Hoje sexta 1 é celebrado o Dia de Todos os Santos
Hoje sexta 1 é celebrado o Dia de Todos os Santos, época que Paróquia Cristo Rei realiza Festa das Virtudes.
Nesta sexta-feira (01), é celebrado o Dia de Todos os Santos, é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica.
Nesse dia, a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu, “celebrando, numa única solenidade, todos os Santos” – como diz o sacerdote na oração da Missa –, para render homenagem àquela multidão de santos que povoam o Reino dos Céus, que São João viu no Apocalipse: “Ouvi, então, o número dos assinalados: 144 mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel.
Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão”. “Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,4-14).
Esta festa é importante porque nela são recordados também a memória daqueles santos que não são os que estamos acostumados. De pessoas que morreram em estado de graça, que são santas, mas não foram oficialmente elevadas aos altares das Igrejas em forma de imagens.
Esta realidade revela a nossa vocação universal à santidade. Todos nós somos chamados a sermos santos. Independente de um reconhecimento oficial ou não. Nossa vocação universal expressa a comunhão dos Santos.
Paróquia Cristo Rei realizou pelo quinto ano a Festa das Virtudes
A Paróquia Cristo Rei, em Cajuru, realizou pelo quinto ano consecutivo a Festa das Virtudes, para celebrar a Solenidade de Todos os Santos com as crianças, no sábado, 5 de novembro. A ideia surgiu inicialmente das muitas iniciativas, no Brasil e no exterior, de aproveitar o Dia de Todos os Santos para, de uma maneira lúdica, ensinar as crianças sobre esses homens e mulheres que sempre seguiram a vontade de Deus em suas vidas, dando um exemplo de como persegui-la nos mais diferentes estados de vida.
As crianças da paróquia, principalmente as da catequese, foram convidadas a virem vestidas de santos, santas e algumas de anjos, ocasião em que receberam a acolhida carinhosa e alegre da comunidade paroquial e do pároco, padre Nivaldo Aparecido Gil, que é grande incentivador do evento.
As crianças, vestidas de santos e anjos, participaram da Santa Missa, e ficaram aos pés do altar, representando a Igreja triunfante que reza conosco.
Após a Eucaristia, ocorreu a distribuição de doces para as crianças, oferecida pela comunidade. Esse ano, além dos doces, também aconteceu uma festa, com algodão doce, pipoca, churros e até um pula-pula, coisas que foram partilhadas na simplicidade, mas que fizeram a alegria de crianças e pais, que aproveitaram boa parte da noite de sábado com suas crianças na Igreja.
Esperamos sempre poder realizar essa iniciativa, que muito nos felicita, bem como às crianças e às famílias, e é uma verdadeira catequese sobre os santos e as virtudes da santidade.
Solenidade de Todos os Santos na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Serrana
A paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Serrana, realizou a “1° Festa de Todos os Santos” vestindo crianças e adolescentes da comunidade com roupas de Santos e Santas, no total foram 115 pessoas, sendo 81 da Matriz Sagrado Coração de Jesus e 34 da Quase Paróquia São José. A iniciativa do evento partiu do pároco padre Marcelo Pereira de Andrade e do vigário padre Danilo Barbieri, que organizou uma equipe responsável para a realização do mesmo e deu os primeiros passos e orientações, após isso, aconteceram as inscrições nas missas, a reunião com os pais que abraçaram o evento e um sorteio para escolher o santo (a) de cada criança/adolescente, e também uma breve formação de evangelização explicando o sentido da festa e de vestir as crianças de Santos nos dias atuais, onde vestir crianças de bruxas, vampiros e demais fantasias no Halloween é mais importante para a sociedade e redes sociais.
Ao todo foram quarenta dias de preparação e criação do figurino e acessórios dos santos, e neste período cada um estudou a vida do seu santo (a) juntamente com seus pais. No dia da solenidade, a equipe preparou carinhosamente cada um com seus figurinos e realizou um ensaio fotográfico. Foram acolhidos na celebração, sendo chamados cada um pelo trecho da história de seu santo (a). Ao término da missa, foram presenteados pela Matriz e equipe de costureiras com algumas lembranças. O gesto mais lindo foi dos próprios pais que doaram todos os figurinos para o acervo, ficando assim prontos para outras crianças usarem no próximo ano.
Foto: @cristoreicajuru Crianças se vestem de santos para celebrar a Solenidade de Todos os Santos em Cajuru e Serrana