ICMBio investe no Parque Nacional da Tijuca

ICMBio investe no Parque Nacional da Tijuca em prevenção e capacita funcionários para atendimento de primeiros socorros a visitantes do Parque.
Iniciativa conta com uso de tecnologia para qualificar cerca de 40 profissionais que atuam em áreas de grande fluxo de turistas, como o Corcovado e o setor Floresta da Tijuca, reforçando a segurança do público na Unidade de Conservação
Rio de Janeiro, 21 de maio de 2025 – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da execução de contrapartida contratual com a empresa VIDA Emergências Médicas, realizou na manhã desta quarta-feira (21/05) um curso de Suporte Básico de Vida (SBV) para funcionários terceirizados que atuam no Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil desde 2008. A qualificação ocorreu no Centro de Visitantes Paineiras e contemplou uma primeira turma composta por 20 alunos. O objetivo é preparar os profissionais administrativos e operacionais para o atendimento eficaz de primeiros socorros, com ênfase em parada cardiorrespiratória. Uma parte desses colaboradores atua no dia a dia em locais de intensa visitação, como o Alto Corcovado, onde se localiza o monumento ao Cristo Redentor, e o setor Floresta da Tijuca.
O programa do curso visa capacitar os profissionais com conhecimentos teóricos e práticos essenciais do SBV, familiarizando-os com os equipamentos e técnicas mais atuais. Um dos grandes diferenciais é o uso de material completo de primeiros socorros, incluindo oito manequins adultos e três pediátricos equipados com dispositivos Bluetooth. A aplicação dessa tecnologia nesses equipamentos permite uma avaliação precisa e em tempo real das habilidades do aluno durante as compressões torácicas, otimizando o aprendizado.
Além disso, foram utilizados dispositivos para ventilação, como a pocket mask. Ao final do treinamento, ministrado por dois profissionais técnicos da área de saúde com especialização em emergências médicas, os participantes receberam certificado e estão habilitados a realizar atendimentos de primeiros socorros.
A grade curricular incluiu aspectos legais, cadeia de sobrevivência adulto, avaliação da cena, acionamento de apoio especializado, Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade, desfibrilação precoce e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), técnicas de abertura de vias aéreas e manobras de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE). Todo esse conhecimento poderá ser aplicado nos primeiros socorros em adultos, crianças e bebês.
Viviane Lasmar, Chefe do Parque Nacional da Tijuca, explica que essa iniciativa complementa os investimentos e melhorias que o ICMBio vem executando desde dezembro de 2024. “Esse curso de primeiros socorros ajuda a aumentar a segurança e o bem-estar dos visitantes que o Parque Nacional da Tijuca recebe anualmente. No Parque todo, recebemos mais de 4,6 milhões de turistas em 2022. Diante desse cenário, ao capacitar a equipe de terceirizados, damos mais um passo na melhoria do atendimento ao público e na garantia de que a experiência em nossa Unidade de Conservação esteja mais segura para todos.”
Ampliação dos recursos existentes
A realização do curso de SBV é uma contrapartida previamente estabelecida no contrato de empresa VIDA Emergências Médicas, que opera as duas UTI Móveis que estão presentes no PNT. Essa ação complementa outras medidas de segurança já implementadas pelo ICMBio no Parque Nacional da Tijuca para atender seus visitantes, com foco em áreas de grande concentração de público, como o Corcovado e o setor Floresta da Tijuca – uma das regiões totalmente gratuitas no Parque e que, no ano passado, registrou quase 400 mil visitantes.
No Corcovado, por onde passaram mais de 2,3 milhões de pessoas no último ano, o Instituto Chico Mendes já disponibiliza duas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) móveis completas na região do Corcovado, operando diariamente das 7h às 19h. Uma dessas UTIs fica estrategicamente posicionada no Centro de Visitantes Paineiras, enquanto a outra se localiza no Alto Corcovado, próxima à estátua do Cristo Redentor. Cada UTI Móvel conta com uma equipe de atendimento altamente qualificada, composta por um médico, um enfermeiro, um condutor socorrista e medicamentos, pronta para intervir em situações de emergência.
Além disso, as duas concessionárias que fazem o transporte dos turistas para o Cristo Redentor, a Trem do Corcovado e a Paineiras-Corcovado, operam e são as responsáveis pelos postos de primeiros socorros instalados na região – que estão em funcionamento há alguns anos, conforme definido pelo contrato de concessão assinado por essas empresas. A capacitação dos demais funcionários em SBV, que terá mais uma turma de 20 alunos nos próximos dias, amplia o esforço institucional do ICMBio para oferecer uma rede de primeira resposta ainda mais robusta e ágil para quem visita o Parque Nacional da Tijuca.
Por Olheinfo, com Assessoria de Comunicação Parque Nacional da Tijuca – ICMBio
Foto Rioandlearn