve o alecrim e quais são as propriedades de destaque.

 

1- Propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes

O alecrim é rico em antioxidantes como ácido rosmarínico, ácido cafeico, ácido carnósico, ácido betulic, e carnosol. Essas substâncias tem propriedades antiinflamatórias e são fundamentais para neutralizar os radicais livres, evitando danos para o corpo, o envelhecimento precoce da pele e o crescimento de células cancerígenas.

 

Em função desses antioxidantes, o alecrim é particularmente famoso por suas propriedades contra o envelhecimento, melhorando a aparência e saúde da pele, principalmente quando usado em óleo. As propriedades anti-inflamatórias também atuam nos músculos, vasos sanguíneos e juntas. Auxiliando quem sofre com artrite, gota e pressão alta.

 

2- Desintoxicante

Por ser um diurético natural, ajuda a desintoxicar o corpo, colocando para fora patógenos, sais, toxinas e até mesmo o excesso de gordura. Um corpo sem toxinas leva a menor risco de cirrose, problemas no fígado e uma pele mais bonita.

 

3- Memória e concentração

Estudos mostram que o alecrim funciona como um estimulante para toda as funções cognitivas, melhorando a memória, concentração e raciocínio lógico. Apesar de ainda precisar de mais pesquisas para explicar como o alecrim atua, é um bom sinal que a erva é usada com estes objetivos há milhares de anos.

 

4- Sistema neurológico

Pesquisas apontam que alecrim melhora o sistema neurológico como um todo e evita o envelhecimento cerebral. Ele possui ácido carnósico, que ajuda o corpo e evitar e reverter danos no cérebro.

 

5- Sistema digestivo

Entre os benefícios do alecrim está um sistema digestivo saudável. Estudos apontam que alecrim melhora o sistema digestivo como um todo, evitando azia, gases, constipação, diarreia e falta de apetite. Ainda ajuda a regular todo o sistema gastrointestinal e os movimentos do intestino.

 

6- Prevenindo câncer

Uma pesquisa publicada no Oncolocy Reports (Relatórios de Oncologia) defende que alecrim ajuda a evitar o desenvolvimento de câncer de mama e leucemia. Outros estudos apontam que alecrim tem propriedades que evitam o desenvolvimento de tumores, reduzindo os riscos de desenvolver câncer.

 

7- Antibacteriano natural

Pesquisas também apontam que o alecrim tem propriedades antibacterianas, especialmente úteis contra infecções bacterianas no estômago, que podem levar a úlceras e outras doenças mais graves. Incluir alecrim na dieta diária pode evitar doenças causadas por bactérias.

 

8- Contra mau hálito

Como possui propriedades antibacterianas e um forte sabor e cheiro cítrico amadeirado, funciona bem contra mau hálito e higiene oral como um todo. Fazer gargarejo de água quente com algumas folhas de alecrim mata as bactérias da boca e deixar o hálito fresco.

 

9- Estimula circulação

Estudos apontam que alecrim estimula a produção de células vermelhas e melhora o fluxo de sangue no corpo, ajudando a oxigenar todos os órgãos vitais e todas as áreas do corpo.

 

10- Alívio da dor

Alecrim possui substâncias analgésicas e é usado para aliviar desde a antiguidade. Para dores externas, é possível aplicar óleo ou pasta. Para dores na cabeça, basta ingerir com a comida ou tomar em forma de chá.

 

Efeitos colaterais?

Alecrim é muito saudável, apenas em doses extremamente grandes pode causar alguns problemas como vômitos, espasmos, coma e líquido nos pulmões. Alecrim pode causar problemas em mulheres grávidas ou em amamentação, pois estimula a menstruação e aborto espontâneo.

 

A erva possui uma substância similar à aspirina, chamada salicilato, que pode causar alergia em quem é alérgico ao remédio. Também, por aumentar o risco de hematomas, deve ser evitado para quem já tem pré-disposição, assim como que sofre com convulsões.

 

Ela também pode afetar o funcionamento de alguns medicamentos. Por ser um diurético natural, ela pode afetar o uso de diuréticos e medicamentos com lítio (usado em tratamento de episódios maníaco-depressivos). A erva também pode afetar anticoagulantes e inibidores de ECA.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *