O professor de Harvard que ensina a ser feliz
21/02/2018
Kim Jong-un e Suas Qualidades
24/04/2018

Benchmarking. Ninguém Consegue Copiar.

Copiar é diferente de fazer benchmarking nas organizações de sucesso

 

Muitos tentam seguir as tendências de mercado, adequar-se aos exemplos de sucesso copiando as ações adotadas pelas empresas que crescem e obtêm resultados satisfatórios. Porém, copiam as ações de forma superficial, sem o conhecimento do planejamento estratégico e da base metodológica que as compõem; com isso, o resultado do processo de gestão vivido pela empresa que o criou, deixa de ser atingido por quem o está copiando.

 

Quando um profissional não tem o domínio do conceito e habilidade para criar um processo, tenta copiar de quem cria, executa e consegue resultados satisfatórios; porém toda cópia é superficial e pobre de embasamentos e metodologias essenciais. Por isso, aquele que copia dificilmente conseguirá sustentar por longo prazo uma estratégia e/ou tática que não lhe pertence.

 

Se o profissional fizer um benchmarking em uma organização de sucesso, que esteja obtendo resultados satisfatórios com determinada ação e, tendo a mesma semelhança com seu negócio, poderá extrair dados de determinados processos, para depois utilizá-los em seu planejamento. Dessa forma, determinará sua estratégia e tática, com embasamento nas suas condições reais de execução; com a visão, missão, as metas e objetivos próprios.

 

Ninguém consegue copiar uma ação, sem conhecer o planejamento e entender sua metodologia estratégica, tática e operacional. O melhor e preparar-se e crescer gradativamente de forma sustentável.

 

Por Paulo Eduardo Dubiel – Executivo em Gestão de Marketing e Negócios, Esp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *