Hoje, segunda celebra o Dia de São Brás
Hoje, segunda celebra o Dia de São Brás
Nesta segunda-feira (03), é celebrado o Dia de São Brás, é celebrado pelos fiéis da Igreja Católica o ‘Dia de São Brás’, padroeiro dos laringologistas e pedreiros. Na data, é comum os devotos irem à igreja para a tradicional benção contra os males na garganta, em que o sacerdote encosta duas velas cruzadas no pescoço das pessoas e realiza uma oração.
A festa em honra ao santo é no dia 3 de fevereiro, justamente porque é a data em que se acredita que ele tenha sido martirizado, morto por decapitação, no longínquo ano de 316. E é justamente essa distância temporal que não nos permite ter muitas informações biográficas sobre o personagem.
A bênção não é privilégio para os filhos. Adultos também a recebem. Para famílias que praticam o catolicismo e se apegam às práticas que passam de geração para geração, esse ritual tem um significado prático: segundo a fé, os benzidos pela intercessão de São Brás não terão nenhuma inflamação de garganta até o ano seguinte. Ou, se tiverem, as doenças serão leves.
Nesses séculos de antiguidade, profissões não eram bem definidas como hoje —o que nos permite compreender, portanto, que um estudioso de fisiologia cuidasse tanto da saúde de seres humanos como da de bichos.
Essa história é recuperada pela própria oração a São Brás, que lembra que ele restituiu “a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar” e pede que todos tenhamos “a graça de experimentarmos a eficácia” de seu “patrocínio em todos os males da garganta”.
Por fim, conforme detalha padre Lima, a prece pede para que o santo ajude a conservar “a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e, assim, proclamar e cantar os louvores de Deus”.
Foto: divulgação