Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

- Publishedmaio 25, 2025
Dia Internacional das Crianças Desaparecidas é celebrado anualmente em 25 de maio.
Esta data tem o objetivo de alertar as pessoas sobre todas as questões relacionadas com o desaparecimento de crianças e adolescentes.
De acordo com o S.O.S Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desapareçam por ano no Brasil.
Durante esta data, várias instituições em prol dos direitos da criança, organizam atividades que visam mobilizar a população em geral na tentativa de solucionar os milhares de casos de jovens desaparecidos.
Origem do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas
Esta data é uma homenagem ao caso de Etan Patz, um menino de 6 anos que desapareceu nas ruas de Nova Iorque, enquanto voltava da escola, em 25 de maio de 1979.
A partir de então, anualmente os amigos e familiares de Patz se reuniam na data de seu desaparecimento para conscientizar a população sobre os cuidados que devem ter para evitar o desaparecimento de outras crianças.
Infelizmente, a criança nunca foi encontrada, mesmo com o intenso esforço da polícia e comunidade na época. A partir deste caso, começou a famosa campanha que incluía fotos de crianças desaparecidas nas caixas de leite nos Estados Unidos.
Em 1986, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, oficializou o dia 25 de maio como uma data dedicada a todas as crianças desaparecidas.
ATENÇÃO – SERVIÇO
Em caso de desaparecimento de crianças, você deve discar o 100, que é o canal nacional para denúncias de violações de direitos humanos. Além disso, é importante registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e comunicar o desaparecimento à Polícia Militar (190).
-
Disque 100:
Este número é o canal nacional para denunciar casos de desaparecimento de crianças e adolescentes, conforme previsto na Política Nacional de Pessoas Desaparecidas, que integra o Disque 100 ao Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.
-
Boletim de Ocorrência:
É fundamental registrar o desaparecimento na delegacia mais próxima para que as autoridades possam iniciar as investigações e divulgar as informações necessárias para a localização da criança.
-
Polícia Militar (190):
Em casos de emergência imediata, contate a Polícia Militar para que ela possa auxiliar nas buscas e garantir a segurança da criança.
-
Divulgação:
Além das autoridades, é importante divulgar o desaparecimento em redes sociais, grupos de mensagens, veículos de imprensa e locais públicos, sempre com o apoio da delegacia responsável para evitar riscos maiores para a criança.
-
Outros canais de apoio:
Além do Disque 100, a Polícia Civil de alguns estados, como o Paraná, possui serviços especializados para investigar casos de crianças desaparecidas, como o SICRIDE (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas).
-
Aviso:
É fundamental que os pais avisem a Polícia Militar o mais rápido possível e, ao mesmo tempo, mantenham a calma e não divulguem informações que possam comprometer a investigação ou colocar a criança em risco.
-
Recursos:
Além do Disque 100, o governo federal disponibiliza o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos no site www.desaparecidos.gov.br.
-
Organizações:
Algumas organizações, como a Fundação Abrinq, fornecem orientações sobre o que fazer em caso de desaparecimento de crianças e adolescentes.
-
Emergência:Em situações de emergência, procure o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Fonte Calendarr Brasil
Foto Agência Senado