Invista na sua empresa. O investimento nem sempre é o monetário
05/11/2012
Como Tomar a Decisão Certa
19/11/2012

O 5°C e 5°P do marketing

12/11/2012

O marketing na realidade brasileira consegue alcançar um pouco mais que a prática do composto promocional. Ele não é um fenômeno recente, pois é entendido e praticado como tal no Brasil há quatro décadas, sem ser percebido. Mesmo assim, ainda é confundido por muita gente exclusivamente como propaganda ou venda.

 

O importante não é entender o conceito de marketing e sim compreender que o marketing é o espírito da coisa, com fundamento na autopoiese, que conduz a empresa, os colaboradores, clientes e mercado a um só contexto – o ser o ambiente e não apenas fazer parte dele.

 

O mercado desenvolve-se por meio de grandes transformações com uma velocidade capitalista que assusta os gestores e provoca o consumidor a decisões amplas de compra. Com essa ampliação das demandas, o mercado exige mais da capacidade das empresas de gerirem suas necessidades. Dessa forma, tais empresas podem fazer negócios e buscar apenas ofertas ou se relacionar e manter um consumo constante de benefícios. Diante de tantos desafios, o marketing tem sido focado sob várias teorias, que procuram compreender seu fenômeno e explicar melhor sua atuação. Há três sistemas integrados de marketing que definem os interrelacionamentos dos seus elementos com o meio ambiente: os 4Ps de E. Jerome McCarthy, os 4As de Raimar Richars e os 4Cs do Prof. Robert Lauterborn.

 

As empresas têm procurado não apenas encantar seus clientes, mas sobretudo surpreendê-los. Nós da Peds Marketing Direto acreditamos que para isso temos que desenvolver o 5ºC e 5ºP do marketing, pois são conceitos intangíveis que refletem diretamente nesses pontos. O Colaborador passa a ser uma “mente-de-serviço” excelente e não mais uma simples mão-de-obra qualificada, pensa no porquê pensa, respeita e interage com as Pessoas, por consciência de ser o ambiente e não apenas fazer parte dele. Com isso temos um relacionamento com iniciativa própria, motivação, excelência e amor, Colaboradores e Pessoas relacionando-se profissionalmente em longo prazo.

Paulo Eduardo Dubiel
Especialista em Gestão de Marketing e Negócios
Tecnologista em Gestão de Marketing
Publicitário DRT-DF 458
Jornalista DF04203JP

Os comentários estão encerrados.